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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do processo de dispersão de emissões veiculares através de modelo de dispersão em microrregião no município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the process of vehicular emission’s dispersion using dispersion model in microregion in the city of Rio de Janeiro
Autor: Lessa, Ricardo Araújo 
Primeiro orientador: Martins, Eduardo Monteiro
Primeiro coorientador: Fortes, Julio Domingos Nunes
Primeiro membro da banca: Peres, Luiz Artur Pecorelli
Segundo membro da banca: Bauerfeldt, Glauco Favilla
Resumo: A poluição urbana atmosférica é um sério problema ambiental e de saúde em diversos centros urbanos. No Brasil, as concentrações de alguns poluentes atmosféricos têm crescido a despeito das ações adotadas para minimização das emissões. Isso ocorre principalmente devido ao crescente número de veículos automotivos de combustão interna em circulação nas vias. As emissões originadas por esses veículos apresentam diversas substâncias que podem produzir efeitos adversos à saúde. Dentre esses poluentes, estão o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), este último capaz de formar ozônio (O3), um dos principais poluentes que ocorrem em altas concentrações em grandes cidades. Este estudo visou avaliar o desempenho do modelo CALINE4 quanto aos resultados previstos para CO e NO2 quando comparados aos resultados observados pela estação de monitoramento, por meio de um estudo de caso em uma microrregião inserida em Bangu, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e na Bacia Área III da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para a simulação, foi necessária a realização de contagem manual veicular na microrregião e também um detalhamento da composição da frota regional de forma a caracterizar os fatores de emissão veiculares dos poluentes em grau compatível com o estado-da-arte. Os resultados mostraram tendência em subestimar as concentrações dos poluentes no ponto receptor, frente às concentrações observadas pela estação de monitoramento. O estudo de análise de sensibilidade revelou que o baixo volume de tráfego por hora foi um fator significativo para as respostas do modelo. A pesquisa levou ao diagnóstico da qualidade do ar na microrregião para os poluentes CO, NOX e O3 realizada por meio dos dados de monitoramento da referida estação durante o período de 2012 e 2013.
Abstract: The atmospheric pollution in urban areas is of great environmental and health concern in many urban centers. In Brazil, the concentrations of some pollutants have grown despite the actions taken to minimize emissions. This growth is mainly due to the increasing number of motor vehicles on roads. The vehicular emissions have many substances, which may cause adverse health effects to humans. Some of these pollutants are carbon monoxide (CO) and nitrogen dioxide (NO2), the latter able to form ozone (O3), one of the major pollutants that occur in high concentrations in large cities. This study aimed to evaluate the performance of the CALINE4 model and the expected results for the concentration of CO and NO2 compared to those observed from the monitoring station, through a case in a small region in Bangu neighborhood, located in the West Zone of Rio de Janeiro and Air Basin III in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. For the simulation, it was necessary to perform a manual vehicle count in the small region and also a detailed evaluation of the composition of the regional vehicular fleet aiming to increase the reliance of vehicular pollutant emission factors for each pollutant. The response of the model indicated a trend to underestimate the concentrations of pollutants at the receptor position when they are compared to the concentrations observed by the air quality monitoring station. The study of sensitivity analysis showed that the low traffic volume per hour was a limiting factor in the responses of the model. The present study has been fortified by the diagnosis of air quality in the small region related to CO, NOX and O3 performed using the monitoring data of Bangu air quality station covering the years 2012 and 2013.
Palavras-chave: Engenharia ambiental
Automóveis
Ar - Poluição
Environmental engineering
Automobiles
Air - Pollution
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Citação: LESSA, Ricardo Araújo. Avaliação do processo de dispersão de emissões veiculares através de modelo de dispersão em microrregião no município do Rio de Janeiro. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21540
Data de defesa: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental

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