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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças e infâncias em ação no Espaço de Desenvolvimento Infantil no Município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Children and Childhood in Action at the Child Development Space in the city of Rio de Janeiro
Autor: Menezes, Ana Carolina Campos de 
Primeiro orientador: Gomes, Lisandra Ogg
Primeiro membro da banca: Voltarelli, Monique Aparecida
Segundo membro da banca: Corsino, Patrícia
Resumo: Esta pesquisa surge do desejo de compreender as formas estéticas, éticas e políticas que crianças de 0 até 3 anos acionam nas relações e interações com seus pares e adultos em um Espaço de Desenvolvimento Infantil. A pesquisa foi realizada através de observação participante, com inspiração etnográfica e técnica de fotografias, no acompanhamento semanal de um grupo de crianças de 2 e 3 anos (Maternal 1), durante o primeiro semestre do ano de 2022, em um Espaço de Desenvolvimento Infantil da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, identificado na pesquisa como o EDI da Pedra da Panela, pertencente à 7ª CRE. Este EDI está localizado em uma região singular da cidade, e por isso, sua caracterização territorial é essencial para compreender as dinâmicas da vida social das crianças moradoras da região e frequentadoras deste espaço institucional de educação. Além disso, o EDI apresenta-se como lócus privilegiado para a pesquisa, porque representa, para um grande número de crianças cariocas, a efetivação do direito à Educação. Diante da faixa etária do grupo de crianças observadas, o conceito de linguagem foi utilizado de maneira alargada, compreendendo que existem diferentes formas de comunicação e manifestação (gestos, balbucios, olhares e falas). Para a análise dos dados, foram considerados os princípios éticos, políticos e estéticos apresentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). Os estudos sociais da infância e os estudos da criança, foram acionados para afirmação das crianças enquanto sujeitos de direitos e parte integrante da sociedade, além de oferecerem repertório para a compreensão dos aspectos geracionais que envolvem as crianças e suas infâncias, e o consequente lugar desigual que ocupam na sociedade. Um breve histórico dos direitos das crianças e das políticas municipais de atendimento às crianças pequenas foram apresentados. Nos dados colhidos no campo as categorias analisadas foram: rotina, relações sociais e corpos. A partir delas constatou-se que que as crianças são seres ativos e agem politicamente nos meios em que estão inseridas, apesar de sua posição minoritária e subalterna na estrutura social, e a ausência de uma política de participação, suas ações nas rotina, suas relações sociais e são capazes de modificar as ordens instituintes.
Abstract: This research emerges from the desire to comprehend the aesthetic, ethical, and political forms that children from 0 to 3 years old activate in their relationships and interactions with their peers and adults in an Early Childhood Development Space. The research was carried out through participant observation, inspired by ethnography and photography techniques, in the weekly monitoring of a group of 2 and 3-year-old children during the first semester of 2022, in an Early Childhood Development Space in the Western Zone of Rio de Janeiro, identified in the research as EDI Pedra da Panela, belonging to the 7th Regional Education Coordination. This development space is situated in a unique region of the city, and therefore, its territorial peculiarity is essential to understand the dynamics of the social lives of the children residing in the area and attending this institutional educational space. Furthermore, the Development space is a privileged locus for the research, as it represents the achievement of the right to education for a large number of children in Rio de Janeiro. Given the age range of the observed children, the concept of language was used broadly, encompassing different forms of communication and expression (gestures, babbling, gazes, and speech). For data analysis, the ethical, political, and aesthetic principles presented by the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (BRAZIL, 2010) were considered. Social studies of childhood and child studies were employed to affirm children as subjects with rights and integral parts of society. They also provided a repertoire for understanding the generational aspects involving children and their childhoods, and the consequent unequal place they occupy in society. A brief history of children's rights and municipal policies for the care of young children was presented. In the collected field data, the analyzed categories were: routine, social relationships, and bodies. From these categories, it was established that children are active beings and act politically in their environments, despite their minority position and subaltern status in the social structure. Despite the absence of a participation policy, their actions in routines, social relationships, and bodily performativity have the capacity to modify the instituting orders.
Palavras-chave: Crianças
Infância
Política
Espaço de desenvolvimento infantil
Children
Childhood
Politics
Early childhood development space
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MENEZES, Ana Carolina Campos de. Crianças e infâncias em ação no Espaço de Desenvolvimento Infantil no Município do Rio de Janeiro. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21548
Data de defesa: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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