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Tipo do documento: Dissertação
Título: A árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós: experiência afetiva e multissensorial para quaisquer leitores
Título(s) alternativo(s): A árvore, by Bartolomeu Campos de Queirós: an affective and multisensory experience for different readers
Autor: Rodrigues, Ana Paula Oliveira Macri 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Feres, Beatriz dos Santos
Resumo: A leitura da composição poética A árvore, escrita por Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrada por Mario Cafiero, conduz leitores de diferentes faixas etárias a uma experiência afetiva e multissensorial. Nela, sobressai a qualidade estética do texto, em suas parcelas verbal e imagética. A presente pesquisa pretende evidenciar a afetividade sob diferentes aspectos, como a inerente à língua, a que está envolvida na relação do leitor com o texto literário e a implicada na relação professor-aluno, conforme se deduz de uma das leituras possíveis dessa obra. De igual modo, por meio do estudo dos recursos estilísticos recorrentes no texto, investigam-se os mecanismos pelos quais os sentidos do leitor são aguçados, a exemplo do aproveitamento sonoro e do processamento das metáforas, incluindo as sinestésicas. Finalmente, propõem-se três níveis de leitura para a composição literária. Para a consecução dos objetivos propostos, recorre-se à teoria da leitura, principalmente a partir de Vincent Jouve (2002) e Daniel Pennac (1993), aos princípios fundamentais da Estilística, eleita para análise da obra, a partir dos conceitos de José Lemos Monteiro (2009) e Nilce Sant’Anna Martins (2012), além de outros autores, e, como apoio na observação das ilustrações, à Vera Maria Tietzmann Silva (2021). Conclui-se que há três níveis de leitura possíveis para A árvore: o primeiro deles engloba a fruição além de ser provável tanto à criança como ao leitor adulto; o segundo permite interpretá-la como uma metáfora da relação professor-aluno; e, por fim, a leitura empreendida pelo leitor crítico — nível pleno de leitura —, busca, por exemplo, analisar os recursos estilísticos presentes no texto, propor uma compreensão metalinguística, identificar intertextualidades e comentar as ilustrações. Os dois últimos níveis mencionados mais prováveis ao leitor experiente, portanto, evidenciando que a obra eleita emociona e instiga adultos e crianças
Abstract: Reading the poetic composition, A árvore, written by Bartolomeu Campos de Queirós and illustrated by Mario Cafiero, leads readers of different ages to an affective and multisensory experience. In this experience, the aesthetic quality of the text, in its verbal and visual portions, stands out. The present research intends to evidence affectivity under different aspects, such as that inherent to language, that involved in the relationship of reader with the literary text, and that implied in the teacher-student relationship, as deduced from one of the possible readings of this literary piece. Similarly, through the study of recurrent stylistic resources in the text, we investigate the mechanisms by which the senses of reader are sharpened, such as the use of the sounds of language and the processing of metaphors, including synesthesia. Finally, three reading levels are proposed for literary composition. To achieve the proposed objectives, we resort to the theory of reading, mainly from Vincent Jouve (2002) and Daniel Pennac (1993) to the fundamental principles of Stylistics, the method chosen to analyze it, based on the concepts of José Lemos Monteiro (2009) and Nilce Sant'Anna Martins (2012), among other authors, and, as support in the reading of the illustrations, to Vera Maria Tietzmann Silva (2021). It is concluded that there are three possible reading levels for A árvore: the first of them encompasses fruition besides being more likely to child or to adult reader; the second allows interpreting it as a metaphor of teacher-student relationship; and, finally, reading undertaken by critical reader — full reading level —, seeks, for example, to analyze stylistic resources in it, propose a metalinguistic understanding, identify intertextualities, and comment on illustrations. The last two levels mentioned are more likely to experienced reader, therefore, evidencing that the chosen book emotes and instigates adults and children
Palavras-chave: Leitura
Formação de leitores
Análise estilística
Bartolomeu Campos de Queirós
A árvore
Queirós, Bartolomeu Campos, 1944-2012 – Crítica e interpretação
Queirós, Bartolomeu Campos, 1944-2012. A árvore
Leitura – Estudo e ensino
Leitores - Reação crítica
Língua portuguesa – Estilo
Reading
Training readers
Stylistic analysis
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RODRIGUES, Ana Paula Oliveira Macri. A árvore, de Bartolomeu Campos de Queirós: experiência afetiva e multissensorial para quaisquer leitores. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21554
Data de defesa: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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