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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão democrática, trabalho coletivo e qualidade de ensino: potencialidades e protagonismos na escola pública
Título(s) alternativo(s): Democratic management, collective work and teaching quality: potentiality and roles in public schools
Autor: Gonçalves, Izabel Cristina Marçal 
Primeiro orientador: Lino , Lucília Augusta
Primeiro membro da banca: Barros, Flávia Monteiro de
Segundo membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Terceiro membro da banca: Leite, Vania Finholdt Angelo
Resumo: Este estudo apresenta a investigação realizada com o objetivo de analisar a experiência de gestão democrática realizada em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro buscando destacar o papel do diretor escolar e equipe na promoção e ressignificação de concepções de gestão democrática, autonomia e qualidade de ensino. O trabalho está ancorado nas concepções da Pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2007, 2011), e da Pedagogia freireana, em especial sua perspectiva emancipatória e no conceito de autonomia (Freire, 1979, 1996), como aporte teórico. Recorremos aos estudos de Paro (2001, 2012, 2015), sobre a administração da escola pública e a figura do diretor escolar e de Freitas (2012, 2014), no que se refere a implementação de políticas públicas, centradas na padronização e no controle das ações educativas e da gestão, em atendimento às demandas mercadológicas de viés neoliberal. Pautado numa abordagem qualitativa, o estudo estruturou-se em etapas de investigação, que contemplaram revisão de literatura, análise documental, pesquisa de campo e análise dos dados coletados, em consonância com o referencial teórico e apoio de Minayo (2002). Na pesquisa de campo foram entrevistados os membros da equipe gestora, professores regentes, professores e responsáveis representantes do Conselho Escola-Comunidade, somando dez participantes. A metodologia proposta permitiu-nos trazer apontamentos quanto as possibilidades de atuação do gestor, abarcando questões como o compromisso social do educador e qualidade de ensino. O estudo sugere que o trabalho implementado pela gestão da escola investigada, realizado de forma democrática e coletiva, priorizando a ampla participação da comunidade escolar, impactou positivamente a aprendizagem dos alunos, promovendo a melhoria na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e do clima escolar. Defendemos o compromisso com a educação transformadora e emancipadora e o exercício da democracia como princípio imprescindível associado à qualidade da educação, que consideramos como pilares norteadores para o enfrentamento das políticas educacionais que impõem uma concepção gerencialista da educação conforme os ditames do neoliberalismo.
Abstract: This thesis presents research carried out with the main objective of analyzing the experience of democratic management carried out in a school that belongs to the Rio de Janeiro’s municipal school system, seeking to highlight the role of the school principal and school team in the promotion and redefinition of democratic management, autonomy, and quality of life concepts. Our work is anchored in the conceptions of historical-critical Pedagogy (Saviani, 2007, 2011), and Freirean Pedagogy, especially its emancipatory perspective and the concept of autonomy (Freire, 1979, 1996), as a theoretical approach. We resorted to Paro studies (2001, 2012, 2015) on public school administration and the role of the school principal, and Freitas (2012, 2014) regarding to the implementation of public policies, centered on management, standardization and control of educational actions, meeting market demands on a neoliberal bias. Guided by a qualitative approach, this study was structured in stages of investigation, which included a literature review, document analysis, field research and analysis of collected data, in line with the theoretical framework and support from Minayo (2002). In the field research, we interviewed members of the management team, regent teachers, teachers and parents representing the School-Community Council, totalizing ten participants. The chosen methodology allowed us to bring notes regarding the manager's possibilities of action, covering issues such as the educator's social commitment and teaching quality. Our study suggests that the work implemented by the management team of the investigated school, carried out in a democratic and collective way, prioritizing the broad participation of the school community, had a positive impact on student learning, promoting an improvement in the quality of teaching-learning processes and the school climate. We defend the commitment to transforming and emancipating education and the exercise of democracy as an essential principle associated with the quality of education, which we consider as guiding pillars for confronting educational policies that impose a managerial conception of education, following neoliberalism principles.
Palavras-chave: Gestão democrática
Gestão escolar
Políticas educacionais
Autonomia
Participação
Democratic management
School management
Educational policies
Autonomy
Participation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: GONÇALVES, Izabel Cristina Marçal. Gestão democrática, trabalho coletivo e qualidade de ensino: potencialidades e protagonismos na escola pública. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21556
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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