Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21558
Tipo do documento: Dissertação
Título: Paróquia Sant’Ana de Itaúna: memória e educação no Complexo do Salgueiro
Título(s) alternativo(s): Sant’Ana de Itaúna Parish: memory and education in Complexo do Salgueiro
Autor: Jacinto, Davison Calixto 
Primeiro orientador: Leonardi, Paula
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Conceição, Joanice Santos
Resumo: A presente Dissertação apresenta uma discussão sobre o surgimento da Paróquia Sant’Ana de Itaúna e do Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. O surgimento do Complexo se deu no período da Ditadura Civil-Militar, no qual o povo brasileiro passou por violência, tortura e morte. Com o apoio da Igreja Católica ao Regime, seus líderes entraram em desacordo, de modo que alguns, foram torturados e mortos por suas práticas de educação não escolar progressista. Nesse contexto histórico, registramos e refletimos sobre suas histórias e memórias, seus relatos e suas fotografias, demonstrando como funciona a Paróquia dentro dos bairros existentes no Complexo, principalmente as pastorais, lugares esses que são difíceis de conseguir acesso, já que não possuem assistência do Estado e estão dominados pelo tráfico de drogas. Por fim, exploramos o processo de educação presente no Complexo do Salgueiro, conhecendo o quantitativo de escolas Municipais e Estaduais, bem como o modo como elas funcionam. Ademais, discutimos sobre a criminalidade circunda essas instituições educacionais. Assim sendo, a proposta central desta pesquisa foi contar parte de uma história do Complexo do Salgueiro e da Paróquia Sant’Ana de Itaúna, mostrando o período em que surgiram, para depois abordar as memórias, as violências, as pastorais no tempo presente e suas atuações, bem como as escolas locais e o recorte histórico. Utilizamos a pesquisa qualitativa descritiva, apoiando-nos em Deslauriers (1991), Goldenberg (1997), Minayo (2001), Triviños (1987) e Fonseca (2002). Por meio desses, fundamentamos os principais resultados encontrados pela pesquisa, a partir dos quais pudemos refletir sobre dados históricos da igreja, das capelas pertencentes à Paróquia Sant’Ana de Itaúna e da educação no Complexo do Salgueiro, assim como também a atuação central da Pastoral da Educação.
Abstract: This Dissertation presents a discussion about the emergence of the Paróquia Sant’Ana de Itaúna and Complexo do Salgueiro, in the municipality of São Gonçalo, State of Rio de Janeiro. The emergence of the Complex took place during the period of the Civil-Military Dictatorship, in which the Brazilian people experienced violence, torture and death. With the support of the Catholic Church for the Regime, its leaders came into disagreement, so that some were tortured and killed for their progressive non-school education practices. In this historical context, we recorded and reflected on their stories and memories, their reports and their photographs, demonstrating how the Parish works within the neighborhoods in the Complex, especially the pastorals, places that are difficult to access, as they do not have assistance from the State and are dominated by drug trafficking. Finally, we explored the education process present in Complexo do Salgueiro, getting to know the number of Municipal and State schools, as well as how they work. Furthermore, we discussed the crime surrounding these educational institutions. Therefore, the central proposal of this research was to tell part of a story of Complexo do Salgueiro and Paróquia Sant'Ana de Itaúna, showing the period in which they emerged, and then addressing the memories, violence, pastorals in the present time and their performances, as well as local schools and the historical background. We used descriptive qualitative research, relying on Deslauriers (1991), Goldenberg (1997), Minayo (2001), Triviños (1987) and Fonseca (2002). Through these, we based the main results found by the research, from which we were able to reflect on historical data of the church, the chapels belonging to the Sant'Ana de Itaúna Parish and education in Complexo do Salgueiro, as well as the central role of the Pastoral of Education.
Palavras-chave: Complexo do Salgueiro
Paróquia Sant’Ana de Itaúna
Memória
Educação
Favelas – História
Salgueiro Complex
Sant’Ana de Itaúna Parish
Memory
Education
Favelas – History
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: JACINTO, Davison Calixto. Paróquia Sant’Ana de Itaúna: memória e educação no Complexo do Salgueiro. 2023. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21558
Data de defesa: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.