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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Escrevivência de Conceição Evaristo e a sua contribuição para uma educação antirracista
Título(s) alternativo(s): Conceição Evaristo´s Escrevivência and its contribution to anti-racist education
Autor: Ferreira, Jéssica Gralato 
Primeiro orientador: Pinto, Maria Isaura Rodrigues
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Betânia Almeida
Segundo membro da banca: Pitthan, Iran Nascimento
Terceiro membro da banca: Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
Resumo: A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como troca de sentidos, visto que os sentidos resultam do compartilhamento de visões de mundo entre os homens no tempo e no espaço (COSSON, 2021, p. 27). Tendo em vista essa premissa e as contribuições procedentes das pesquisas multiculturais de Silva e Brandim (2008), Petronilha (2011), Munanga (1999), entre outros autores, o presente estudo promoveu, nas turmas 801 e 802, da Escola Municipal Evanir da Silva Gago, situada em Magé – RJ, um ensino de leitura literária que proporcionou reflexões e, consequentemente, discussões acerca de relações étnico-raciais, visando à promoção de uma educação antirracista. A pesquisa tem caráter qualitativo e se insere no âmbito da pesquisa-ação, pois visa dar aos sujeitos envolvidos (pesquisadores e participantes) meios de se tornarem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da situação vivida, sob a forma de uma ação transformadora (THIOLLENT, 1996, p. 8). Para alcançar os objetivos projetados, o estudo lançou mão do modelo de sequência básica, elaborado por Cosson (2021), adaptando-o para atender as especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas e individuais, voltadas para o letramento literário dos educandos. Por meio do estudo de contos extraídos dos livros Olhos d’água e Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo, oportunizaram-se momentos de leitura, numa perspectiva libertadora e dialógica (FREIRE, 1982; 1983; 1992), a fim de contribuir para a formação de leitores mais reflexivos e críticos, que, em face de situações desafiadoras, tanto na esfera escolar quanto na esfera da vida, sejam capazes de assumir uma atitude responsiva mais eficaz (BAKHTIN, 2011). Os resultados obtidos com a proposta de intervenção, ancorada em uma abordagem de educação antirracista na perspectiva do multiculturalismo crítico, demonstram que o procedimento teórico-metodológico adotado proporcionou um ensino significativo no que tange à valorização da rica diversidade étnica.
Abstract: The conception of reading adopted in this research is reading as an exchange of meanings, since meanings result from the sharing of worldviews between men in time and space (COSSON, 2021, p. 27). Bearing in mind this premise and the contributions coming from the multicultural research of Silva and Brandim (2008), Petronilha (2011), Munanga (1999), among other authors, the present study promoted, in classes 801 and 802, from Escola Municipal Evanir da Silva Gago, located in Magé – RJ, a literary reading teaching that provided reflections and, consequently, discussions about ethnic-racial relations, aiming to promote anti-racist education. The research has a qualitative character and falls within the scope of action research, as it aims to give the subjects involved (researchers and participants) ways to become capable of responding more efficiently to the problems of the situation experienced, in the form of a transformative action ( THIOLLENT, 1996, p. 8). To achieve the projected objectives, the study used the basic sequence model, developed by Cosson (2021), adapting it to meet the specificities of the research. Throughout the sequence, workshops were developed, based on shared and individual readings, aimed at students' literary literacy. Through the study of short stories extracted from the books Olhos d'água and Histórias de slight deceits and semblances, by Conceição Evaristo, moments of reading were provided, in a liberating and dialogical perspective (FREIRE, 1982; 1983; 1992), in order to contribute to the formation of more reflective and critical readers, who, in the face of challenging situations, both in the school sphere and in the sphere of life, are capable of assuming a more effective responsive attitude (BAKHTIN, 2011). The results obtained with the intervention proposal, anchored in an anti-racist education approach from the perspective of critical multiculturalism, demonstrate that the theoretical-methodological procedure adopted provided significant teaching in terms of valuing rich ethnic diversity.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Escrevivência
Educação antirracista
Ethnic-racial relations
Writing
Anti-racist education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: FERREIRA, Jéssica Gralato. A Escrevivência de Conceição Evaristo e a sua contribuição para uma educação antirracista. 2023. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21560
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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