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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transições no feminino: a transição escola-trabalho em um contexto de expansão educacional e entrada de mulheres no mercado.
Título(s) alternativo(s): Female transitions: the school-to-work transition in a context of educational expansion and the entry of women into the labor market.
Autor: Queiroz, Carolina de Medeiros. 
Primeiro orientador: Barbosa, Rogério Jerônimo.
Primeiro coorientador: Carvalhaes, Flávio Alex de Oliveira.
Primeiro membro da banca: Cardoso, Adalberto Moreira.
Segundo membro da banca: Guimarães, Nadya Araujo.
Resumo: A educação pode ser pensada como uma forma de qualificar indivíduos para assumirem posições específicas no mercado de trabalho. Contudo, homens e mulheres de mesma formação educacional transitam de formas diferentes para ocupações. Demonstramos nesta pesquisa que mulheres apresentam ligações com mercados de trabalho mais específicos que homens. Encontramos também, por meio de modelos de regressões logísticas, que quanto maior a ligação maior a probabilidade de participação feminina no mercado de trabalho, o que indica a importância de informarmos de maneira exata os destinos ocupacionais para os quais mulheres podem ser alocadas no momento em que escolhem uma carreira, por exemplo. Além disso, utilizando tanto modelos em painel como as decomposições do índice M, demonstramos que a os níveis-área que mais se expandiram foram aqueles que tinham ligações mais específicas, entretanto, devido a um movimento contrário de perda de especificidade desses níveis-área no decorrer de seu crescimento, o efeito final da expansão educacional foi neutralizado, o que fez com que a especificidade da ligação entre níveis-área e ocupações diminuísse ao longo do período de 1980 a 2010 no Brasil.
Abstract: Education can be thought of as a way to qualify individuals to take on specific positions in the job market. However, men and women with the same educational background transition to occupations in different ways. We demonstrate in this research that women have links with more specific labor markets than men. We also found, through logistic regressions models, that the greater the connection, the greater the probability of female participation in the labor market, which indicates the importance of accurately informing the specific occupational destinations that women can be allocated when choosing a career, for example. In addition, using both panel models and M-index decompositions, we demonstrate that the level-fields that expanded the most were those that had more specific connections, however, due to an opposite movement of loss of specificity of these level-fields during its growth, the final effect of educational expansion was neutralized, which caused the specificity of the link between area-levels and occupations to decrease over the period from 1980 to 2010 in Brazil
Palavras-chave: Transição escola-trabalho
Expansão educacional
Participação feminina
Mercado de trabalho
Linkage
School to work transition
Educational expansion
Female participation
Labor market
Trabalho feminino
Brasil
Participação política
Educação feminina
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: QUEIROZ, Carolina de Medeiros. Transições no feminino: a transição escola-trabalho em um contexto de expansão educacional e entrada de mulheres no mercado. Orientador: Rogério Jerônimo Barbosa. 2022. 99 f. (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21562
Data de defesa: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

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