Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21564
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arquivo pedagógico e autoria: uma proposta de práticas de leitura e produção textual na escola
Título(s) alternativo(s): Pedagogical file and authorship: a proposal of reading practices and textual production in school
Autor: Garcia, Fernanda Cruz de Oliveira 
Primeiro orientador: Rodrigues, Andrea
Primeiro membro da banca: Abritta, Carolina Scali
Segundo membro da banca: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Terceiro membro da banca: Colaça, Joyce Palha
Resumo: A presente pesquisa surgiu a partir de algumas inquietações com as práticas de leitura e produção textual na educação básica. O trabalho com essas práticas, nas escolas, acontece de forma naturalizada e utiliza o texto para a realização de atividades gramaticais, assim, o aluno se distancia cada vez mais do texto e de práticas discursivas de leitura e escrita que colaboram para a promoção da autoria desses educandos. A discussão de questões que envolvem todo esse processo contribuiu para a elaboração de um caderno de atividades com a temática “Cidadania” voltado para os anos finais do ensino fundamental que faz uso do arquivo pedagógico (INDURSKY, 2019) com a intenção de promover a autoria dos discentes no espaço escolar, e assim, formar cidadãos críticos atuantes na sociedade. O arquivo pedagógico aborda a temática proposta e é passível de novas inserções, ou seja, é uma construção coletiva, disponível para alunos e professores e pode desenvolver uma rede de memórias e ampliar as histórias de leitura de educandos e educadores. O uso do arquivo pedagógico juntamente com o caderno de atividades tem por finalidade levar professores à reflexão sobre/nas práticas diárias e reconhecer a importância do uso desse material, que pode funcionar como um instrumento linguístico (AUROUX, 2014), e sua relação com a linguagem em sala de aula. O tema proposto nesta pesquisa tem sua relevância, uma vez que busca novos caminhos, capazes de romper com práticas desmotivadoras. O objetivo geral é propor um conjunto de práticas de leitura e escrita baseadas nas contribuições que o arquivo pedagógico pode proporcionar em sala de aula, com vistas à promoção da autoria por parte dos alunos. O trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base materialista (PÊCHEUX, 1969) e tem respaldo nas contribuições de ORLANDI (2001; 2012; 2015), LAGAZZI (2017) e INDURSKY (2001; 2009; 2010) que são necessárias para o estudo das práticas de leitura e escrita na escola, na perspectiva na Análise do Discurso. O estudo com base nessa teoria compreende que o trabalho com o arquivo pedagógico e o caderno de atividades contribui para a promoção da autoria no espaço escolar e leva professores à reflexão, rompendo com práticas mecanizadas. Dessa forma, o material produzido nesta pesquisa tem o potencial de promover a aprendizagem significativa com o uso da língua e propor reflexões sobre o discurso pedagógico (ORLANDI, 1987) presente na escola.
Abstract: The present research emerged from some concerns with the practices of reading and textual productions in basic education. The work with these practices, in schools, happens in a naturalized way and uses the text to carry out grammatical activities, thus, the student distance himself increasingly from the text and discursive practices of reading and writing that collaborate to promote the authorship of these students. The discussion of issues that involve this whole process contributed to the elaboration of a notebook of activities with the theme “Citizenship” focused on the middle school that makes use of the pedagogical file (INDURSKY, 2019) with the intention of promoting the authorship of students in the school space, and thus train critical citizens active in society. The pedagogical file deals with the proposed theme and is subjected to new insertions, that is, it is a collective construction, available to students and teachers and can develop a network of memories and expand the reading stories of students and educators. The use of the pedagogical file together with the activity book aims to lead teachers to reflect on/ in daily practices and recognize the importance of the use of this material, which can work as a linguistic instrument (AUROUX, 2014), and its relationship with language in the classroom. The proposed theme in this research has its relevance, since it seeks new paths, capable of breaking with demotivating practices. The general objective is to propose a set of reading and writing practices based on the contributions that the pedagogical file can provide in the classroom, with a view to promoting authorship by students. The work is based on the theoretical assumptions of the materialistic Discourse Analysis (PÊCHEUX, 1969) and is supported by the contributions of ORLANDI (2001; 2012; 2015), LAGAZZI (2017) and INDURSKY (2001; 2009; 2010) that are necessary for the study of reading and writing practices in school, from the perspective of Discourse Analysis. The study based on this theory understands that the work with the pedagogical archive and the activity book contributes to the promotion of authorship in the school space and leads teachers to reflection, breaking with mechanized practices. Thus, the material produced in this research has the potential to promote meaningful learning with the use of language and propose reflections on the pedagogical discourse (ORLANDI, 1987) present in school.
Palavras-chave: Análise do discurso
Arquivo pedagógico
Autoria
Leitura
Escrita
Discourse analysis
Pedagogical file
Authorship
Reading
Writing
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: GARCIA, Fernanda Cruz de Oliveira. Arquivo pedagógico e autoria: uma proposta de práticas de leitura e produção textual na escola. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21564
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Cruz de Oliveira Garcia - 2023 - Completa.pdfDocumento principal8,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.