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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação do Proleca junto a um aluno com TEA no contexto escolar: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Application of Proleca to a student with ASD in the school context: a case study
Autor: Souza, Glaydsane Peres Carrilho de 
Primeiro orientador: Schirmer, Caroline Rizzotto
Primeiro membro da banca: Walter, Catia Crivelenti de Figueiredo
Segundo membro da banca: Lourenço, Gerusa Ferreira
Resumo: O desenvolvimento da leitura é considerado uma habilidade fundamental no ambiente escolar. A aquisição do ato de ler permite a construção de aprendizagens que envolvem habilidades funcionais, sociais e acadêmicas. Embora muitos estudantes com desenvolvimento típico adquiram essas habilidades com certa facilidade, crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA, frequentemente demonstram dificuldades na aprendizagem da compreensão da leitura oral. A literatura científica tem apontado que a prática de contação de histórias atreladas às técnicas da leitura dialógica e da leitura compartilhada tem promovido resultados positivos nesta população, principalmente no uso da atenção compartilhada, no engajamento da tarefa e tomadas de inferência. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos do Programa de Leitura e Comunicação para Crianças com Autismo - Proleca na intervenção de um estudante com autismo, no ambiente escolar. O Programa consiste no conjunto de estratégias do Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning - Recall atreladas às práticas de contação de história e o reconto. Participaram do estudo uma criança com autismo, com 10 anos de idade, cursando o 5º ano do Ensino Fundamental I, e a pesquisadora. Além disso, os docentes do núcleo comum e do atendimento educacional especializado, bem como a família do estudante, participaram contribuindo com informações acerca da competência leitora da criança. Foi empregado um delineamento quase-experimental intrassujeito, do tipo A-B-A. Os resultados apontam que com a intervenção do Proleca a criança diminuiu o seu tempo fora da tarefa, além de interagir mais durante a contação de histórias. Igualmente, também houve o aumento de respostas espontâneas corretas referente às perguntas desenvolvidas para cada livro lido seguindo a proposta de roteiro do programa. Os achados também apontam ganho no vocabulário receptivo e expressivo. Por fim, a criança passou a recontar histórias após as sessões de leitura, incluindo a contação na sala de aula para os colegas e professores. Diante do exposto, sugere-se mais investigações envolvendo o Proleca, em contextos regulares de ensino e com mais participantes, sendo aplicados por docentes, a fim de que haja um uso expressivo das estratégias interventivas no interior das salas de aula, de forma que possam atender a todos os alunos.
Abstract: The development of reading is considered a fundamental skill in the school environment because the acquisition of reading allows the construction of functional, social, and academic learning. While many students with typical development acquire these skills with relative ease, children with Autism Spectrum Disorder (ASD) often demonstrate difficulties in learning oral reading comprehension. Scientific literature has indicated that the practice of storytelling combined with dialogic reading and shared reading techniques has yielded positive results in this population, particularly in the use of shared attention, task engagement, and inference- making. Based on this, the present study aims to investigate the effects of the Reading and Communication Program for Children with Autism (Proleca) in the intervention of a student with autism in the school environment. The Proleca consists of a set of strategies from Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning - Recall, combined with storytelling practices. The study involved a 10-year-old child with autism, attending the 5th grade of Elementary School I, and the researcher. In addition, regular education and special education teachers, as well as the student's family, participated by providing information about the child's reading competence. A quasi-experimental within-subject design of the A-B-A type was employed.The results indicate that with the intervention of the Proleca, the child significantly increased engagement time in the task and interacted more during storytelling. Similarly, there was an increase in correct spontaneous responses to the questions in the script developed for each book read. The findings also show higher scores in receptive and expressive vocabulary with the post-study assessment instruments. Finally, the child began to retell stories after the reading sessions. In light of the above, further investigations of Proleca in regular teaching contexts and with more participants, applied by teachers, are suggested to ensure an expressive use of intervention strategies within classrooms that can benefit all students.
Palavras-chave: Autism
Compreensão da leitura oral
Contação de história
Ambiente escolar
Autism
Oral reading comprehension
Storytelling
School environment
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Glaydsane Peres Carrilho de. Aplicação do Proleca junto a um aluno com TEA no contexto escolar: estudo de caso. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21565
Data de defesa: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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