Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21570
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The challenges of History teaching in the 21th century and the potentiality of historical literacy for middle school students |
Autor: | Ghelli, Alex Conrado ![]() |
Primeiro orientador: | Cabral , Maria Aparecida da Silva |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Rodrigo de Almeida |
Resumo: | Não basta que os indivíduos apenas saibam ler e escrever. Atualmente, os pesquisadores que estudam letramento dão bastante atenção aos usos sociais que se faz da escrita e da leitura na vida prática. O letramento incorporado neste trabalho parte do princípio de que existem múltiplos letramentos, sendo o letramento histórico uma de suas formas específicas de leituras possíveis. Essa leitura histórica do mundo contribui para o desenvolvimento da consciência histórica (construção de identidade e orientação no tempo), assim como para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento da capacidade de pesquisar e analisar informações. Nessa perspectiva, o presente trabalho reflete sobre as formas com que o letramento histórico contribui para uma melhor aprendizagem histórica, frente ao desafio que é concorrer com informações negacionistas e fake news que adentram as salas de aulas. Esse processo se dá, entre outras formas, por meio do estudo com fontes históricas, que aproximam os alunos da ciência de referência (história), forjando neles características que serão de grande importância dentro e fora do ambiente escolar, como a provisoriedade do conhecimento, o entendimento das diferentes narrativas, a análise da história como processo etc. Para alcançar os objetivos propostos, trabalhamos com autores que analisam o letramento (Kleiman, 1995; Street, 2007), letramento histórico (Lee, 2006; Rocha, 2020), Didática da História (Rüsen, 2010), Narrativa histórica (Ricoeur, 2010), entre outros referencias teóricos que de alguma forma dialogam com esses conceitos, sendo necessários para melhor compreensão da pesquisa. Intencionamos desenvolver atividades nas aulas em que os alunos sejam participantes ativos, de modo que possam contribuir para a produção de conhecimento histórico. Nossa opção foi desenvolver jogos por meio de aulas-oficina. Neste estudo o conhecimento prévio dos discentes é levado em conta como ponto de partida para uma educação significativa, em que o ensino de história parte do tempo presente, contribuindo para construção de uma relação temporal e para que a aprendizagem histórica possa contribuir para a vida dos alunos em seu contexto social. |
Abstract: | It is not enough to individuals only know how to read and write, nowadays researchers who study literacy pay a lot of attention to the social uses that are made of writing and reading in practical life. The literacy incorporated in this work assumes that there are multiple literacies, historical literacy being one of its specific forms of possible readings. This historical reading of the world contributes to the development of historical awareness (construction of identity and orientation in time), as well as to the formation of critical thinking and the development of research skills. In this perspective, the present work reflects on the ways in which historical literacy contributes to better learning, historical, learning in face of challenges of competing with denialist information and fake news that enter classrooms. This process takes place, among other ways, through the study of historical sources, which bring students closer to the reference science (history), forging in them characteristics that will be of great importance inside and outside the school environment, such as the provisional nature of knowledge, understanding of different narratives, analysis of history as a process, etc. To achieve the proposed objectives, we work with authors who analyze literacy (Kleiman, 1995; Strit, 2007), historical literacy (Lee, 2006; Rocha, 2020), Didactics of History (Rüsen, 2010) Historical narrative (Ricoeur, 2010), among other theoretical references that dialogue with these concepts, being necessary for a better understanding of the research. In a world marked by fake news and denial of historical events, it is essential to forge critical thinking in students through historical literacy in connection with what they bring from their social environment. We intend to develop activities in classes in which students are active participants, so that they can contribute to the production of historical knowledge. The path taken was to develop games through workshop classes. In this study, the students' prior knowledge is considered as a starting point for a meaningful education, in which the teaching of history starts from the present time, contributing to the construction of a temporal relationship and so that historical learning can contribute to the students’ lives in their social context. |
Palavras-chave: | letramento histórico história pública fontes históricas narrativas históricas historical literacy public history historical sources historical narratives fake news |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | GHELLI, Alex Conrado. Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental. 2023. 145 f. (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21570 |
Data de defesa: | 8-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Alex Conrado Ghelli - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 6,51 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.