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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma pandemia com cor na educação infantil: construindo relações educativas entre telas em tempos de (pós) pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): A pandemic with color in early childhood education: building educational relationships between screens in times of the COVID-19 pandemic
Autor: Machado, Maria de Fátima Rodrigues Viana 
Primeiro orientador: Tavares, Maria Tereza Goudard
Primeiro membro da banca: Tiriba, Léa Velocina Vargas
Segundo membro da banca: Bampi, Maria Luisa Furlin
Terceiro membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Quarto membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Resumo: A presente pesquisa de cunho qualitativa e participativa, parte do momento único vivido pela humanidade, a pandemia da Covid-19 (2020-2022). Assim, inserida nesse contexto pandêmico e vivendo todas as facetas que a pandemia nos expôs, foi como professora de Educação Infantil, que percebi que em grande parte do período pandêmico, a relação afetiva e de aprendizagem com as crianças de minhas turmas na Escola Pública Sebastião Branco foram construídas através de uma tela/celular. Com base nessa vivência, o trabalho dissertativo procurou a partir de uma pesquisa com crianças, discutir o que Costa (2002) afirma ser o papel que as novas tecnologias estabelecem como mudanças no modo de vida, indicando profundas transformações, inclusive, nas diferentes formas de assumir a nossa humanidade. Sendo assim, busquei investigar como o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode auxiliar o processo educacional de crianças em idade pré-escolar, sem comprometer as bases e princípios da Educação Infantil? Que questões nos são apresentadas pós-pandemia? Sendo eu, uma mulher preta de origem humilde, que sofreu com a exclusão desde criança, vi nas ausências das crianças pretas na Educação Infantil em Teresópolis, a oportunidade de atuar como professora/pesquisadora, dialogando com aqueles com quem construo o meu fazer pedagógico. Assim, ao descobrir que Maykconn Felippe, um menino negro de 5 anos não poderia participar de nossos encontros remotos, porque o celular que ele usaria era o mesmo que sua irmã usava em seu horário escolar, delimitei um recorte racial na pesquisa, em função do racismo estrutural ao qual a população preta é submetida, nos fazendo perceber que dentro da escola, o racismo e as desigualdades sociais e tecnológicas ainda se fazem bastante presente, atravessados também pela formação social psignorado historicamente pelo conceito de uma democracia racial no país.
Abstract: This qualitative and participatory research is part of the unique moment experienced by humanity, the Covid-19 pandemic (2020-2022). Thus, inserted in this pandemic context and experiencing all the particularities that the pandemic exposed us to, it was as a teacher of Early Childhood Education, that I realized that for most of the pandemic period, the affective and learning relationship with the children in my classes at the Sebastião Branco Public School were built through a mobile phone screen. Based on this experience, this dissertation work sought, from a research with children, to discuss what Costa (2002) claims to be the role that new technologies establish as changes in the way of life, indicating profound transformations, including in the different forms of assume our humanity. Therefore, I sought to investigate how the use of information and communication technologies (ICTs) can help the educational process of preschool children, without compromising the foundations and principles of Early Childhood Education and what are the questions introduced to us post-pandemic. As a black woman myself with a humble origin and who suffered from exclusion since childhood, I saw in the absence of black children in Early Childhood Education in Teresópolis the opportunity to act as a teacher/researcher, dialoguing with those with whom I build my pedagogical work. So, when I found out that Maykconn Felippe, a 5-year-old black boy, could not participate in our remote meetings, because the cell phone he would use was the same one that his sister used during her school hours, I delimited a racial focus in the research, due to the structural racism to which the black population is subjected, making us realize that in the school, the social/technological inequalities and racism are still very present, also crossed by the Brazilian social formation, based on a structural racism (ALMEIDA, 2019), dilemma which is still trivialized and historically ignored by the concept of a racial democracy in the country.
Palavras-chave: children
child education
COVID-19 pandemic
racism
technologies at school
crianças
educação infantil
pandemia da COVID-19
racismo
tecnologias na escola
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MACHADO, Maria de Fátima Rodrigues Viana. Uma pandemia com cor na educação infantil: construindo relações educativas entre telas em tempos de pandemia da COVID-19. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21572
Data de defesa: 4-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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