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Tipo do documento: Tese
Título: Teoria dos jogos, game design e decisões estratégicas
Título(s) alternativo(s): Game theory, game design and strategical thinking
Autor: Amaral, Carlos Henrique Xerfan do 
Primeiro orientador: Monat, André Soares
Primeiro membro da banca: Oliveira, André Ribeiro de
Segundo membro da banca: Ferreira, Emmanoel Martins
Terceiro membro da banca: Cruz, Gabriel Filipe Santiago
Quarto membro da banca: Rodrigues, Wandilson dos Santos
Resumo: O mercado de jogos eletrônicos permanece sem muitas aplicações das bases da teoria dos jogos em seu campo teórico, sem leva-la em consideração como referencial para prescrição de novas soluções. O objetivo deste estudo foi explorar quais são as contribuições da teoria dos jogos como ferramenta conceitual para o design de jogos eletrônicos tendo como elemento o central o dilema do prisioneiro. Utilizando a aplicação em um massive multiplayer online do mercado, este trabalho buscou compreender as possibilidades da teoria dos jogos ser usada como estrutura conceitual para criar intervenções viáveis, avaliando ainda se o comportamento de jogadores reproduz observações feitas em experimentos controlados realizados nas áreas da psicologia e cognição humana. Para tanto, uma revisão dos arquétipos comportamentais, fundamentos cognitivos de recompensa e dos tipos de jogos eletrônicos existentes foi realizada, para que, imersas no cenário do jogo, fossem aplicadas adaptações procedurais e de monitoramento do comportamento de jogadores em ações de competição cooperação em busca de recompensas. Após uma avaliação das ações e recompensas, foi possível identificar a replicação de comportamentos adotados em experimentos descritos na literatura. Além disso, as ações de cooperação e não-cooperação possibilitaram ainda propor sobre o modelo comportamental de jogadores uma nova perspectiva teórica que atualiza as matrizes de personas existentes. Os resultados obtidos neste trabalho fornecem novas fronteiras para a compreensão do comportamento de jogadores em ambientes de jogos multiplayer assim como colaboram para a utilização da teoria dos jogos como um modelo conceitual para a prescrição de soluções que agreguem valor competitivo no desenvolvimento destes produtos.
Abstract: The market for electronic games remains without many applications of game theory of the bases, without considering it as a reference for the prescription of new solutions. The aim of this study was to explore what are the contributions of game theory as a conceptual tool for the design of electronic games with the prisoner's dilemma as the central element. Using the application in a massive online multiplayer on the market, this work sought to understand the viability of use game theory as a conceptual framework to create design interventions, also evaluating whether the behavior of players reproduces observations made in controlled experiments carried out in the fields of psychology and human cognition. To this end, a review of behavioral archetypes, cognitive foundations of reward and types of existing electronic games was carried out, with sequence of studies in the game scenario, procedural adaptations and monitoring of players' behavior in competition-cooperation actions searching for rewards. After an evaluation of those actions and rewards earned, it was possible to identify the replication of behaviors adopted in experiments described in the literature. In addition, cooperative and non-cooperative actions also made it possible to propose a new theoretical perspective on the behavioral model of players that updates the existing persona matrices. The results obtained in this work provide new frontiers for understanding player´s behavior on multiplayer game environments as well as collaborating for the use of game theory as a conceptual model for the prescription of solutions that add competitive value in the development of these products.
Palavras-chave: Jogos
Teoria dos jogos
Estratégia
Cooperação
Jogos eletrônicos
Jogos multiplayer
Games
Game theory
Strategy
Cooperation
Online games
Multiplayer games
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: AMARAL, Carlos Henrique Xerfan do. Teoria dos jogos, game design e decisões estratégicas. 2019.138 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21575
Data de defesa: 19-Nov-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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