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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memes de internet: modelos de comunicação digital pelo viés da Teoria da Metáfora Conceptual
Título(s) alternativo(s): Internet memes: digital communication models in the light of Conceptual Metaphor Theory
Autor: Pinheiro, José Mauro Ferreira 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Fernanda Carneiro
Primeiro membro da banca: Bernardo, Sandra Pereira
Segundo membro da banca: Ferreira, Luciane Corrêa
Resumo: Esta dissertação objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a construção de sentido do conceito de MEME (meme de internet), segundo especialistas de comunicação e falantes da língua portuguesa à luz da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]). Para realizar tal intuito, foram coligidas 16 definições produzidas e/ou coletadas por Dawkins (2007[1976]), Jenkins (2009) e Chagas (2021). Além disso, foram analisadas 119 ocorrências da palavra “meme” retiradas do Corpus do Português (DAVIES, 2006). No âmbito do primeiro corpus, relativo a Especialistas, buscou-se identificar quais metáforas conceptuais emergiam naquele contexto, assim como quais modelos culturais elas subsidiavam. Para essa investigação, utilizou-se o programa Atlas.ti, que viabilizou a criação de três categorias analíticas, a saber: metáfora, atributo (adjetivação) e modelo (cultural). No que pese o segundo grupo analisado, de Falantes, buscou-se observar a emergência de metáforas conceptuais e modelos culturais intuídos dessas metaforizações. Os resultados demonstram que a metáfora da réplica, segundo qual o meme é conceptualizado como gene (DAWKINS, 2007[1976]), é muito predominante nos dois corpora. Isso fala de um modelo de comunicação digital que enfatiza a multiplicação da informação, encobrindo a compreensão e a produção de sentidos a ela inerentes. Esses achados também destacam a importância do trabalho de Reddy (1979), no que diz respeitos aos seus estudos sobre a metáfora do conduto e a conceptualização da comunicação como transferência de objetos
Abstract: This dissertation aims to perform a qualitative analysis on the construction of meaning of the concept of MEME (internet meme) according to communication experts and regular speakers of Portuguese in the light of Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]). In order to achieve such goals, we have collected 16 definitions produced/found by Dawkins (2007), Jenkins (2009) and Chagas (2021). Besides that, we have collected 119 occurrences of the word ‘meme’ in the realm of Corpus do Português (DAVIES, 2006). When it comes to the first corpus, related to the experts, our aim was to spot the emerging conceptual metaphors, as well as which cultural models they gave rise to. Thus, we have used the software Atlas.ti, which led us to produce three analytical categories: metaphor, attribute (adjectives), and (cultural) model. As for the second corpus, linked to speakers, we were willing to also analyze which metaphors and corresponding cultural models could emerge therein. The results imply the relevance of the replication metaphor, according to which a meme is seen as a gene (DAWKINS, 2007[1976]) in both corpora. These findings highlight a perception of digital communication in which the multiplication of information plays a more important role than understanding each other as speakers. Also, one can perceive the relevance of the works of Reddy (1979) and the conduit metaphor, by means of which communication is viewed as an object transfer
Palavras-chave: Metáfora conceptual
Memes de internet
Comunicação
Memes
Internet
Metáfora
Conceptual metaphor
Internet memes
Communication
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINHEIRO, José Mauro Ferreira. Memes de internet: modelos de comunicação digital pelo viés da Teoria da Metáfora Conceptual. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21579
Data de defesa: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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