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Tipo do documento: Dissertação
Título: ‘As’ fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): 'As' fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental
Autor: Silva, Jair 
Primeiro orientador: Gaio, Géssica Guimarães Góes Guimarães
Primeiro coorientador: Araújo , Helena Maria Marques
Primeiro membro da banca: Antoni, Edson
Segundo membro da banca: Arantes, Erika Bastos
Resumo: Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Ela tem como objetivo responder a uma inquietante e recorrente pergunta feita por alunas nas aulas de História: “Professor, por que a História só fala de homens?”. Assim sendo, foi realizada uma breve análise da legislação educacional brasileira privilegiando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). A análise documental foi utilizada para apontar o silenciamento da questão de gênero na BNCC e sinalizar precedentes no documento que possibilitem abordar temáticas relativas às questões de gênero. A reflexão bibliográfica sobre as epistemologias feministas e a categoria de gênero buscou questionar o caráter universal do homem como sujeito da História e o apagamento das mulheres na História. Para tal é trazida ao debate teórico as contribuições de Gerda Lerner que afirma ter sido o patriarcado, como criação histórica e ideológica, que invisibilizou e silenciou as mulheres na História. Buscamos demonstrar os protagonismos femininos e a importância das mulheres como sujeitas no processo histórico e perceber as implicações desta generalização na escrita da História e no seu ensino escolar. Para os fundamentos didático-pedagógicos do produto final foram estabelecidos diálogos entre conceitos de regimes de historicidade, com os pensamentos decoloniais do tempo e a elaboração da aula como um artesanato docente. O resultado da pesquisa foi a elaboração e desenvolvimento em sala de aula de uma sequência didática problematizadora, utilizando as epistemologias feministas, notadamente, o conceito da categoria de gênero, como proposição para auxiliar professores/as de História, na prática pedagógica do ensino de História, em sala de aula, para meninas e meninos do 6º ano do Ensino fundamental.
Abstract: This essay presents the work developed during the master’s degree research with 6th grade classes of the Elementary School. Its objective is to answer an awkward and appellant question commonly made by female students during History classes: “Mr. Silva, why does History only talk about men?”. Hence, it was made a brief analysis of the Brazilian educational legislation taking into consideration the “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997)” and the “Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017)”. This documental analysis was used to point out the silence about the gender question on BNCC and indicate precedents on the document that can make possible an approach due to the gender thematic. The bibliographical reflection about the feminine epistemology and the gender category seek men’s universal character in History and the erasure of women on the process. This way, we bring to the theorical debate the contributions of Gerda Lerner that claims that the patriarchy, as an historical and ideological creation, made invisible and silenced women in History. We tried to demonstrate the female engagement and the importance of women as leaders in the historical process and notice the implications of this generalization as History is being written and taught. As for the didactic and pedagogical fundamentals of the final product, it was established dialogues between historical regime concepts, with the decolonial thoughts of time and class elaboration as a handmade teaching process. The result of this research was the elaboration and development in the classroom of a problematizing didactic sequence, using feminist epistemology, notedly, the concept of gender category, as a proposition in order to help History teachers, on the pedagogical practice of History teaching, in the classroom, for 6th graders of the Elementary School.
Palavras-chave: Epistemologias Feministas
Gênero
Ensino de História
6º ano do Ensino Fundamental
Origens da Humanidade
Feminist Epistemologies
Gender
Teaching-learning
6th year of Elementary School
Origins of Humanity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SILVA, Jair. 'As' fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21580
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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