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Tipo do documento: Tese
Título: Aos loucos, o hospício? A representação da instituição psiquiátrica na telenovela brasileira
Título(s) alternativo(s): To the madmen, the asylum? the representation of the psychiatric institution in the Brazilian telenovela
Autor: Azevedo, Elaine Christovam de 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Segundo membro da banca: Miranda, Patrícia Sobral de
Terceiro membro da banca: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Quarto membro da banca: Siciliano, Tatiana Oliveira
Resumo: “Aos loucos, o hospício!”. Quando no século XIX os membros da Academia Imperial de Medicina e da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro utilizaram esse slogan para reivindicar a criação de hospícios para abrigar os loucos da cidade, estavam em consonância com o que havia de mais moderno e revolucionário na Europa. Em um tempo no qual os chamados alienados eram recolhidos nas ruas e enviados para as cadeias públicas ou as Santas Casas de Misericórdia, locais nos quais sofriam desde reprimendas morais até torturas físicas, um espaço destinado somente a eles resolveria dois problemas em uma tacada só: removeria das ruas o elemento perturbador da ordem e, ao mesmo tempo, restituir-lhes-ia a razão a partir do tratamento moral. Assim foi inaugurado, com pompa e circunstância, o primeiro hospício do Brasil, que chegou a receber o nome do Imperador Dom Pedro II e foi considerado um marco da modernidade. Contudo, o que a História nos mostra é que, ao longo do tempo, diversos abusos foram cometidos nessas instituições. Não é de se admirar, portanto, que o gênero telenovela brasileira, que sempre buscou se aproximar do cotidiano e da vida, tantas vezes tenha feito uso desse recurso como palco para as desventuras vividas por seus mocinhos e vilões. Em diferentes emissoras, em diferentes décadas, encontramos uma infinidade de personagens acometidos pela loucura ou falsamente dela acusados e internados em instituições psiquiátricas que restringem seu contato com a cidade e os destituem de tudo que lhes é caro. Considerando a força que as novelas, sobretudo as da Rede Globo, têm em nosso país, propomos então uma investigação e uma análise acerca de como os hospícios são por elas representados, a partir de uma observação empírica e tendo, como referencial teórico, o conceito de instituições totais de Goffman, de clichês e estereótipos de Amossy e Pierrot e de representação de Stuart Hall. Em consonância com o estabelecido por Motter e Lopes, consideramos a telenovela brasileira como um gênero próprio, que guarda peculiaridades que a distinguem tanto das soap operas americanas como de novelas produzidas em outras partes do mundo. Além de Motter e Lopes, nossa análise acerca da telenovela brasileira se embasa também no trabalho de Hamburger. Para atingir nosso objetivo, escolhemos como recorte metodológico as novelas Caminho das Índias, O outro lado do paraíso, Orgulho e paixão e Além da ilusão, que contêm cenas importantes passadas em instituições psiquiátricas.
Abstract: "To the madmen, the asylum!". When in the nineteenth century the members of the Imperial Academy of Medicine and the Faculty of Medicine of Rio de Janeiro used this slogan to demand the creation of hospices to house the madmen of the city, they were in line with what was most modern and revolutionary in Europe. At a time when the so-called alienated were collected in the streets and sent to public jails or the Holy Houses of Mercy and in these places suffered from moral reprimands to physical torture, a space destined only to them would solve two problems in one stroke: it would remove from the streets the disturbing element of order while at the same time restoring their reason from moral treatment. Thus, was inaugurated with pomp and circumstance the first Hospice of Brazil, which came to receive the name of Emperor Dom Pedro II and be considered a landmark of modernity. However, what history shows us is that, over time, various abuses have been committed in these institutions. It is not surprising, therefore, that Brazilian telenovelas, which have always sought to get closer to daily life and life, have so often made use of this resource as a stage for the misadventures experienced by their good guys and villains. In different stations, in different decades, we find a multitude of characters affected by madness or falsely accused of it and interned in psychiatric institutions that restrict their contact with the city and deprive them of everything that is dear to them. Considering the strength that telenovelas have in our country, especially those of the Globo broadcast, we propose an investigation and an analysis about how hospices are represented by them, from an empirical observation and having as theoretical reference Goffman's concept of total institutions, of clichés and stereotypes of Amossy and Pierrot and of representation of Stuart Hall. In line with what was established by Motter and Lopes, we consider the brazilian telenovelas as a genre of its own, which has peculiarities that distinguish it from both American soap operas and soap operas produced in other parts of the world. In addition to Motter and Lopes, our analysis of the brazilian telenovelas is also based on Hamburger's work. To achieve our goal, we chose as a methodological cut the telenovelas Caminho das Índias, O outro lado do Paraíso, Orgulho e Paixão and Além da ilusão, which contains important scenes set in psychiatric institutions.
Palavras-chave: Telenovela
Loucura
Hospício
Manicômio
Instituições psiquiátricas
Telenovelas
Madness
Hospice
Asylum
Psychiatric institutions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: AZEVEDO, Elaine Christovam de. Aos loucos, o hospício? A representação da instituição psiquiátrica na telenovela brasileira. 2023. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21585
Data de defesa: 11-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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