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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21591
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pré-vestibular Paulo Freire: educação popular, periferias e decolonialidade
Autor: Lau, George Ferreira 
Primeiro orientador: Bezerra, Nielson Rosa
Primeiro membro da banca: Laurentino, Eliana Santos da Silva
Segundo membro da banca: Conceição, Deise Guilhermina da
Resumo: Do nascer ao pôr sol tenho a esperança que emerge da periferia. Ela que dia a dia educa e corre para ser liberdade em meio a tanta sangria. Pois bem, a periferia é berço de decolonialidade. Ela abarca a capacidade de contra-colonizar. Ela hidrifica a possibilidade de vida. Sim, utópicos seres de não deixar morrer a esperança, percebo em cada passo a necessidade através da educação de emancipar. Nas pernadas afrocentradas de nossa pedagogia popular, do samba e do gingar, a introdução foi no abastecer, será no memorial somado às trajetórias coletivas. Depois no primeiro capítulo os S, o sonhar e o solidarizar no horizonte periférico do chão de um Pré Vestibular Comunitário Paulo Freire, nascido em 2009, que foi para além de suas fronteiras do chão da Baixada que se revela Hidra. E é justamente a Hidra que apresenta o Museu Vivo do São Bento em toda a sua potencialidade e convite à confluência. A Hidra se reergue como possibilidade educadora e articuladora dos movimentos sociais. Se o caminho é confluir, no capítulo da tríade, Nego Bispo encontra Paulo Freire, numa perspectiva da ação. Daqui se amarram as considerações finais deste “início-meio-início”. A Perspectiva afropindorâmica rasga o véu das possibilidades: Conchas, Hidra, Capoeira, Oralidade, Religiosidade, Místico, Mitologias, Territorialidade, Aquilombar, Desafios, Ancestralidades, Sementes-crioulas e Esperançar corpos como episteme, territorialidade como episteme, vida como episteme, confluências como episteme. A ginga e pernada que acaba construindo essas novas oportunidades de território nos espaços do Preparatório Comunitário Paulo Freire uma possível Educação decolonial, neste território-confluência.
Abstract: From sunrise to sunset I have the hope that emerges from the suburb. The suburb that educates day after day and runs towards freedom among so much bloodletting. Well, the suburb is the cradle of decoloniality. It encompasses the capacity to counter-colonize. It hydrates the possibility of life. es, utopian beings of not letting hope die, I realize the need to emancipate through education at every step. In the Afrocentric strokes of our popular pedagogy, of samba and waddle, the introduction was in the supply, it will be in the memorial added to the collective trajectories. Then, in the first chapter, the S, sonhar (dreaming in Portuguese) and solidarity on the peripheral horizon of the floor of a Paulo Freire Community Preparatory School, created in 2009, which went beyond its borders on the ground of the Baixada (suburb in Rio de Janeiro) to reveal itself as Hydra. And it is precisely the Hydra that presents the São Bento’s Living Museum in all its potential and invitation to confluence. The Hydra re-emerges as an educator and articulator of social movements. If the way is to converge, in the third chapter, Nego Bispo meets Paulo Freire, from a perspective of action. This is where the final considerations of this “beginning-middle-beginning” come from. The Afropindoramic Perspective tear apart the veil of possibilities: Shells, Hydra, Capoeira, Orality, Religiosity, Mysticism, Mythologies, Territoriality, Aquilombing, Challenges, Ancestry, Creole Seeds and Hoping bodies as episteme, territoriality as episteme, life as episteme, confluences as episteme. The swing and a stride step that ends up building these new opportunities for territory in the spaces of the Paulo Freire Community Preparatory School, a possible decolonial education, in this territory-confluence.
Palavras-chave: Educação Decolonial
Pré Vestibular Comunitário
Museologia Social
Quilombo
Decolonial Education
Community Preparatory School
Social Museology
Quilombo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: LAU, George Ferreira. Pré-vestibular Paulo Freire: educação popular, periferias e decolonialidade. 2023. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21591
Data de defesa: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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