Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21593
Tipo do documento: Tese
Título: “Isso é coisa pra falar”: ocupar, ocupar-se, desocupar. Histórias com uma ocupação estudantil
Título(s) alternativo(s): "That's something to talk about”: Occupy; occupy oneself; vacate. Stories with a student occupation
Autor: Muniz, Adriana Werneck Russo 
Primeiro orientador: Amado , Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Segundo membro da banca: Santos, Adriana Rosa Cruz
Terceiro membro da banca: Aguiar, Katia Faria de
Quarto membro da banca: Almeida, Antônio Carlos Oliveira de
Resumo: Esta tese se propõe a problematizar a experiência de ocupação estudantil ocorrida no campus Paracambi do IFRJ, ocorrida no ano de 2016. Tal problematização se dá como exercício analítico de estranhamento e interrogação, retirando-a do lugar do conhecimento prévio. Para tanto, são contadas histórias de ocupação, que surgem com as multiplicidades das memórias e as imprevisibilidades de encontros-entrevistas produzidos com as ferramentas estético-político-metodológicas da História Oral; a escrita como espaço da experiência; e os pressupostos da análise de implicação. Essas histórias de ocupação se pretendem, sobretudo, provocações, com as quais busco dar visibilidade a algumas condições de possibilidade que permitiram o surgimento daquela ocupação e as interrogações que ela provoca acerca do nosso presente. Procuro, ainda, desnaturalizar práticas que buscam – como mote de normalização neoliberal da vida – governar a conduta dos sujeitos-escolares; colocar em análise os escapes, capturas, desvios, invenções, intensidades que as histórias dos ocupantes dão passagem; e experimentar, com a história oral, a produção de histórias singulares, fragmentárias, contingenciais e implicadas. São histórias que, na tentativa de se desviar da busca por uma pretensa neutralidade, e expondo o “avesso da tapeçaria”, intencionam produzir práticas singulares de pensamento que potencializam a suspensão/interrogação de certas práticas (co)engendradas nos espaços institucionais de produção de conhecimento: a academia, a escola e a História. Ao mesmo tempo, essas são histórias de ocupação desses espaços.
Abstract: This thesis aims to problematize the experience of student occupation that took place at the Paracambi campus of IFRJ in the year 2016. This problematization serves as an analytical exercise of estrangement and questioning, removing it from the realm of prior knowledge. To do so, stories of occupation are recounted, emerging with the multiplicities of memories and the unpredictabilities of encounters-interviews produced through the aesthetic-political-methodological tools of Oral History; writing as a space of experience; and the assumptions of implication analysis. These stories of occupation are intended, above all, as provocations, with the aim of bringing visibility to certain conditions of possibility that allowed the emergence of that occupation and the questions it raises about our present. I also seek to denaturalize practices that, as a neoliberal normalization motif of life, attempt to govern the conduct of student-subjects; analyze the escapes, captures, deviations, inventions, intensities that the stories of the occupants allow passage for; and experiment, through oral history, with the production of singular, fragmentary, contingent, and implicated stories. These are stories that, in an attempt to deviate from the pursuit of a supposed neutrality, and exposing the "backside of the tapestry," aim to produce singular practices of thought that enhance the suspension/questioning of certain practices co-engineered in institutional spaces of knowledge production: academia, school, and history. At the same time, these are stories of occupation of these spaces.
Palavras-chave: História oral
Ocupação estudantil
Escrita-experiência
Análise de implicação
Bricolagem
Oral history
Student occupation
Writing as experience
Implication analysis
Bricolage
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MUNIZ, Adriana Werneck Russo. “Isso é coisa pra falar”. Ocupar; ocupar-se; desocupar. Histórias com uma ocupação estudantil. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21593
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Adriana Werneck Russo Muniz - 2023 - Completa.pdf4,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.