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Tipo do documento: Dissertação
Título: Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal
Título(s) alternativo(s): Paraty Mixed World Heritage: traditional peoples and communities and the teaching of History in the municipal schools
Autor: Lobo, Vitor Felipe Almeida 
Primeiro orientador: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Primeiro membro da banca: Viana, Iamara da Silva
Segundo membro da banca: Mendonça, Paulo Knauss de
Resumo: Em 05 de julho de 2019, a cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Patrimônio Mundial Misto, compondo o sítio Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade. Esse se tornou o primeiro sítio misto, portanto, de caráter cultural e natural, do Brasil. Para tal conquista, foi fundamental a presença de povos e comunidades tradicionais no território do município, juntamente com seus saberes e modos de vida. Dessa maneira, a presente pesquisa pretende apresentar possibilidades para a abordagem da história, cultura e memória dos povos indígenas, quilombolas e caiçaras de Paraty no ensino de História dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal, a partir do título de Patrimônio Mundial Misto. Para esse fim, serão estabelecidas discussões e reflexões sobre quem são e quais são os direitos dos povos e comunidades tradicionais no Brasil, sobre a atuação desses povos nos processos históricos atravessados pela cidade, sobre a própria noção de patrimônio e sua apropriação e mobilização no âmbito local, e também sobre a relação entre Patrimônio e Ensino de História, sendo movidos assim conceitos como Educação Patrimonial, identidade e consciência histórica.
Abstract: On July 5, 2019, the city of Paraty, located on the south coast of the state of Rio de Janeiro, received from the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), the title of Mixed World Heritage, composing the site Paraty and Ilha Grande: Culture and Biodiversity. This became the first mixed site, therefore, of a cultural and natural character, in Brazil. For this achievement, the presence of traditional people and communities in the territory of the municipality was fundamental, together with their knowledge and way of life. In this way, the present research intends to seek to present possibilities for approaching the history, culture and memory of the indigenous people, quilombolas and caiçaras of Paraty in the teaching of History in the final years of Elementary School of the municipal schools, from the title of Mixed World Heritage. To this end, discussions and reflections will be established on who and what are the rights of people and traditional communities in Brazil, on the performance of these people in the historical processes crossed by the city, on the very notion of heritage and its appropriation and mobilization at the local level, and also on the relationship between Heritage and History Teaching, thus moving concepts such as Heritage Education, identity and historical awareness.
Palavras-chave: Mixed World Heritage
History Teaching
Traditional peoples and communities
Paraty
Identity
Patrimônio Mundial Misto
Ensino de História
Povos e comunidades tradicionais
Paraty
Identidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: LOBO, Vitor Felipe Almeida. Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21595
Data de defesa: 2-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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