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Tipo do documento: Tese
Título: Panorama da pesquisa educacional brasileira contemporânea: teses defendidas nos programas avaliados com nota 7 (sete) pela CAPES, no triênio 2010-2012
Título(s) alternativo(s): Overview of contemporary brazilian educational research: theses defended in the programs evaluated with grade 7 (seven) by CAPES, in the triennium 2010-2012
Autor: Gregório, Tânia Cristina da Conceição 
Primeiro orientador: Borba, Siomara Moreira Vieira
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Alvarenga, Márcia Soares de
Terceiro membro da banca: Moreira, Laélia Carmelita Portela
Quarto membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: Este trabalho de tese tem como objeto de pesquisa a produção discente dos programas de pós-graduação em educação avaliados com nota 7, pela Capes, na Avaliação Trienal 2013 (Triênio 2010-2012), especificamente as teses defendidas neste período. A investigação se norteou pela seguinte questão-problema: qual(is) tendência(s) teórico-metodológica(s) subjaz(em) na formação dos futuros doutores em educação? Procurou-se alcançar os objetivos de identificar em que concepções teórico-metodológicas se assentam as questões que têm sido objeto de investigação no interior desses programas e verificar a formação teórico-metodológica das gerações de futuros pesquisadores em educação. A orientação metodológica centrou na abordagem qualitativa, com realização de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória de material empírico; também houve uso da abordagem quantitativa, com uso de técnicas de tratamento das informações levantadas. Estudou-se o conceito de “objeto teoricamente construído” referenciando-se nos estudos de Gaston Bachelard (filosofia da ciência), Pierre Bourdieu e Miriam Limoeiro Cardoso (sociologia crítica). Depreendeu-se do estudo que a área da educação apresenta multiplicidade de orientações em se tratando de tendências teórico-metodológicas e de concepções epistemológicas, não havendo predominância no período. Pode-se inferir desta constatação a característica multidisciplinar da área. Deste estudo também se conclui a defesa por haver um “campo da educação” subdivido em “campos” que se dedicam aos estudos de temáticas específicas relativas à educação. Depreende-se desta constatação a necessidade de aprofundamento de estudos a este respeito para, inclusive, que seja consolidado o entendimento da educação enquanto “campo de conhecimento científico” ou campo em que são produzidos conhecimentos por interlocução com outras áreas de conhecimento.
Abstract: This thesis work has as research object the student production of graduate education programs evaluated with a score of 7, by Capes, in the Triennial Evaluation 2013 (Triennium 2010-2012), specifically the theses defended in this period. The investigation was guided by the following question-problem: which theoretical-methodological trend (s) underlies the formation of future doctors in education? We sought to achieve the objectives of identifying which theoretical-methodological concepts are based on the issues that have been the object of investigation within these programs and to verify the theoretical-methodological formation of generations of future researchers in education. The methodological orientation centered on the qualitative approach, with bibliographical, documentary and exploratory research on empirical material; there was also the use of the quantitative approach, with the use of techniques for processing the information collected. The concept of "theoretically constructed object" was studied, referring to the studies of Gaston Bachelard (philosophy of science), Pierre Bourdieu and Miriam Limoeiro Cardoso (critical sociology). It emerged from the study that the area of education has a multiplicity of orientations in terms of theoretical-methodological trends and epistemological conceptions, with no predominance in the period. One can infer from this observation the multidisciplinary characteristic of the area. This study also concludes the defense because there is a "field of education" subdivided into "fields" dedicated to the study of specific themes related to education. It appears from this observation that there is a need for further studies in this regard, in order to consolidate the understanding of education as a “field of scientific knowledge” or a field in which knowledge is produced through dialogue with other areas of knowledge.
Palavras-chave: Pesquisa em educação
Conhecimento científico
Tendências teórico-metodológicas
Produção discente
Educação – Estudo e ensino (Pós-graduação)
Professores de pós-graduação
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Education research
Scientific knowledge
Theoretical and methodological trends
Student production
Education – Study and teaching (Postgraduate)
Postgraduate professor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GREGÓRIO, Tânia Cristina da Conceição. Panorama da pesquisa educacional brasileira contemporânea: teses defendidas nos programas avaliados com nota 7 (sete) pela CAPES, no triênio 2010-2012. 2020. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21597
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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