Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21604
Tipo do documento: Dissertação
Título: Espaços, dinheiros e afetos: ganhar a vida como revendedora por catálogo no Complexo da Maré (RJ)
Título(s) alternativo(s): Spaces, money and affections: making a living as a catalog reseller in Complexo da Maré (RJ).
Autor: Aguiar, Maria Fernanda Maciel 
Primeiro orientador: Motta, Eugênia de Souza Mello Guimarães
Primeiro membro da banca: Menezes, Palloma Valle
Segundo membro da banca: Neiburg, Federico Guillermo
Resumo: Esta dissertação investiga etnograficamente como as vendas por catálogo compõem as estratégias de vida e os arranjos sociais de mulheres moradoras do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A estrutura desta análise se divide em três capítulos. No primeiro capítulo, descrevo como a revenda por catálogo participa do plural comércio da Maré, a partir do que chamo de espaços de revenda, das circulações das revendedoras pelo território e da particular relação que estabelecem com as revistas entre o formato online e o físico. No segundo capítulo, analiso os usos e os sentidos do que identifico como o dinheiro da revenda. Para isso, parto dos fluxos do dinheiro para compreender de que maneira as estratégias de vida e as estratégias de vendas se entrelaçam. O terceiro capítulo se volta para o investimento emocional das revendedoras ao realizarem essa atividade a partir de emoções e sensações específicas: o prazer e as dores de cabeça. Concluo que as revendedoras por catálogo do Complexo da Maré produzem e reproduzem cotidianamente modos diversos e complexos de se ganhar a vida, os quais são atravessados por questões materiais e subjetivas.
Abstract: This dissertation investigates ethnographically how catalog sales make up the life strategies and social arrangements of women living in the Complexo da Maré, in the North Zone of Rio de Janeiro. The structure of this analysis is divided into three chapters. In the first chapter, I describe how catalog retailing participates in the plural commerce of Maré, based on what I call retail spaces, the circulation of retailers throughout the territory and the particular relationship they establish with magazines between the online and physical formats. In the second chapter, I analyze the uses and meanings of what I identify as resale money. To do this, I look at money flows to understand how life strategies and sales strategies are intertwined. The third chapter looks at the emotional investment made by resellers in carrying out this activity, based on specific emotions and sensations: pleasure and headaches. I conclude that catalog resellers in Complexo da Maré produce and reproduce diverse and complex ways of making a living on a daily basis, which are crossed by material and subjective issues.
Palavras-chave: Ganhar a vida
Espaços
Dinheiro
Afetos
Gênero
Circuitos comerciais
Complexo da Maré
Making a living
Spaces
Money
Affections
Gender
Commercial circuits.
Favelas
Condições sociais
Trabalho informal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: AGUIAR, Maria Fernanda Maciel. Espaços, dinheiros e afetos: ganhar a vida como revendedora por catálogo no Complexo da Maré (RJ). Orientadora: Eugênia de Souza Mello Guimarães Motta. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21604
Data de defesa: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.