Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21609
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o leque e a katana: representações sobre o Japão e a imigração japonesa nas revistas ilustradas cariocas (1903-1928)
Título(s) alternativo(s): Entre el abanico y la katana: representaciones de Japón y la inmigración japonesa em revistas ilstradas de Río de Janeiro (1903-1928)
Autor: Cruz, Marília Luíza Ramos da 
Primeiro orientador: Reznik , Luís
Primeiro coorientador: Costa , Gustavo Villela Lima da
Primeiro membro da banca: Matos, Maria Izilda
Segundo membro da banca: Sasaki, Elisa Massae
Resumo: A imigração japonesa para o Brasil possuiu um caráter peculiar. Os principais fatores envolveram o seu início tardio para o país, a significativa atuação do Japão no seu projeto emigratório, o lugar diferenciado de única nação imperialista asiática que o Japão passou a ocupar no século XX, a inferiorização racial relacionada aos asiáticos como ‘‘amarelos’’ e o antiniponismo. Os nipônicos foram representados como indesejáveis e inassimiláveis, mas também como organizados e pertencentes a uma nação de cultura instigante que realizou uma rápida modernização exemplar. A presente pesquisa objetiva analisar a imigração japonesa para o Brasil através das representações imagéticas, principalmente as charges, publicadas pelas revistas ilustradas cariocas Fon-Fon!, O Malho, Careta e Revista da Semana durante as primeiras décadas do século XX. O Japonismo e a Guerra Russo-Japonesa ganham destaque no trabalho, pois foram exemplos de momentos em que o Japão ganhou visibilidade e fez parte de um modismo.
Abstract: La inmigración japonesa a Brasil tuvo um carácter peculiar, los principales factores involucraron su tardio inicio para el país, el papel significativo de Japón em su proyecto migratório, el lugar diferenciado de la única nación imperialista asiática qu Japón llegó a ocupar em el siglo XX, la inferiorización racial relacionada com los asiáticos como ‘‘amarillos’’ y el antijaponismo. Los japoneses fueron representados como indeseables e inasimilables, pero También como organizados y pertenecientes a uma nación com uma cultura apasionante que llevó a cabo uma rápida modernización ejemplar. La presente investigación tiene como objetivo analizar la inmigración japonesa a Brasil a través de representaciones de imágenes, principalmente caricaturas, publicadas por las revistas ilustradas cariocas Fon-Fon!, O Malho, Careta e Revista da Semana durante as primeiras décadas do século XX. O japonismo e a guerra Ruso-japonesa se destacaran na obra, ya que fueron ejemplos de momentos em los qu Japón ganó visibilidade y pasó a formar parte de uma moda pasajera.
Palavras-chave: Imigração japonesa
Representações
Revistas ilustradas
Inmigración Japonesa
Representación
Revistas ilustradas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: CRUZ, Marília. Entre o leque e a katana: representações sobre o Japão e a imigração japonesa nas revistas ilustradas cariocas (1903-1928). 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21609
Data de defesa: 16-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marília Luíza Ramos da Cruz - 2023 - Completa.pdfDocumento principal2,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.