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Tipo do documento: Tese
Título: O “negro” na produção curricular do Projeto Africanidades: deslizamentos
Título(s) alternativo(s): The “black” in the curricular production of the Africanidades Project: slippages
Autor: Silva, Luciane dos Santos 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Lemos, Guilherme Augusto Rezende Lemos
Segundo membro da banca: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Terceiro membro da banca: Oliveira, Iris Verena Santos de
Quarto membro da banca: Moreira, Núbia Regina
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a produção curricular do Projeto Africanidades, no Ciep Carolina Maria de Jesus, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Motivado pela Lei 10.639/2003, o Africanidades dialoga com o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro que tem representado elementos norteadores que produzem uma agência negra totalizada e homogênea. Tal propensão se articula em um movimento necropolítico, cuja tentativa é direcionada a fixar sentidos a priori, tanto para negro quanto para currículo, fixando diferenças. Dificultando ações políticas antirracistas nas produções curriculares, no que tange à estrutura e agência, reforçando dicotomias, determinismos e significados postos. Diante desse panorama, com base em aportes teóricos pós-coloniais, argumento que todo currículo é híbrido e ambivalente, assim a Lei 10.639/2003 pode também performar currículos mais fluidos e enunciativos, em que a agência negra seja representada de forma descentrada e múltipla. Como a produção curricular do Projeto Africanidades, lócus enunciativo que se constitui como política de afetos, em que se negocia com temporalidades distintas através da arte, criando uma cesura temporal em que a agência negra se constitui como diferença.
Abstract: This work aims to analyze the curricular production of the Africanidades Project, at Ciep Carolina Maria de Jesus, in the city of Duque de Caxias, in Rio de Janeiro. Motivated by Law 10,639/2003, Africanidades dialogues with the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro, which has represented guiding elements that produce a totalized and homogeneous black agency. This propensity is articulated in a necropolitical movement, whose attempt is aimed at establishing a priori meanings, both for black people and for the curriculum, fixing differences. Making anti-racist political actions difficult in curricular productions, not regarding structure and agency, reinforcing dichotomies, determinisms and established meanings. Given this panorama, based on post-colonial theoretical contributions, I argue that every curriculum is hybrid and ambivalent, so Law 10,639/2003 can also create more fluid and enunciative curricula, in which a black agency is represented in a descending and multiple way. Like the curricular production of the Africanidades Project, an enunciative locus that constitutes a politics of affection, in which different temporalities are negotiated through art, creating a temporal caesura in which a black agency is constituted as difference.
Palavras-chave: Currículo
Necropolítica
Educação antirracista
Curriculum
Necropolitics
Anti-Racist Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luciane dos Santos. O “negro” na produção curricular do Projeto Africanidades: deslizamentos. 2023. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21619
Data de defesa: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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