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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros e(m) deslocamentos Nos Céus de Suely: a personagem feminina e o roteiro em diálogo com a literatura
Título(s) alternativo(s): Gen(R)(D)E(R)S And (In) Transitions In Love For Sale: The Female Character And The Script In Dialogue With The Literature
Autor: Gouvêa, Ketiley Pessanha de 
Primeiro orientador: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Primeiro membro da banca: Pietrani, Anélia Montechiari
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Terceiro membro da banca: Farbiarz, Jackeline Lima
Quarto membro da banca: Oliveira, Paulo Cesar Silva de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo promover a reflexão sobre as relações midiáticas entre texto e imagem, seus vínculos e correspondências na cinematografia, e, sobretudo, o texto enquanto literatura na contemporaneidade. Para tanto, consideramos o longa-metragem O céu de Suely, texto (roteiro publicado) e imagem (reprodução fílmica), escrito e dirigido por Karim Aïnouz, em colaboração de Felipe Bragança e Maurício Zacharias. O filme, de 2006, traz em seu enredo um Nordeste da contemporaneidade, e o costumeiro retirante masculino que se desloca entre os espaços a fim de vida e futuro menos árduos dá lugar a outro gênero, o feminino. É a mulher que agora se desloca em busca de seus propósitos. A trama traz a história da jovem Hermila, cearense de 21 anos, mãe de pouco, que retorna de São Paulo para a cidade natal Iguatu - CE com o intuito de um novo (re)começo. Não nasce Suely, torna-se. Em virtude da desilusão amorosa que sofre, descobre-se capaz de ir além dos limites e condições impostas pela sociedade à mulher, tais como sua relação com o corpo e liberdade sexual, o direito e autonomia à mobilidade, entre outros. Ao considerarmos os apontamentos de Foucault (2013) e Butler (2017), sobre a sexualidade e o feminino, por exemplo, entendemos que se trata de um gênero reprimido sexualmente, em que caberia à mulher o contrato da procriação e demais afazeres. Em nosso contexto, a mulher teve também o seu corpo reprimido aos moldes patriarcais, tais quais os europeus, ao longo do tempo: ora escrava, ora prostituta, ora esposa e mãe de filhos. Assim, Irigaray (apud BUTLER, 2017) comenta que a relação entre masculino e feminino não pode ser representada numa economia significante em que o masculino constitua o círculo fechado do significante e do significado. Na ficção, Hermila é essa mulher-corpo que através da experiência com a mobilidade busca compreender-se, ser-em-transição. Seria ela um novo conceito do feminino, corpo que migra e potencializa-se por meio de suas escolhas e deslocamentos? Texto escrito e imagem resultam em um filme capaz de afetar a perspectiva do real e levar à reflexão de que maneira um corpo-feminino-nordestino-migrante poderia buscar seu lugar, sua autonomia e sua liberdade. Por meio de pesquisa de caráter interpretativo, com base em análises e articulações das correntes teóricas, e documental-bibliográfica, propomo-nos observar não somente o diálogo midial existente entre texto e imagem (fílmicos), e as questões que envolvem o gênero feminino, mas também lançamos um breve olhar sobre a publicação do gênero roteiro como “obra” física pós-filme e a viabilidade de sua leitura não apenas instrucional, mas literária, como considera Vera L. Follain de Figueiredo.
Abstract: This paper aims to promote the reflection about the media relations between text and image, their links and correspondences in cinematography, and, above all, the text as contemporary literature. To this end, we consider the feature film Love for Sale¹, text (screenplay published) and image (film reproduction), written and directed by renowned Karim Aïnouz, in collaboration with Felipe Bragança and Maurício Zacharias. The 2006 film features a contemporary Northeast in its plot, and the usual male retreatant who moves between the less arduous spaces of life and future gives way to another genre, the feminine. The woman now moves in pursuit of her purposes. The plot tells the story of the young Hermila, 21 year old Ceará, mother of a little, who returns from Sao Paulo to the hometown of Iguatu - CE with the intention of a new (re) beginning. Not born Suely, it becomes. Due to the loving disappointment she suffers, she finds herself able to go beyond the limits and conditions imposed by society on women, such as her relationship with the body and sexual freedom, the right and autonomy to mobility, among others. Considering the notes of Foucault (2013) and Butler (2017), about sexuality and the feminine, for example, we understand that it is a sexually repressed gender, in which the woman would have the contract of procreation and other tasks. In our context, the woman also had her body repressed in patriarchal ways, such as the Europeans, over time: sometimes slave, sometimes prostitute, sometimes wife and mother of children. Thus, Irigaray (apud BUTLER, 2017) comments that the relationship between male and female cannot be represented in a significant economy in which the male is the closed circle of signifier and signifier. In fiction, Hermila is this woman-body who through experience with mobility seeks to understand herself, to be in transition. Is it a new concept of the feminine, a body that migrates and is empowered through its choices and displacements? Text and image result in a film that can affect the perspective of reality and lead to reflection on how a migrant northeastern female body could seek its place, its autonomy and its freedom. Through explanatory research, based on analyzes and articulations of theoretical and documentary-bibliographic currents, we propose to observe not only the existing media dialogue between text and image (filmic), and the issues involving the female gender. but we also take a brief look at the publication of the screenplay genre as post-film physical “work” and the feasibility of its reading not only instructional but literary, as Vera L. Follain de Figueiredo considers.
Palavras-chave: O Céu de Suely
Karim Aïnouz
Narrativa fílmica
Roteiro
Intermidialidades
Love for sale
Karim Aïnouz
Film Narrative
Script
Intermidialities
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: GOUVÊA, Ketiley Pessanha de. “Gêneros” e(m) deslocamentos “Nos Céus” de Suely: a personagem feminina e o roteiro em diálogo com a Literatura. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21623
Data de defesa: 18-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística

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