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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21624
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Usos do aspecto verbal, em Português do Brasil, por falantes nativos de árabe: indicações para o ensino de Português como Segunda Língua |
Título(s) alternativo(s): | Uses of verbal aspect in Brazilian Portuguese by native speakers of Arabic: indications for teaching Portuguese as a second language |
Autor: | Oliveira, Cristiane Vieira Ribeiro de |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Alexandre do Amaral |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado inscreve-se na área de Ensino de Português Língua Não Materna, tendo como foco o ensino de português do Brasil a estrangeiros. Toma como objeto de estudo, especificamente, a construção da noção de aspectualidade verbal e seus usos por estrangeiros, falantes nativos de árabe, considerando os desafios experienciados por esses aprendizes por influência de sua língua materna. Tem como objetivo descrever as noções de aspectualidade na língua árabe e no português brasileiro; comparar as diferenças entre a noção de aspectualidade no árabe e no português brasileiro; identificar as dificuldades e analisar os usos da aspectualidade por aprendizes de português, falantes nativos de árabe; sistematizar as necessidades do público-alvo em relação ao aprendizado do aspecto verbal em língua portuguesa. Como parte dos procedimentos metodológicos, utiliza transcrição de reportagens publicadas em vídeos, coletadas de forma online da plataforma de compartilhamento de vídeos do Youtube. Sobre as bases teóricas que sustentam a presente pesquisa, utiliza estudos não exclusivamente dedicados aos estudos de Português Língua Não Materna (PLNM), que tratam de aspectualidade de modo mais geral. A partir disso, pensa a respeito de quais são as diferenças, em termos de proximidades e distanciamentos, entre as noções de aspectualidade nas línguas portuguesa e árabe; havendo distanciamento significativos, quais informações daí decorrentes são relevantes para que professores possam propor estratégias adequadas para o ensino da aspectualidade a falantes nativos de árabe; quais indicações, em termos didático-metodológicos, podem ser oferecidas a área de Ensino de Português como Segunda Língua de modo contribuir para a melhoria da proficiência de falantes nativos de árabe em português do Brasil |
Abstract: | This Master's Thesis is part of the area of Teaching Portuguese as a Non-Mother Tongue, focusing on the teaching of Brazilian Portuguese to foreigners. It takes as its object of study, specifically, the construction of the notion of verbal aspectuality and its uses by foreigners, speakers of Arabic, Considering the challenges experienced by these learners due to the influence of their mother tongue. It aims to describe the notions of aspectuality in Arabic and Brazilian Portuguese; compare the differences between the notion of aspectuality in Arabic and Brazilian Portuguese; identify the difficulties and analyze the uses of aspectuality by Portuguese learners, Arabic speakers; systematize the needs of the target audience in relation to learning verbal aspect in Portuguese. As part of the methodological procedures, it uses transcriptions of reports published in videos, collected online from the Youtube video sharing platform. Regarding the theoretical bases that support the present research, it uses studies not exclusively dedicated to Portuguese Non-Mother Tongue (PLNM) studies, which deal with aspectuality in a more general way. From this, it thinks about what are the differences, in terms of proximities and distances, between the notions of aspectuality in the Portuguese and Arabic languages; if there are significant distances, what information resulting from this is relevant for teachers to propose appropriate strategies for teaching aspectuality to Arabic speakers; what indications, in didactic-methodological terms, can be offered to the area of Teaching Portuguese as a Second Language in order to contribute to the improvement of the proficiency of Arabic speakers in Brazilian Portuguese |
Palavras-chave: | PLNM Português língua não materna Aspecto verbal Aspectualidade Falantes de árabe Português brasileiro Abordagem comunicativa Língua árabe Língua portuguesa - Brasil Língua portuguesa -Estudo e ensino – Falantes estrangeiros Língua portuguesa – Verbos Língua árabe – Verbos Portuguese as a non-native language Verbal aspect Aspectuality Arabic speakers Brazilian Portuguese Communicative approach |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Cristiane Vieira Ribeiro de. Usos do aspecto verbal, em português do Brasil, por falantes nativos de árabe: indicações para o ensino de português como segunda língua. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21624 |
Data de defesa: | 24-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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