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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21646
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Narrativas em movimentos instituintes de formação entre redes e coletivos docentes latino-americanos: diálogos freirianos em espaçostempos pandêmicos |
Título(s) alternativo(s): | Narrativas en la institución de movimientos formativos entre redes y colectivos docentes latinoamericanos: diálogos freirianos en espaciostiempos pandémicos |
Autor: | Trindade, Regina Aparecida Correia ![]() |
Primeiro orientador: | Araújo, Mairce da Silva |
Primeiro membro da banca: | Pontual, Pedro de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Prado, Guilherme do Val Toledo |
Terceiro membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira de Souza |
Quarto membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Resumo: | Esta tese de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). De caráter qualitativo, Esta pesquisa narrativa e (auto)biográfica tem como propósito tecer diálogos com narrativas produzidas por educadoras/res de coletivos docentes latino-americanos, sendo estes diálogos e narrativas o material empírico da pesquisa, elaboradas no contexto do ano de 2020, e mediatizadas por meio de encontros virtualizados, tendo a experiência pandêmica como uma questão problematizadora para a existência e para a ação docente. Como integrante da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita (REDEALE), e do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente, Relações Étnicorraciais (ALMEFRE), foi possível, no horizonte deste tempo pandêmico, estabelecer diálogos, compreendidos como investigativosformativos em espaços instituintes com as/os educadoras/es das redes peruanas Red Desenredando Nudos (REDENU), Rede Reflexionar, Proponer e Construir (reDiálogos) por meio do projeto intitulado Memórias da Quarentena: diálogos entre Brasil e Peru, bem como integrar a Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos, junto as educadoras/es representantes de 12 países da América Latina, em movimentos marcados pelo diálogo com referenciais freirianos. Como proposição de diálogo com as narrativas produzidas por educadores, docentes e compartilhados com/em encontros entre redes e coletivos docentes latino-americanos as mesmas são organizadas em temas/palavras geradoras, emergindo questões sobre o cotidiano, o corpo, os espaçostempos, sobre as situações limites impostas ao pensarfazer docente, sobre a importância das redes como espaços dialógicos formativos, sobre a língua e os territórios bem como sobre o sentirpensarnarrarformar. No percurso da pesquisa, foi possível perceber: a importância dos movimentos entre redes e coletivos docentes como espaços genuínos de formação, de deslocamentos e trocas de saberes; a potência mobilizadora e instituinte dos diálogos estabelecidos contrariando um tempo de isolamento e individualizações; a atualidade do legado freiriano frente aos complexos desafios impostos à educação, sobretudo a pública, intensificados nos tempos pandêmicos; o movimento latente e autogestionado das redes e coletivos docentes como viabilidades inéditas para pensar um mapa político pedagógico da América Latina. |
Abstract: | Esta tesis doctoral está vinculada al Programa de Posgrado Procesos Formativos y Desigualdades Sociales de la Facultad de Formación de Profesores de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ-FFP). De carácter cualitativo, esta investigación narrativa y (auto)biográfica pretende tejer diálogos con narrativas producidas por educadores/as de colectivos docentes latinoamericanos, siendo estas el material empírico de la investigación, elaborado en el contexto del año 2020, y mediado por medio de encuentros virtualizados, teniendo la experiencia de la pandemia como cuestión problematizadora para la existencia y para la acción docente. Como integrante de la Red de Profesores que Cuentan sobre Infancia, Alfabetización, Lectura y Escritura (REDEALE), y del Grupo de Investigación en Alfabetización, Memoria, Formación Docente, Relaciones Étnico-Raciales (ALMEFRE), fue posible, en el horizonte de este tiempo de pandemia, para establecer diálogos, entendidos como investigativos-formativos al instituir espacios con los educadores de las redes peruanas Red Desenredando Nudos (REDENU), Rede Reflexionar, Proponer e Construir (reDiálogos) a través del proyecto Memorias de la Cuarentena: diálogos entre Brasil y Perú, además de integrar la Red de Educadores Pedagógicos Realizados de América Latina, junto a educadores de 12 países latinoamericanos, en movimientos marcados por el diálogo con los referentes de Freire. Como propuesta de diálogo con las narrativas producidas por educadores, docentes y compartidas con/en encuentros entre redes y colectivos docentes latinoamericanos, se organizan en temas/palabras generadoras, preguntas emergentes sobre la cotidianidad, el cuerpo, los espacios-tiempos, sobre el límite situaciones impuestas sobre el pensamiento docente, sobre la importancia de las redes como espacios dialógicos formativos, sobre el lenguaje y los territorios, así como sobre el sentir, pensar, narrar, formar. En el transcurso de la investigación fue posible percibir: la importancia de los movimientos entre redes y colectivos docentes como espacios genuinos de formación, desplazamientos e intercambios de saberes; el poder movilizador e instituyente de los diálogos establecidos frente a un tiempo de aislamiento e individualización; la actualidad del legado de Freire frente a los complejos desafíos impuestos a la educación, en especial a la pública, intensificados en tiempos de pandemia; el movimiento latente y autogestionado de redes y colectivos docentes como posibilidades inéditas para pensar un mapa político pedagógico de América Latina. |
Palavras-chave: | Educación Redes de docentes latinoamericanos Pandemia Narrativas Paulo Freire Educação Redes docentes latino-americanas Pandemia Narrativas Paulo Freire |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | TRINDADE, Regina Aparecida Correia. Narrativas em movimentos instituintes de formação entre redes e coletivos docentes latino-americanos: diálogos freirianos em espaçostempos pandêmicos. 2023. 216 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21646 |
Data de defesa: | 27-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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