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Tipo do documento: Dissertação
Título: As vivências dos alunos com as árvores: um caminho para desenvolver a afetividade com as plantas
Título(s) alternativo(s): Student experiences with trees: a pathway to developing affection for plants
Autor: Biango, Renata Maria Almeida da Silva 
Primeiro orientador: Santos, Marcelo Guerra
Primeiro coorientador: Pinto, Luiz José Soares
Primeiro membro da banca: Santori, Ricardo Tadeu
Segundo membro da banca: Ursi, Suzana
Terceiro membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Quarto membro da banca: Klein, Denise Espellet
Resumo: As árvores são seres que enriquecem e compõem as paisagens, promovendo uma grande carga de afetividade nas pessoas. A interação com esses seres costuma ser mais intensa com as crianças, e é nesta fase da vida que as memórias afetivas são construídas, podendo permanecer por toda a vida. O espaço da escola é muito rico e proporciona aos alunos, através das aulas de Ciências, a oportunidade de interação com as plantas, levando a descoberta de novas sensações, impressões e sentimentos, além da possibilidade de se trabalhar a impercepção botânica. Neste sentido, este estudo analisa a vivência que os alunos do Ensino Fundamental II possuem com as árvores e o seu potencial para o Ensino de Ciências. Os participantes da pesquisa foram alunos do 6.º ano do ensino fundamental II de uma Escola Municipal em Itaboraí, Rio de Janeiro. Foi utilizada a metodologia observacional, e as seguintes atividades foram desenvolvidas: (1) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as árvores e identificação da vivência e relação dos alunos com árvores; (2) Minha árvore favorita; (3) Adotando uma árvore. A maioria dos alunos definiu árvore como plantas alimentícias, que produzem principalmente frutos. Eles também relataram ter árvores em casa, assim como já ter plantado uma, e associaram a importância delas aos serviços ecossistêmicos de regulação e de provisão. A maior parte dos alunos afirmou que a árvore é um ser vivo, e declarou já ter abraçado ou beijado uma árvore. As frutíferas foram às árvores favoritas desenhadas pelos alunos. A adoção de uma árvore e a atribuição de um nome (não científico ou popular) potencializou a empatia e o maior vínculo aluno-planta. Esses resultados demonstraram semelhanças na forma que cada aluno associa, descreve, identifica e pensa sobre as árvores. Embora as respostas sejam parecidas, pôde-se perceber uma particularidade nelas. As vivências e experiências trazidas pelos alunos foram muito ricas e, quando estimuladas e trabalhadas através das atividades propostas, elas se tornaram grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem da Botânica.
Abstract: Trees are living beings that adorn and enrich our landscapes, inspiring our affection. Children often have an intense connection with trees, and it is in this stage phase of life that affective, and potentially lifelong, memories are developed. School is a stimulus-rich environment that, through science classes, gives students the opportunity to interact with plants and discover new sensations, impressions, and feelings, and to address botanical imperception. In this respect, the present study analyzes the experience of middle school students with trees and the potential of these plants in science learning. Participants were students in their first year of middle school at a public school in Itaboraí, Rio de Janeiro state, Brazil. The observational methodology was used, and the following activities were carried out: (1) Establishing students’ prior knowledge of trees and their experience and relationship with these plants; (2) My favorite tree; (3) Adopting a tree. Most of the students defined trees as food plants that produce mainly fruit. They also reported having trees at home, having planted one before, and associated their importance with supplying regulating and provisioning ecosystem services. The majority of students stated that trees are living beings and reported having kissed or hugged a tree, with fruit trees cited as particular favorites. Adopting a tree and giving it an everyday (not scientific or common) name encouraged greater empathy and a better student-plant bond. These results demonstrated similarities in how each student associates, describes, identifies, and thinks about trees, and although the answers given were similar, they were still unique. The students shared a rich array of experiences and, when stimulated and encouraged through the proposed activities, became strong allies in the botany teaching-learning process.
Palavras-chave: Conhecimentos prévios
Metodologia observacional
Recurso didático
Impercepção botânica
Experiências multissensoriais
Prior knowledge
Observational method
Didactic resource
Botanical imperceptions
Multisensory experiences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: Biango, Renata Maria Almeida da Silva. A vivência dos alunos com as árvores: um caminho para desenvolver a afetividade com as plantas. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21647
Data de defesa: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade



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