Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21667
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Para uma poética do samba-enredo: teoria, literatura e história |
Título(s) alternativo(s): | Hacia una poética del samba-enredo: teoría, literatura e historia. |
Autor: | Paula, Célia Regina Silva de |
Primeiro orientador: | Oliveira , Paulo Cesar Silva de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Norma Sueli Rosa |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Claudio do Carmo |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral mapear as condições de produção, materialização e recepção do samba-enredo estudadas no tempo-espaço histórico, e propõe uma “poética do samba-enredo”, que difere esta forma literária das demais poéticas teorizadas. Em seguida, problematiza-se a forma samba-enredo e suas especificidades para compreendê-la como espécie literária. O lugar ocupado pelo samba-enredo no campo artístico-literário e as relações sócio históricas que definem seu posicionamento na cena cultural brasileira nos orienta no sentido de estabelecer uma teoria que dê conta do fenômeno samba-enredo, partindo de seu percurso histórico, que vai das origens ao surgimento, desenvolvimento, consolidação e atualidade para pensar teoricamente suas estruturas textuais. Com essa finalidade, o estudo de obras da Teoria Literária, especialmente as que tratam das questões de gênero e da Historiografia visam a estabelecer as relações entre obra e forma literária em suas interações no campo sociocultural. Pensa-se não somente a estrutura dos versos, mas também as formas de produção cultural e interação social, o que revela uma poética através das práticas coletivas que a configuram: parte-se do enredo partilhado pela comunidade à realização final na avenida. Neste sentido, este trabalho se concentra na materialidade do texto, sem desconhecer o percurso social desta produção. Ao longo da dissertação, analisa-se uma seleção de obras de períodos diversos, para discutir como o samba-enredo se comporta no tempo-espaço histórico e no contato com os fenômenos sociais que marcaram seu percurso. Com isso, o estudo crítico faz jus à problematização do samba-enredo no campo literário, avançando no entendimento de sua forma, o que justifica a pesquisa e mostra sua relevância. |
Abstract: | Esta tesis doctoral tiene como objetivo general mapear las condiciones de producción, materialización y recepción del samba-enredo estudiado en el espacio-tiempo histórico, y propone una “poética” del samba-enredo, que difiere esta forma literaria de las otras poéticas ya teorizadas. A continuación, se problematiza la forma samba-enredo y sus especificidades para entenderla como una especie literaria. El lugar ocupado por la samba-enredo en el campo artístico-literario y las relaciones socio-históricas que definen su posicionamiento en la escena cultural brasileña, nos orienta hacia el establecimiento de una teoría que da cuenta del fenómeno samba-enredo, a partir de su trayectoria histórica, que va desde sus orígenes hasta su aparición, desarrollo, consolidación y actualidad para pensar teóricamente sobre sus estructuras textuales. Para ello, el estudio de obras de Teoría Literaria, especialmente aquellas que abordan cuestiones de género, y de Historiografía pretenden establecer las relaciones entre obra y forma literaria en sus interacciones en el campo sociocultural. No sólo se considera la estructura de los versos, sino también las formas de producción cultural y de interacción social, lo que revela una poética a través de las prácticas colectivas que la configuran: se parte desde la trama compartida por la comunidad hasta la realización final en la avenida. En este sentido, este trabajo se centra en la materialidad del texto, sin desconocer la trayectoria social de esta producción. A lo largo de la disertación se analiza una selección de obras de diferentes épocas, para discutir cómo se comporta la samba-enredo en el tiempo-espacio histórico y en contacto con los fenómenos sociales que marcaron su trayectoria. Con esto, el estudio crítico hace justicia a la problematización de la samba-enredo en el campo literario, avanzando en la comprensión de su forma, lo que justifica la investigación y muestra su relevancia. |
Palavras-chave: | Samba-enredo Teoría Literatura Historia Samba-enredo Teoria Literatura História |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | PAULA, Célia Regina Silva de. Para uma poética do samba-enredo: teoria, literatura e história. 2023. 98 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21667 |
Data de defesa: | 4-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Célia Regina Silva de Paula - 2023 - Completa.pdf | Documento principal | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Célia Regina Silva - 2023.pdf | Anexos | 382,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
CRN - Célia Regina Silva de Paula - 2023.pdf | Anexos | 385,53 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.