Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21670
Tipo do documento: Dissertação
Título: Docência e inclusão: viagem pelas narrativas de experiências curriculares no apoio educacional especializado, em pandemia
Autor: Barbosa, Evelin Mariana Claro 
Primeiro orientador: Garcia , Alexandra
Primeiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Goretti Andrade
Terceiro membro da banca: Ferreira, Arthur Vianna
Resumo: A pesquisa, apresentada como uma viagem pela experiência (LARROSA, 2014), problematiza os sentidos que emergem das narrativas (PASSEGGI, 2016) de professoras de apoio educacional especializado da cidade de Niterói ao conversar sobre produções curriculares (GARCIA, 2015) possíveis no período de 2020 e 2021, em que vivemos o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Aproxima-se político-epistemologicamente das pesquisas com os cotidianos escolares (ALVES, 2001, 2008) e assume as conversas como princípio metodológico para o trabalho com narrativas (GARCIA; RODRIGUES; GONÇALVES, 2018; PASSEGGI, 2016). O texto está enredado pela reflexividade narrativa autobiográfica (PASSEGGI, 2021) da autora e entende as narrativas docentes como caminhos que corroboram pensar currículos como produções cotidianas de sentidos (GARCIA, 2015), mobilizando desinvizibilizações de resistências às centralizações curriculares presentes em políticaspráticas inclusivas das escolas públicas que integram a pesquisa.
Abstract: The research, presented as a journey through experience (LARROSA, 2014), problematizes the meanings that emerge from the narratives (PASSEGGI, 2016) of specialized educational support teachers in the city of Niterói when talking about curricular productions (GARCIA, 2015) possible in the period of 2020 and 2021, in which we are experiencing the social isolation caused by the covid-19 pandemic. It is politically-epistemologically close to the researches about everyday school life (ALVES, 2001, 2008) and assumes conversations as a methodological principle for working with narratives (GARCIA; RODRIGUES; GONÇALVES, 2018; PASSEGGI, 2016). The text is entangled by the author's autobiographical narrative reflexivity (PASSEGGI, 2021) and understands the teaching narratives as paths that corroborate thinking about curricula as everyday productions of meanings (GARCIA, 2015), mobilizing the move out-of-invisibility of resistances to the curricular centralizations present in inclusive practical policies from the public schools that integrate the research.
Palavras-chave: Resumes
Inclusive education
Teaching narratives
Experiences
Covid-19 pandemic
Currículos
Educação inclusiva
Narrativas docentes
Apoio educacional especializado
Pandemia da covid-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: BARBOSA, Evelin Mariana Claro. Docência e inclusão: viagem pelas narrativas de experiências curriculares no apoio educacional especializado, em pandemia. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21670
Data de defesa: 5-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.