Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21671
Tipo do documento: Dissertação
Título: EJA: Diálogos entre crenças e ações de uma professora de Inglês
Título(s) alternativo(s): Dialogues between an English teacher’s beliefs and actions
Autor: Vieira, Natália Pereira 
Primeiro orientador: Gomes, Gysele da Silva Colombo
Primeiro membro da banca: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Jordão, Clarissa Menezes
Resumo: Pesquisas em Linguística Aplicada tem demonstrado preocupação com a relação entre crenças dos professores de línguas e suas práticas pedagógicas (Barcelos, 2000, 2006; Borg, 2003; Coelho, 2011; Gimenez, 1994, 2005; Vieira-Abrahão, 2006; Godoy, 2020). No presente estudo o foco recai no ensino de Jovens e Adultos - EJA (Lima, 2011; Cortada, 2009). Nele tenho como objetivo buscar entendimentos sobre o construto crenças e sua relação com minha prática de ensino. Nesse viés, lanço meu olhar sobre minhas atitudes e tomadas de decisão colocando em questão os papéis que professores e aprendizes, representamos na sociedade nas interações intrapessoais e interpessoais. Destaco meu papel social de professora de inglês no contexto da EJA, em uma escola vinculada à rede municipal da cidade de São Gonçalo, situada no estado do Rio de Janeiro, em um pesquisa qualitativa (Denzin; Lincoln, 2007; Minayo, 1994; Severino; 2002) com traços auto etnográficos (Adams; Ellis; Jones, 2015, p.47 apud Olmos-López; Tusting, 2020, p. 272) que está inserida no campo da Linguística Aplicada e apresenta referencial teórico com base nos estudos existentes sobre crenças (Pajares, 1992; Woods, 1993, 1996; Barcelos, 2001, 2004, 2006; Perina, 2003; Coelho, 2006). Os registros foram gerados por meio de planejamentos de aula, diários reflexivos e na interpretação desses registros foram criadas narrativas visuais como forma de enriquecimento da análise. Os resultados sugerem que minhas atitudes em sala de aula possuem relação direta com as minhas crenças. Foi possível observar minhas crenças centrais (Dewey, 1933; Barcelos, 2007) e periféricas (Pajares, 1992), além do caráter paradoxal e contraditório (Barcelos; Kalaja; 2003) de algumas delas. Os resultados destacam a importância da reflexividade (Schön, 1983, 1992; Dewey, 1933) no processo de formação dos professores, uma vez que a partir da busca por entendimentos acerca de minhas próprias crenças seja possível a ressignificação de minha prática no ensino de LI na escola pública.
Abstract: Research in Applied Linguistics has demonstrated concern with the relationship between language teachers' beliefs and their pedagogical practices (Barcelos, 2000, 2006; Borg, 2003; Coelho, 2011; Gimenez, 1994, 2005; Vieira-Abrahão, 2006; Godoy, 2020). In the present study the focus is on teaching Young People and Adults - EJA (Lima, 2011; Cortada, 2009). In it, I aim to seek understanding about the construct of beliefs and their relationship with my teaching practice. In this sense, I look at my attitudes and decision-making, questioning the roles that teachers and learners play in society in intrapersonal and interpersonal interactions. I highlight my social role as an English teacher in the context of EJA, in a school linked to the municipal network in the city of São Gonçalo, located in the state of Rio de Janeiro, in a qualitative research (Denzin; Lincoln, 2007; Minayo, 1994; Severino; 2002) with autoethnographic features (Adams; Ellis; Jones, 2015, p. 47 apud Olmos-López; Tusting, 2020, p. 272) which is inserted in the field of Applied Linguistics and presents a theoretical framework based on existing studies on beliefs (Pajares, 1992; Woods, 1993, 1996; Barcelos, 2001, 2004, 2006; Perina, 2003; Coelho, 2006). The records were generated through lesson planning, reflective diaries and in the interpretation of these records, visual narratives were created as a way of enriching the analysis. The results suggest that my attitudes in the classroom are directly related to my beliefs. It was possible to observe my central (Dewey, 1933; Barcelos, 2007) and peripheral (Pajares, 1992) beliefs, in addition to the paradoxical and contradictory character (Barcelos; Kalaja; 2003) of some of them. The results highlight the importance of reflexivity (Schön, 1983, 1992; Dewey, 1933) in the teacher training process, since through the search for understandings about my own beliefs it is possible to re-signify my practice in teaching IL in public school.
Palavras-chave: crenças
reflexão
EJA
professor
inglês
beliefs
reflexivity
EJA
teacher
english
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: VIEIRA, Natália Pereira. EJA: Diálogos entre crenças e ações de uma professora de Inglês. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21671
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.