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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21681
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fisionomias das infâncias contemporâneas na cibercultura: crianças em vídeos virais |
Título(s) alternativo(s): | Physionomy of contemporary childhoods: children in viral videos |
Autor: | Silva, Perseu Pereira da |
Primeiro orientador: | Pereira, Rita Ribes |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Adriana Hoffman |
Segundo membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Resumo: | Como objetivo central, esta dissertação se propõe a pensar: quais as fisionomias das infâncias na cibercultura, especificamente em vídeos virais do YouTube? Desta forma, esta dissertação está organizada em 6 partes. Começando pela apresentação “As redes que me trouxeram até aqui”, sigo para o primeiro capítulo, “Acessando a cibercultura”, buscando problematizar e conceituar a cibercultura, as infâncias, o YouTube e os vídeos virais, fazendo surgir desse contexto fisionomias possíveis na contemporaneidade. No capítulo 2, “Desviar, flanar e colecionar na cibercultura: tudo chega sem precisar sair”, trago a metodologia e os procedimentos metodológicos criados para a realização desta pesquisa. O ciberflâneur pesquisador e o colecionador aparecem como figuras centrais nesse processo, permitindo chegar também aos desvios que a pesquisa me impôs. Assim, trago os achados que encontrei nesse percurso caracterizando outras fisionomias das infâncias. No capítulo 3, “Que infâncias você vê? – As fisionomias de uma época em vídeos da vida cotidiana”, trabalho com os primeiros vídeos que compõe o corpus desta pesquisa, provocando reflexões sobre os temas centrais desta dissertação, já apresentados no capítulo 1. Com eles, fazemos surgir desmembramentos dessas discussões necessários para compreender a cibercultura, como por exemplo, o mercado, o marketing e o consumo, o vídeo react e os memes. Isto nos permite perceber mais fisionomias contemporâneas. O quarto capítulo, “Mosaico de fisionomias”, é uma junção de algumas fisionomias contemporâneas. Elas surgem do trabalho de análise dos vídeos e de outros elementos, como os comentários. São criadas numa interlocução com a figura do voyeur e com personagens da literatura: a Grete Samsa, de Franz Kafka; o medieval Bobo da Corte, recriado pelo cartunista Ruis; e a Mafalda, de Quino. Por último, no sexto capítulo “Para cair em outras redes”, alguns fios que se conectam e outros que não a partir do que emergiu na pesquisa. Em todos os capítulos, fisionomias vão aparecendo. Como não são fixas, por vezes, é difícil apreendê-las. Mas, estão nesta dissertação materializadas para nos ajudar a entender a contemporaneidade das infâncias. |
Abstract: | As a central objective, this dissertation proposes to think: what are the faces of childhood in cyberculture, specifically in viral videos on YouTube? This dissertation is organized into 6 parts. Starting with the presentation “The networks that brought me here”, I follow to the first chapter, “Accessing Cyberculture”, seeking to problematize and conceptualize cyberculture, childhood, YouTube and viral videos, making possible physiognomies appear in this context in contemporary times. In chapter 2, “Flanking, diverting and collecting in cyberculture: everything comes without having to leave”, I bring the methodology and methodological procedures created for this research. The researcher cyberflaneur and the collector appear as central figures in this process, also allowing to reach the deviations that the study imposed on me. I bring the findings that I found in this path characterizing other childhood physiognomies. In chapter 3, “What childhoods do you see? - The countenances of an era in videos of daily life”, I work with the first videos that make up the corpus of this research, provoking reflections on the central themes of this dissertation, already presented in chapter 1. With them, we dismember these discussions necessary for understanding cyberculture, such as business, marketing and consumption, video react and memes. Allowing us to perceive more contemporary physiognomies. The fourth chapter, “Mosaic of Physiognomies”, is a junction of some contemporary physiognomies. They come from the work of analyzing videos and other elements such as comments. They are created in a dialogue with the figure of the voyeur and with characters from literature: Franz Kafka's Grete Samsa; the medieval Jester, recreated by cartoonist Ruis; and Mafalda, from Quino. Finally, in the sixth chapter “To fall into other networks,” some wires that connect and others not from what emerged in the research. In every chapter, physiognomies are appearing. As they are not fixed, it is sometimes difficult to grasp them. But they are materialized in this dissertation to help us understand the contemporaneity of childhoods. |
Palavras-chave: | Fisionomias Infâncias Vídeos virais YouTube Cibercultura Physiognomies Childhood Viral videos YouTube Cyberculture |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Perseu Pereira da. Fisionomias das infâncias contemporâneas: crianças em vídeos virais. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21681 |
Data de defesa: | 21-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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