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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Eu tô observando! Agora eu também sou da natureza!” Diálogos entre Observação de Aves e Percepção Ambiental na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): “I'm watching! Now I am also from nature!” Dialogues between Birdwatching and Environmental Perception in Basic Education
Autor: Pereira, Érika de Freitas 
Primeiro orientador: Santori , Ricardo Tadeu
Primeiro membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Segundo membro da banca: Vilela, Mariana Lima
Resumo: Pesquisas sobre percepção ambiental vêm sendo realizadas desde a década de 1970, a partir da Psicologia Ambiental e posteriormente por outras áreas de conhecimento, como a Geografia Humanística, a Filosofia, a Arquitetura e o Urbanismo, constituindo-se, dessa forma, como um campo transdisciplinar. Marin (2007) destaca a importância de uma maior exploração do tema pela Educação Ambiental e enfatiza as bases fenomenológicas da percepção ambiental, a qual articula aspectos cognitivos, sensoriais, sociais, culturais e afetivos. Segundo Tuan (1980), a percepção está na base da construção de atitudes e valores comprometidos com o ambiente, e deve ser trabalhada visando a superação de problemas ambientais. A presente pesquisa propôs a prática da observação de aves como estratégia para estimular a percepção ambiental de alunos do Colégio Estadual Professora Zélia dos Santos Cortes, no município de Nova Friburgo, RJ. Para tanto, foi escolhido um grupo de alunos que já havia praticado a observação de aves, em duas experiências anteriores, nos anos de 2018 e 2019. A pesquisa se desenvolveu em três etapas, no ano de 2022: uma roda de conversa para coletar as memórias das vivências anteriores; uma atividade de campo para observação de aves no Parque Estadual dos Três Picos, município de Cachoeiras de Macacu (RJ), e uma segunda roda de conversa para captar as impressões dos participantes após essa nova atividade de campo. A metodologia de coleta de dados foi a Roda de Conversa, com gravação e posterior transcrição dos diálogos, e os dados foram trabalhados segundo a metodologia da Análise de Conteúdo. Foram produzidos 20 quadros, a partir de contextos que foram debatidos nas rodas de conversa. Os assuntos desenvolvidos dentro de cada unidade de contexto foram transformados em unidades de análise, às quais foram categorizadas num processo indutivo. As categorias foram descritas, interpretadas e exemplificadas segundo uma abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que a observação de aves pode ser utilizada como uma estratégia capaz de estimular os múltiplos aspectos que compõem o fenômeno perceptivo, como o cognitivo, o social, o afetivo, o sensorial e o estético, podendo contribuir efetivamente para o trabalho pedagógico no campo da educação ambiental.
Abstract: Researches on environmental perception have been conducted since the 1970s, initially from Environmental Psychology and susequently by other areas of knowledge, such as Humanistic Geography, Philosophy, Architecture and Urbanism, thus constituting itself as a transdisciplinary field. Marin (2007) highlights the importance of a greater exploration of the topic by the Environmental Education and emphasizes the phenomenological basis of environmental perception, which articulates cognitive, sensory, social, cultural and affective aspects. According to Tuan (1980), perception is at the basis of the construction of attitudes and values commited to the environment, and must be worked on aiming the overcoming of environmental problems. The present research proposed a practice of birdwatching as a strategy to stimulate environmental perception of students at Colégio Estadual Professora Zélia dos Santos Cortes, in the municipality of Nova Friburgo, RJ. For this purpose, a group of students who had previously practised birdwatching in two experiences, in 2018 and 2019, were chosen. The research was developed in three stages, in 2022: a conversation circle to collect the memories of the previous experiences, a field activity for birdwatching in the Três Picos State Park, municipality of Cachoeiras de Macacu, RJ, and a second conversation circle to capture the participants’ impressions after this new field activity. The data collection methodology was the Conversation Circle, with recording and subsequent transcription of the dialogues, and the data was worked according to the Content Analysis methodology. 20 charts were produced, based on contexts that were previously discussed in the conversation circle. The subjects developed within each unit of context were transformed into units of analysis, which were categorized in an inductive process. The categories have been described, interpreted and exemplified accordind to a qualitative approach. The results showed that birdwatching can be used as a strategy capable of stimulating the multiple aspects that make up the perceptive phenomenon, such as cognitive, social, affective, sensory and aesthetic, thus being able to contribute effectively to the pedagogical work in the area of environmental education.
Palavras-chave: percepção ambiental
observação de aves
educação ambiental
educação básica
atividade de campo
environmental perception
birdwatching
environmental education
basic education
field activity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: PEREIRA, Érika de Freitas. “Eu tô observando! Agora eu também sou da natureza!” Diálogos entre Observação de Aves e Percepção Ambiental na Educação Básica. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21686
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade



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