Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21701
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura
Título(s) alternativo(s): Inspiration and authorship at fanfiction creation in Cyberculture.
Autor: Viana, Yasmin do Nascimento 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Velloso, Luciana
Segundo membro da banca: Pimentel, Carmen
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles
Resumo: Esta dissertação de mestrado, chamada Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura, tem como objetivo compreender o gênero literário fanfic como práticas de autorias entre fãs no contexto da Cibercultura. Para isso, trazemos as seguintes questões de pesquisa: Como os fãs estão produzindo fanfics atualmente? Quais práticas metodológicas são apropriadas para quem pesquisa fanfics? Como as fanfics podem criar redes de autorias entre os estudantes? É na busca de dessas compreensões que optamos como metodologia a bricolagem da ciberpesquisa-formação com os cotidianos. Buscamos estudar sobre os cotidianos desses fãs e os ‘conhecimentossignificações’ criados por eles. O nosso campo de pesquisa foi uma escola da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, situada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Temos como ‘praticantespensantes’ desta pesquisa jovens estudantes do primeiro ano do Curso Normal (Formação de Professores) e a professora que lecionava a disciplina Língua Portuguesa e Literatura. Como dispositivos de pesquisa, optamos por criar o site/aplicativo Wattpad para a publicação das narrativas e suas respectivas leituras e comentários, assim como as rodas de conversa em que contamos sobre as nossas experiências nesta atividade. Para este estudo, trazemos um pouco do universo das fanfics, com detalhes sobre esses espaços de leitura entre fãs, os dialetos próprios desses ambientes, assim como um apanhado histórico do surgimento das fanfics no Brasil e no mundo. Nesta dissertação, compreendemos a necessidade do reconhecimento da leitura e da escrita de fanfics como um meio de aprendizagens diversas. Percebemos, aqui, que o significado de autoria se modifica constantemente nos ciberespaços frequentados pelos fãs e o quanto os fãs se inspiram através de seus ídolos e obras admiradas, mas também como se inspiram em si mesmos para suas criações. Nossa pesquisa nos revela como as juventudes escrevem, mas em espaços ainda desconhecidos por muitos educadores e escolas que ainda seguem um modelo hegemônico de leitura e escrita. É na compreensão das práticas culturais das juventudes que encontramos meios de criarmos uma educação outra, que seja interessante, também, para as novas gerações que ocupam os espaços escolares na atualidade.
Abstract: This master’s degree thesis, called Inspiration and authorship at fanfiction creation in Cyberculture, has the goal of understanding the fanfiction literary genre as autorship practices among fans in the context of Cyberculture. For that we bring up the following questions in this research: how are fans making fanfictions nowadays? What metodological practices are appropriate for fanfiction researchers? How can fanfictions create autorship networks among students? It is seeking these understandings in which we opted for the bricolage of cyber- research-formation with everyday lives as a methodology. We seek to study the everyday lives of these fans and the ‘knowledgessignifications’ created by them. Our case study was public Rio de Janeiro state school, located in Nova Iguaçu, in Baixada Fluminense. We have, as this research’s ‘practicionerthinkers’, young students of the first year of the Normal Course (teachers’ formation) and the teacher who lectures Portuguese language studies and literature. As means of research, we opted to create the Wattpad site/app for posting the narratives and its respectives readings and comments, as such as the discussion tables in which we discuss our experiences in this activity. For this study, we bring up a bit of the fanfiction universe, in details about these reading spaces among fans, the own dialects running in these places, as well as a little of the history behind the fanfiction scene in Brazil and the world. In this thesis, we understand the need of recognizing fanfiction reading and writing as a diverse learning way. We realize here, that, the meaning of autorship constantly changes in cyperspaces visited by fans and how they inspire themselves in their idols and favorite works, but how they also get inspired by themselves for their creations. Our research reveals how the youth writes, although in unkown spaces for a lot of educators and how schools still follow a hegemonic model of reading and writing. It is by comprehending the youth’s cultural practices in which we find out new means of creating a new education, that can be interesting as well for the new generations attending school spaces nowadays.
Palavras-chave: Fanfiction
Cibercultura
Ciberpesquisa-formação
Cotidianos
Fanfiction
Cyberculture
Cyber-research-formation
Everyday life
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: VIANA, Yasmin do Nascimento. Inspirações e autorias nas criações das fanfics na Cibercultura. 2024. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21701
Data de defesa: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.