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Tipo do documento: Dissertação
Título: A explicitação da ironia por intermédio da expressão “só que não” em textos digitais: um estudo sobre a confluência entre estratégia de concessão e ironia a partir da perspectiva polifônica
Título(s) alternativo(s): L’explicitation de l’ironie à travers l’expression « só que não » dans les textes numériques : une étude sur la confluence entre stratégie de concession et ironie dans une perspective polyphonique
Autor: Rosa, Júlia Andrade da Silva 
Primeiro orientador: Conforte, André Nemi
Primeiro membro da banca: Dominguez, Michelle Gomes Alonso
Segundo membro da banca: Coelho, Fabio André Cardoso
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a explicitação da ironia, por intermédio da expressão “só que não”, especialmente em textos reproduzidos na rede social Twitter. Com isso, busca-se investigar, nesta pesquisa, o movimento que a explicitação faz em um enunciado irônico, considerando-se a relação entre a ironia e a estratégia de concessão. Considerando-se que a expressão “só que não” foi criada na internet, o corpus de análise consistirá em tuítes que contenham o explicitador em todas suas formas encontradas: enquanto sintagma, sigla e hashtag. O arcabouço teórico se baseia na Teoria Polifônica de Oswald Ducrot (1987 e 1990), cujo trabalho explica conceitos como a multiplicidade de vozes de um enunciado, elementos como enunciador e locutor, além da ironia como polifonia. Juntamente a isso, será estudada a estratégia de concessão para que se explique a solução de explicitador de ironia. Os estudos de concessão se baseiam nas definições de Azeredo (2011), Cunha e Cintra (2017) e Koch (2004), além de contar com reflexões de Oliveira (2000). A partir destas definições, a pesquisa será desenvolvida, uma vez que um texto irônico se constitui de um enunciado que exprime um ponto de vista contrário a um ponto de vista do locutor e a estratégia de concessão consiste na apresentação de um argumento contrário à tese não para reforçá-la imediatamente, mas para enfraquecê-lo e, consequentemente, reforçá-la
Abstract: Ce travail vise à étudier l'explicitation de l'ironie, à travers l'expression « só que não », notamment dans les textes reproduits sur le réseau social Twitter. Avec cela, nous cherchons à étudier, dans cette recherche, le mouvement que fait l'explicitation dans un énoncé ironique, en considérant la relation entre l'ironie et la stratégie de concession. Étant donné que l’expression « só que não » a été créée sur Internet, le corpus d’analyse sera constitué de tweets contenant l’explicitation sous toutes ses formes trouvées : sous forme de phrase, d’acronyme et de hashtag. Le cadre théorique est basé sur la théorie polyphonique d'Oswald Ducrot (1987 et 1990), dont les travaux expliquent des concepts tels que la multiplicité des voix dans un énoncé, des éléments tels que l'énonciateur et le locuteur, ainsi que l'ironie comme polyphonie. Parallèlement à cela, la stratégie de concession sera étudiée pour expliquer la solution de l’ironie explicite. Les études de concession s'appuient sur les définitions d'Azeredo (2011), Cunha et Cintra (2017) et Koch (2004), en plus, des réflexions d'Oliveira (2000). Sur la base de ces définitions, la recherche sera développée, puisqu'un texte ironique consiste en un énoncé qui exprime un point de vue contraire au point de vue du locuteur et la stratégie de concession consiste à présenter un argument contraire à la thèse pour ne pas le renforcer immédiatement, mais pour l’affaiblir et par conséquent le renforcer
Palavras-chave: Explicitação
Ironia
Enunciação polifônica
Estratégia de concessão
Discurso
Análise do discurso
Twitter (Rede social on-line)
Língua portuguesa – Palavras e expressões
Explicitation
Ironie
Énonciation polyphonique
Stratégie de concession
Le discours
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ANDRADE, Júlia Andrade da Silva. A explicitação da ironia por intermédio da expressão “só que não” em textos digitais: um estudo sobre a confluência entre estratégia de concessão e ironia a partir da perspectiva polifônica. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21712
Data de defesa: 31-Jan-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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