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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21725
Tipo do documento: Dissertação
Título: As propostas do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro e o uso de materiais concretos (1975-1985)
Título(s) alternativo(s): The proposals of the Rio de Janeiro Curriculum Laboratory and the use of concrete materials (1975-1985)
Autor: Nascimento, Dayene de Souza 
Primeiro orientador: França, Denise Medina de Almeida
Primeiro membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Maciel, Paulo Roberto Castor
Resumo: O objetivo deste trabalho é mapear as atividades para as séries iniciais do curso primário, envolvendo materiais concretos, nas publicações do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro, elaboradas pela equipe da Secretaria Estadual de Educação no período da existência do Laboratório (1975-1985), a fim de caracterizar elementos dos saberes sistematizados com o uso de material concreto (todo e qualquer acessório didático que auxilie na aprendizagem). Para isso, foram analisados Dissertações, Teses, Artigos, e coletados documentos referentes ao tema no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina selecionando-se, assim, alguns impressos pedagógicos do Laboratório de Currículos para análise. O processo também englobou o cotejamento com documentos referentes à fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, bem como documentos referentes à Legislação educacional do período. Na articulação das questões, fez-se uso da abordagem da História Cultural, em especial as concepções de Certeau a respeito da operação historiográfica. Com esse exercício, buscou-se indicar de que maneira os materiais foram apresentados, suas orientações e os saberes sistematizados a partir do uso deles. Dessa forma, a questão norteadora é: quais saberes para ensinar, emergem das orientações para utilização de materiais concretos nestas publicações? Ou, mais especificamente, quais são os saberes sistematizados com o uso de dispositivos didáticos? Por fim, esse estudo permitiu perceber, que os materiais eram mais frequentemente indicados nos impressos voltados para as primeiras séries, e que os saberes atrelados ao uso de materiais concretos são em geral, os que envolvem lógica, topologia e conjuntos.
Abstract: The aim of this work is to map the activities for the early primary school grades, involving concrete materials, in the publications of the Curriculum Laboratory of the State of Rio de Janeiro, prepared by the team of the State Department of Education during the period of the Laboratory's existence (1975-1985), in order to characterize elements of systematized knowledge with the use of concrete material (any didactic accessory that aids learning). To do this, we analyzed dissertations, theses and articles, and collected documents on the subject from the Institutional Repository of the Federal University of Santa Catarina. This led to the selection of some of the Curriculum Laboratory's teaching materials for analysis. The process also involved comparing documents relating to the merger of the states of Guanabara and Rio de Janeiro, as well as documents relating to the educational legislation of the period. In articulating the issues, we used the approach of Cultural History, Certeau's conceptions of the historiographical operation. With this exercise, we sought to indicate how the materials were presented, their guidelines and the knowledge systematized from their use. Thus, the guiding question is: what teaching knowledge emerges from the guidelines for using concrete materials in these publications? Or, more specifically, what knowledge is systematized through the use of teaching aids? Finally, this study allowed us to understand that the materials were most frequently indicated in printed materials aimed at the first grades, and that the knowledge linked to the use of concrete materials is generally, those involving logic, topology and sets.
Palavras-chave: Laboratório de currículos do Rio de Janeiro
Reformulação curricular
História da educação
Materiais concretos
Rio de Janeiro curriculum laboratory
Curriculum reformulation
History of education
Concrete materials
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Dayene de Souza. As propostas do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro e o uso de materiais concretos (1975-1985). 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21725
Data de defesa: 17-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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