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Tipo do documento: Tese
Título: Formação em jornalismo: um estudo de projetos pedagógicos e práticas comunicacionais em diferentes regiões brasileiras
Título(s) alternativo(s): Journalism Education: a study of pedagogical projects and communication practices in different Brazilian regions
Autor: Pereira, Antonia Alves 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cintia Sanmartin
Segundo membro da banca: Santos, Janaíne Kronbauer dos
Terceiro membro da banca: Rosa, Rosane
Quarto membro da banca: Pasti, André Buonani
Resumo: Esta tese cartografa o ecossistema formativo jornalístico a partir dos projetos pedagógicos e das práticas comunicacionais de 26 cursos de Jornalismo, de instituições públicas e privadas, das cinco regiões brasileiras, observados entre 2020 e 2023. Partimos das “práticas pedagógico-comunicacionais”, que se baseiam na ação dialógica de Paulo Freire e nos ecossistemas comunicativos de Jesús Martín-Barbero para localizá-las no “território usado” de Milton Santos. Fundamentada nesses autores e em referencial teórico-metodológico que inclui as diretrizes curriculares e extensionistas (Brasil, 2013, 2018), os estudos de cidades e regiões (IBGE, 2017, 2020), a Agenda 2030 (ONU, 2015), bem como o ensino de jornalismo, os projetos pedagógicos e entrevistas com coordenadores de cursos, esta investigação analisa como os cursos podem contribuir para o desenvolvimento local e regional e enfrentar dilemas sociais em diversos territórios. A pesquisa usou uma combinação de métodos, como o mapa das mutações contemporâneas, a entrevista compreensiva, os estudos comparados e a análise documental (Martín-Barbero, 2017; Kaufmann, 2013; Esser; Hanitsch, 2012; Moreira, 2008, 2017). As disciplinas, as práticas laboratoriais e as ações extensionistas presentes nos projetos foram confirmadas pelos coordenadores e apontaram uma prática de formação identificada como dimensão dialógico-cidadã latente, que promove o exercício da cidadania, o compromisso social do jornalismo e as relações dialógicas entre professores, alunos e comunidades no ecossistema formativo. As estratégias comunicacionais e as práticas pedagógico-comunicacionais analisadas foram organizadas em torno de quatro indicadores que mostram elementos da educomunicação, da ação dialógica de Freire e das mediações de Martín-Barbero, que incluem ações de diálogo e identidades, gestão da comunicação compartilhada, participação cidadã e novas relações em redes culturais. O estudo conclui que o espaço geográfico-cultural dos ecossistemas de formação em jornalismo apresenta ações que podem potencializar os territórios educativos e as iniciativas de transformação social. Ciente do processo atual de implementação das diretrizes da extensão para ampliar as práticas nos cursos, a tese apresenta três itinerários para a formação jornalística - educação inclusiva, justiça social e educomunicação socioambiental. Para tanto, usa como parâmetros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as temáticas da extensão.
Abstract: This Thesis maps the journalistic training ecosystem based on the pedagogical projects and communication practices of 26 Journalism courses, from public and private institutions, from the five Brazilian regions, observed between 2020-2023. We start from the “pedagogical-communicational practices”, which are based on the dialogical action of Paulo Freire and the communicative ecosystems of Jesús Martín-Barbero to locate them in the “used territory” of Milton Santos. Based on these authors and a theoretical-methodological framework that includes curricular and extension guidelines (Brasil, 2013, 2018), studies of cities and regions (IBGE, 2017, 2020), the 2030 Agenda (UN, 2015), as well as the journalism teaching, pedagogical projects and interviews with course coordinators, this investigation analyzes how courses can contribute to local and regional development and face social dilemmas in different territories. The research used a combination of methods, such as the map of contemporary mutations, comprehensive interviews, comparative studies and document analysis (Martín-Barbero, 2017; Kaufmann, 2013; Esser; Hanitsch, 2012; Moreira, 2008, 2017). The disciplines, laboratory practices and extension actions present in the projects were confirmed by the coordinators and pointed to a training practice identified as a latent dialogical-citizen dimension, which promotes the exercise of citizenship, the social commitment of journalism and dialogical relationships between teachers, students and communities in the training ecosystem. The communication strategies and pedagogical-communication practices analyzed were organized around four indicators that show elements of educommunication, Freire's dialogical action and Martín-Barbero's mediations, which include dialogue actions and identities, management of shared communication, participation citizenship and new relationships in cultural networks. The study concludes that the geographic-cultural space of journalism training ecosystems presents actions that can increase the educational territories and social transformation initiatives. Aware of the current process of implementing extension guidelines to expand practices in courses, the Thesis presents three itineraries for journalistic training – including education, social justice and socio-environmental educommunication. Therefore, it uses the Sustainable Development Goals and extension themes as parameters.
Palavras-chave: Ensino de jornalismo
Ecossistemas formativos
Território
Regiões geográficas
Educomunicação
Journalism education
Formative ecosystems
Territory
Geographic regions
Educommunication
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: PEREIRA, Antonia Alves. Formação em jornalismo: um estudo de projetos pedagógicos e práticas comunicacionais em diferentes regiões brasileiras. 2023. 315 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21730
Data de defesa: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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