Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21738
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação inicial de professores sobre Early Algebra na Educação Infantil |
Título(s) alternativo(s): | Initial teacher training on Early Algebra in early childhood education |
Autor: | Brandão, Rozana Assis de Carvalho |
Primeiro orientador: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Leite, Vania Finholdt Ângelo |
Segundo membro da banca: | Victer, Eline das Flores |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como ocorre a compreensão dos futuros professores sobre a Early Algebra na educação Infantil por meio do estudo de padrões em sequências. Para sua sistematização foram definidos como objetivos específicos: (I) elaborar, conduzir e analisar uma oficina com os estudantes de licenciatura em Pedagogia da UERJ/FEBF; (II) identificar propostas de atividades envolvendo padrões em sequências por meio da brincadeira, da música e da literatura; (III) observar quais conhecimentos os participantes construíram a partir da realização da oficina pedagógica. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e apresenta características que se aproximam da metodologia do tipo intervenção pedagógica, sendo configurada como estratégia a organização de uma oficina pedagógica para formação inicial de professores tendo como participantes da pesquisa os estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UERJ/FEBF que ensinam ou ensinarão matemática na educação infantil, considerando como recorte da pesquisa os objetivos voltados para crianças pequenas entre 4 e 5 anos e 11 meses. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência vivenciada por meio de padrões em sequências na oficina pedagógica permitiu investigar como ocorre a compreensão dos futuros professores acerca da Early Algebra no contexto da educação infantil e revelam mudanças na concepção das participantes observadas por meio do extrato das respostas analisadas nos questionários e das falas registradas na interação com as participantes. Além disso, dada a sua importância, essa temática merece mais investigações envolvendo graduandos, professores em início de carreira e professores experientes. Os momentos de explanação teórica da temática, da análise das atividades propostas em pequenos grupos, da elaboração de boas perguntas que sirvam de intervenções para que o professor possa promover o pensamento algébrico junto as crianças e por meio das apresentações dos grupos, das discussões e interações coletivas com a turma, foram muito importantes para amplificar os conhecimentos dos participantes. Dessa forma, é necessário que no campo da Educação Matemática, a formação inicial de professores possa garantir espaços de interação entre a teoria e a prática, com incentivo a reflexão e intervenção do futuro professor em seu papel como mediador junto as crianças. |
Abstract: | This master's research aims to investigate how future teachers understand Early Algebra in Early Childhood Education through the study of patterns in sequences. For its systematization, specific objectives were defined: (I) prepare, conduct and analyze a workshop with undergraduate students in Pedagogy at UERJ/FEBF; (II) identify proposals for activities involving patterns in sequences through games, music and literature; (III) observe what knowledge the participants built from carrying out the pedagogical workshop. The research methodology is qualitative in nature and presents characteristics that are close to the pedagogical intervention type methodology, with the organization of a pedagogical workshop for initial teacher training having as research participants students from a pedagogy course class. from UERJ/FEBF who teach or will teach mathematics in early childhood education, considering as a research focus the objectives aimed at young children between 4 and 5 years and 11 months. The research results indicate that the experience lived through patterns in sequences in the pedagogical workshop allowed us to investigate how future teachers understand Early Algebra in the context of early childhood education and reveal changes in the conception of the participants observed through the extract of the responses analyzed in the questionnaires and the speeches recorded in the interaction with the participants. Furthermore, given its importance, this topic deserves further investigation involving undergraduates, early career teachers and experienced teachers. The moments of theoretical explanation of the theme, analysis of the activities proposed in small groups, the elaboration of good questions that serve as interventions so that the teacher can promote algebraic thinking with children and through group presentations, discussions and interactions collective meetings with the class, were very important to amplify the participants’ knowledge. Therefore, it is necessary that in the field of Mathematics Education, initial teacher training can guarantee spaces for interaction between theory and practice, encouraging reflection and intervention by the future teacher in their role as mediator with children. |
Palavras-chave: | Early Algebra Educação Infantil Formação Inicial de Professores Educação Matemática Early Algebra Early Childhood Education Initial Teacher Training Mathematics Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | BRANDÃO, Rozana Assis de Carvalho. Formação inicial de professores sobre Early Algebra na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21738 |
Data de defesa: | 16-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rozana Assis de Carvalho Brandão - 2024 - Completa.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Rozana Assis de Carvalho Brandão - 2024.pdf | 377,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Rozana Assis de Carvalho Brandão - 2024.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.