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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21741
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma cartografia pela “ferrugem das tesouras de gênero”: as performances dissidentes e os a(r)tivismos digitais em conteúdos pós-massivos |
Título(s) alternativo(s): | A cartography through the “rust of gender scissors”: dissident performances and digital a(r)tivisms in post-mass media |
Autor: | Oliveira, Rafaela de Araujo Vieira de |
Primeiro orientador: | Fernandes, Cíntia Sanmartin |
Primeiro membro da banca: | Bianchi, Eduardo |
Segundo membro da banca: | Barroso, Flavia Magalhães |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar a “ferrugem das tesouras de gênero”, caracterizada nesta dissertação como um processo de mudanças no imaginário brasileiro acerca do binarismo homem/mulher e as normas de vida heterossexual. Para tanto, cartografou-se a atuação de quatro criadores de conteúdo digital que fomentaram debates na esfera pública no ano de 2022, marcado pela eleição presidencial no Brasil. São eles: Bielo Pereira, Blogueira de Baixa Renda (Nathaly Dias), Esse Menino e Jonas Maria. A estratégia metodológica de uma cartografia interseccional somada aos Estudos da Performance nos auxiliou a compreender a ambiência online, a produção audiovisual selecionada e sua função pós-massiva, presente em plataformas digitais como o YouTube e o Instagram. Entre outros aspectos, tal função midiática age por todo o planeta, com fluxo de informação bidirecional (todos-todos) e em nichos (LEMOS, 2010). Buscamos compreender como diferentes dissidências sexuais e de gênero estão inseridas nas comunidades digitais, mapeando possíveis táticas de enfrentamento às práticas de morte contra esses corpos. O objetivo é destacar a formação de novos saberes e identificar as narrativas que tensionam o conservadorismo por meio de “performances de (re)existências” e práticas de a(r)tivismo digital. Ao final, comprovou-se que há caminhos comunicacionais contemporâneos que desestabilizam normativas no país por meio de adaptações criativas, experiências de vida e visões de mundo próprias, bem como de “armas performativas” da linguagem que cultivam a construção de novos imaginários sobre os corpos. |
Abstract: | This research seeks to investigate the “rust of gender scissors”, characterized in this dissertation as a process of changes in the Brazilian imagination regarding the male/female binary and the norms of heterosexual life. Therefore, the actions of four digital creators that encouraged debates in the public sphere in the year 2022, marked by the presidential election in Brazil, were mapped. They are: Bielo Pereira, Blogueira de Baixa Renda (Nathaly Dias), Esse Menino and Jonas Maria. The methodological strategy of an intersectional cartography combined with Performance Studies helped us to understand the online environment, the selected audiovisual production and its post-mass function, present on digital platforms such as YouTube and Instagram. Among other aspects, this media function operates across the planet, with a bidirectional flow of information (all-all) and in niches (LEMOS, 2010). We seek to understand how sexual and gender dissent are inserted in digital communities, mapping possible tactics for combating death practices against these bodies. The objective is to highlight the formation of new knowledge and identify the narratives that stress conservatism through “performances of (re)existences” and practices of digital a(r)tivism. In the end, it was proven that there are contemporary communication paths that destabilize regulations in the country through creative adaptations, life experiences and their own world views, as well as “performative weapons” of language that cultivate the construction of new imaginaries about bodies. |
Palavras-chave: | Tesouras de gênero Dissidências sexuais Criadores de conteúdo Cartografia Artivismo digital Gender scissors Sexual dissent Creators Cartography Digital artivism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | OLIVEIRA, Rafaela de Araujo Vieira de. Uma cartografia pela “ferrugem das tesouras de gênero”: as performances dissidentes e os a(r)tivismos digitais em conteúdos pós-massivos. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21741 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
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