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Tipo do documento: Tese
Título: As representações sociais de cotas para negros por egressos do curso de graduação em enfermagem de universidades públicas
Título(s) alternativo(s): The social representations of quotas for black people by graduates in nursing from public universities
Autor: Carvalho, Renata dos Anjos Correa 
Primeiro orientador: Oliveira, Elias Barbosa de
Primeiro membro da banca: Marques, Sergio Corrêa
Segundo membro da banca: Ferreira, Márcia de Assunção
Terceiro membro da banca: Pereira, Adriana Lenho de Figueiredo
Quarto membro da banca: Santo, Caren Camargo do Espírito
Resumo: Tese que possui como objeto “As representações sociais de cotas para negros por egressos dos cursos de graduação em enfermagem: saberes e práticas” e os seguintes objetivos: Analisar as representações sociais de cotas para negros de egressos do curso de graduação em enfermagem de universidades públicas; Descrever as influências das representações sociais de cotas para negros sobre a trajetória acadêmica dos egressos negros; Discutir as repercussões que o usufruto das cotas para negros trouxe para a trajetória profissional dos egressos negros, à luz de suas representações sociais. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório a luz da Teoria das Representações Sociais, realizado em duas universidades públicas situadas no município do Rio de Janeiro com 25 egressos dos cursos de graduação em enfermagem. Trabalhou-se com a técnica de entrevista, sendo utilizado um instrumento para o registro das características dos participantes e um roteiro com perguntas abertas sobre objeto de estudo. As entrevistas foram realizadas mediante mídia digital (áudio) após autorização do estudo pelo Comitê de Ética (parecer nº 5.532.487), e posteriormente a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para os participantes as representações sociais de cotas para negros têm como elementos: uma política de acesso ao ensino superior, reparação social e visibilidade da população negra justificadas em razão do racismo estrutural e da desigualdade racial no ensino superior, ainda presentes na sociedade brasileira. Tais representações ao serem elaboradas pelos egressos reportam ao conhecimento e práticas e/ou posicionamentos ao considerar o grupo de pertença e as vivências dentro e fora da universidade, sendo as mesmas atravessadas por dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e culturais. Na enfermagem a obtenção do diploma universitário pelos cotistas negros impactou positivamente na vida profissional com a inserção no mercado de trabalho, mobilidade social, satisfação pessoal e profissional. Na visão dos participantes, persiste problemas relacionados ao racismo estrutural no ambiente de trabalho em que se observa tratamentos e/ou oportunidades diferenciadas dirigidos aos enfermeiros negros em sua trajetória profissional, o que contribui para a insatisfação, desmotivação e problemas de saúde mental entre os profissionais de enfermagem negros. Conclui-se que as representações sociais de cotas para negros elaboradas pelos egressos remetem a saberes e práticas que confluem para ações afirmativas relevantes com influência na trajetória acadêmica e profissional dos enfermeiros. Tais representações possibilitam acessar a organização do pensamento social dos egressos de enfermagem acerca das cotas para negros possuindo potência para ajudar na compreensão da dinâmica existente na realidade social das pessoas negras e subsidiar o debate sobre as políticas de assistência estudantil e sua importância na adoção de práticas antirracistas na universidade e no ambiente de trabalho. Deste modo, ratifica-se a atualidade do objeto de estudo e suas contribuições para a permanente discussão acerca da importância das políticas afirmativas e/ou inclusivas em termos de ingresso, permanência e conclusão do curso de graduação pelos cotistas negros, e o entendimento de como as práticas discriminatórias impactam na construção da identidade profissional e na saúde mental dos enfermeiros negros.
Abstract: Thesis whose object is "The social representations of quotas for blacks by graduates of undergraduate nursing courses: knowledge and practices" and the following objectives: Analyzes the social representations of quotas for blacks by graduates of undergraduate nursing courses at public universities; Describes the influences of the social representations of quotas for blacks on the academic trajectory of black graduates; Discusses the repercussions that the use of quotas for blacks had on the professional trajectory of black graduates, in light of their social representations. This is a qualitative, descriptive and exploratory study in light of the Theory of Social Representations, carried out at two public universities in the city of Rio de Janeiro with 25 graduates from undergraduate nursing courses. Using an instrument that has been used to record the characteristics of the participants, a characteristic of the participants and a script with open-ended questions about the object of the study. The interviews were conducted using digital media (audio) after authorization of the study by the Ethics Committee (opinion no. 5.532.487), and subsequently thematic content analysis. The results showed that for the participants, the social representations of quotas for black people have the following elements: a policy of access to higher education, social reparation and visibility of the black population justified by structural racism and racial inequality in higher education, still present in Brazilian society. These representations elaborated by the graduates refer to knowledge and practices and/or positions when the group they belong to and their experiences inside and outside university, which are crossed by historical, political, social, economic, and cultural dimensions. In nursing obtaining a university degree by black quota students has had a positive impact on their professional lives, by entering the job market, social mobility and personal and professional satisfaction. In the view of the participants, persist problems related to structural racism in the workplace, where there is differentiated treatment and/or opportunities for black nurses in their professional careers, which contributes to dissatisfaction, demotivation and mental health problems among nursing professionals. The conclusion is that social representations of quotas for blacks elaborated by the graduates refer to knowledge and practices that converge towards relevant affirmative actions that influence the academic and professional trajectory of academic and professional trajectory of nurses. These representations make it possible to access the organization of nursing graduates' social thinking about quotas for blacks and have the potential to help understand the dynamics that exist in the social reality of black people and subsidize the debate on student assistance policies and their importance in policies and their importance in adopting anti-racist practices at university and in the workplace environment. This ratifies the relevance of the object of study and its contributions to the ongoing discussion about the importance of affirmative and/or inclusive policies in terms of entry, permanence, and completion of the undergraduate course by black quota students and the understanding of how discriminatory practices have an impact on the construction of professional identity and the impact on the construction of professional identity and the mental health of black nurses.
Palavras-chave: Enfermagem
Representações sociais
Política de educação superior
Políticas públicas antidiscriminatórias
Racismo sistêmico
Nursing
Social Representation
Higher Education Policy
Public Nondiscrimination Policies
Systemic Racism
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: CARVALHO, Renata dos Anjos Correa. As representações sociais de cotas para negros por egressos do curso de graduação em enfermagem de universidades públicas. 2023. 207 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21745
Data de defesa: 8-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem



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