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Tipo do documento: Tese
Título: As políticas curriculares para a primeira infância: discutindo possíveis negociações em Secretarias da Educação da Baixada Fluminense a partir do advento da BNCC
Título(s) alternativo(s): Curricular policies in early childhood: discussing possible negotiations in departments of education of the Baixada Fluminense
Autor: Silva, Thaís Sacramento Mariano Teles da 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Primeiro membro da banca: Aquino, Lígia Maria Motta Lima Leão de
Segundo membro da banca: Evangelista, Rosanne
Terceiro membro da banca: Monteiro, Analise
Quarto membro da banca: Motta, Flávia Miller
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as possíveis negociações/articulações em Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense a partir do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), problematizando como se dá a produção curricular das diferentes redes municipais nesse contexto. Esta pesquisa terá a Baixada Fluminense como lócus de investigação: quatro secretarias de Educação de municípios que se localizam ao norte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Estudar essa região como espaço/local de cultura é, sobretudo, salientar uma análise a partir da produção dos fluxos culturais em âmbito periférico que colaboram para o entendimento sobre as (res)significações advindas da produção/articulação/negociação curricular em cada município fluminense. Questiona-se: negociações possíveis? Produção curricular nas SEMEDs negociáveis? Como a produção curricular para a infância será pensada/articulada a partir desse movimento político? Para tanto, destacamos que o termo “negociação” é pensado a partir de Bhabha (2001). Dessa forma, esta tese aproxima-se dos estudos desse autor, que possibilita pensar o próprio currículo como processo de enunciação cultural. Parte-se do entendimento de que a produção curricular para a infância é campo de disputas/deslizamentos sobre os sentidos de currículo, infância, conhecimento e docência, na tensão entre demandas locais e proposições em torno de um comum universalizado. Daí argumenta-se que é a partir das negociações e embates que os sentidos e interesses se hibridizam na formulação curricular, o que nos permite romper com as perspectivas universais na busca por outras (res)significações curriculares. Na interlocução com os estudos de Lopes e Macedo e Macedo e Frangella, é possível inferir que toda produção curricular é uma produção conflituosa e contingente, processo discursivo num jogo político que se quer inacabado, portanto, na (im)possibilidade de tais políticas projetarem um único sentido de infância. Defende-se que produções curriculares para a infância sejam concebidas na alteridade, como experiência com e na diferença.
Abstract: This study aims to analyze the possible negotiations/articulations in Municipal Departments of Education in the Baixada Fluminense from the advent of the National Common Curricular Base (BNCC), questioning how the curricular production of the different municipal networks takes place in this context. This research will have the Baixada Fluminense as the locus of investigation: four departments of Education of municipalities that are located in the north of the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. Studying this region as a space/place of culture is, above all, emphasizing an analysis based on the production of cultural flows in the periphery that contribute to the understanding of the (re)significations arising from the production/articulation/negotiation of the curriculum in each municipality in Rio de Janeiro. The question is: possible negotiations? Curriculum production in marketable SEMEDs? How will curriculum production for childhood be thought/articulated from this political movement? Therefore, we highlight that the term “negotiation” is thought from Bhabha (2001). Thus, this thesis approaches the studies of this author, which makes it possible to think of the curriculum itself as a process of cultural enunciation. It starts from the understanding that curriculum production for childhood is a field of disputes/slips over the meanings of curriculum, childhood, knowledge and teaching, in the tension between local demands and propositions around a universalized common. Hence, it is argued that it is from the negotiations and clashes that the meanings and interests are hybridized in the curricular formulation, which allows us to break with the universal perspectives in the search for other curricular (re)significations. In the interlocution with the studies of Lopes and Macedo and Macedo and Frangella, it is possible to infer that all curricular production is a conflictual and contingent production, a discursive process in a political game that wants to be unfinished, therefore, in the (im)possibility of such policies projecting a unique sense of childhood. It is argued that curricular productions for childhood are conceived in alterity, as an experience with and in difference.
Palavras-chave: Currículo
Infância
Política curricular
Base Nacional Comum Curricular
Curriculum
Infancy
Curriculum policy
Common National Curriculum Base
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Thaís Sacramento Mariano Teles da. As políticas curriculares para a primeira infância: discutindo possíveis negociações em Secretarias da Educação da Baixada Fluminense a partir do advento da BNCC. 2023. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21749
Data de defesa: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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