Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21756
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Visualidade e design nas capas de discos da MPB - ativismo e provocação |
Título(s) alternativo(s): | Visuality and design on MPB album covers - activism and provocation |
Autor: | Albuquerque, Raoni Moreno Rosa de ![]() |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Jorge Caê |
Segundo membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barreto da |
Terceiro membro da banca: | Carneiro, Isabel Almeida |
Quarto membro da banca: | Costa, Alexandre da Silva |
Resumo: | Esta tese pretende, por meio de uma análise do design e das imagens das capas de discos produzidas no Brasil entre os anos de 1960 até meados dos anos de 1980, levantar o papel dessas embalagens nas iniciativas de resistência e posicionamento políticos daquele período. Para tanto, foi feito um estudo histórico desde o início da confecção de capas de discos no Brasil nos anos de 1950, das quais serão apreciadas as principais características e mudanças na forma e conteúdo, tendo destaque o período em que ocorreu a ditadura militar no país. Para isso, foi necessária uma breve recuperação da história do design gráfico no século XIX quando ainda não se aplicava tal denominação. Buscamos, então, tecer uma relação do design gráfico com as artes visuais e para cada movimento ou período do design gráfico abordado, apresentamos capas de discos nas quais essas relações são identificáveis. Os conceitos da Cultura Visual e da autonomia da imagem se revelaram como importantes na perscrutação das relações entre as visualidades e as canções, ao traduzir, expressar, comunicar e em alguns casos, sintetizar as canções por meio da imagem. Para o desenvolvimento do percurso da pesquisa, consideramos necessária a recuperação de conceitos basais da Cultura Visual, do Design Gráfico, sua história e suas múltiplas relações, de modo a melhor situar a perspectiva da pesquisa e estabelecer a plataforma de projeção dos seus caminhos investigativos. Em se tratando de uma pesquisa centrada em artefatos visuais ligados ao consumo cultural, buscaremos recuperar também o contexto do qual tais produções foram criadas e aspectos importantes de suas circulações que imbricam interesses artísticos, políticos e de consumo |
Abstract: | This thesis intends to discuss the role of the design and images of record covers produced in Brazil between the 1960s and the mid-1980s through an analysis of these packaging and its initiatives of political resistance and positioning in that period. To this end, a historical study was carried out including the beginning of the production of longplay record covers in Brazil in the 1950s, from which the main characteristics and changes in form and content will be appreciated, highlighting the period in which the military dictatorship occurred in Brazil. To achieve this, it was necessary to briefly review the history of graphic design in the 19th century, when this term was not yet used. We seek, then, to weave a relationship between graphic design and the visual arts. Therefore, for each movement or period of graphic design covered, we present album covers in which these relationships are identifiable. The concepts of Visual Culture and the autonomy of the image proved to be important in examining the relationships between visualities and songs, when translating, expressing, communicating and in some cases, synthesizing songs through images. To develop the research path, we consider it necessary to recover basic concepts of Visual Culture, Graphic Design, its history and its multiple relationships, in order to better situate the research perspective and establish the platform for projecting its investigative paths. As this is a research focused on visual artifacts linked to cultural consumption, we will also seek to enlighten the context in which such productions were created and what were the important aspects of their circulation that overlap artistic, political and consumer interests |
Palavras-chave: | Cultura visual Design gráfico Capas de disco MPB Anos de chumbo Discos – Capas Música Popular – Brasil Brasil – História – 1964 – 1985 Visual culture Graphic design Record covers Dictatorship |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | ALBUQUERQUE, Raoni Moreno Rosa de. Visualidade e design nas capas de discos da MPB: ativismo e provocação. 2024. 254 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21756 |
Data de defesa: | 18-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Raoni Moreno Rosa de Albuquerque - 2024 - Completa.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Raoni Moreno Rosa de Albuquerque - 2024.pdf | 414,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Raoni Moreno Rosa Albuquerque - 2024.pdf | 320,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.