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Tipo do documento: Tese
Título: Visualidade e design nas capas de discos da MPB - ativismo e provocação
Título(s) alternativo(s): Visuality and design on MPB album covers - activism and provocation
Autor: Albuquerque, Raoni Moreno Rosa de 
Primeiro orientador: Victorio Filho, Aldo
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Jorge Caê
Segundo membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barreto da
Terceiro membro da banca: Carneiro, Isabel Almeida
Quarto membro da banca: Costa, Alexandre da Silva
Resumo: Esta tese pretende, por meio de uma análise do design e das imagens das capas de discos produzidas no Brasil entre os anos de 1960 até meados dos anos de 1980, levantar o papel dessas embalagens nas iniciativas de resistência e posicionamento políticos daquele período. Para tanto, foi feito um estudo histórico desde o início da confecção de capas de discos no Brasil nos anos de 1950, das quais serão apreciadas as principais características e mudanças na forma e conteúdo, tendo destaque o período em que ocorreu a ditadura militar no país. Para isso, foi necessária uma breve recuperação da história do design gráfico no século XIX quando ainda não se aplicava tal denominação. Buscamos, então, tecer uma relação do design gráfico com as artes visuais e para cada movimento ou período do design gráfico abordado, apresentamos capas de discos nas quais essas relações são identificáveis. Os conceitos da Cultura Visual e da autonomia da imagem se revelaram como importantes na perscrutação das relações entre as visualidades e as canções, ao traduzir, expressar, comunicar e em alguns casos, sintetizar as canções por meio da imagem. Para o desenvolvimento do percurso da pesquisa, consideramos necessária a recuperação de conceitos basais da Cultura Visual, do Design Gráfico, sua história e suas múltiplas relações, de modo a melhor situar a perspectiva da pesquisa e estabelecer a plataforma de projeção dos seus caminhos investigativos. Em se tratando de uma pesquisa centrada em artefatos visuais ligados ao consumo cultural, buscaremos recuperar também o contexto do qual tais produções foram criadas e aspectos importantes de suas circulações que imbricam interesses artísticos, políticos e de consumo
Abstract: This thesis intends to discuss the role of the design and images of record covers produced in Brazil between the 1960s and the mid-1980s through an analysis of these packaging and its initiatives of political resistance and positioning in that period. To this end, a historical study was carried out including the beginning of the production of longplay record covers in Brazil in the 1950s, from which the main characteristics and changes in form and content will be appreciated, highlighting the period in which the military dictatorship occurred in Brazil. To achieve this, it was necessary to briefly review the history of graphic design in the 19th century, when this term was not yet used. We seek, then, to weave a relationship between graphic design and the visual arts. Therefore, for each movement or period of graphic design covered, we present album covers in which these relationships are identifiable. The concepts of Visual Culture and the autonomy of the image proved to be important in examining the relationships between visualities and songs, when translating, expressing, communicating and in some cases, synthesizing songs through images. To develop the research path, we consider it necessary to recover basic concepts of Visual Culture, Graphic Design, its history and its multiple relationships, in order to better situate the research perspective and establish the platform for projecting its investigative paths. As this is a research focused on visual artifacts linked to cultural consumption, we will also seek to enlighten the context in which such productions were created and what were the important aspects of their circulation that overlap artistic, political and consumer interests
Palavras-chave: Cultura visual
Design gráfico
Capas de disco
MPB
Anos de chumbo
Discos – Capas
Música Popular – Brasil
Brasil – História – 1964 – 1985
Visual culture
Graphic design
Record covers
Dictatorship
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: ALBUQUERQUE, Raoni Moreno Rosa de. Visualidade e design nas capas de discos da MPB: ativismo e provocação. 2024. Xxx f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21756
Data de defesa: 18-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



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