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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21757
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tentativas de controle da docência nas políticas em curso: uma análise sobre as articulações discursivas em torno da Base Nacional Comum Curricular |
Título(s) alternativo(s): | Control attempts of teaching in ongoing policies: an analysis of the discursive articulations around the Common Core State Standards |
Autor: | Gama, Cláudia Vasconcellos Nogueira da |
Primeiro orientador: | Dias, Rosanne Evangelista |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Verônica Borges de |
Segundo membro da banca: | Terra, Dinah Vasconcellos |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas é possível observar que as políticas curriculares têm sido (re)formuladas através de processos de negociação complexos (DIAS et al, 2012), que tentam hegemonizar interesses educacionais colocados em pauta por diferentes grupos que compõem as redes de governanças globais (MACEDO, 2019). Essas redes têm se mostrado cada vez mais dispostas a oferecer (rápidas) soluções para os “problemas” educacionais, reafirmando suas atuações ativas nas produções curriculares. É nessa arena de disputa pela produção de políticas curriculares que buscam ser hegemônicas - mas que também se apresentam como provisórias e contingenciais - pautadas em um modelo regulador, que se revelam tentativas de controle curricular e da ação docente. Neste sentido, operando com a lógica pós-estruturalista e ancorada nas importantes contribuições da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), das redes políticas discutidas por Ball (2020) e das relevantes pesquisas sobre políticas de currículo e docência de Lopes e Macedo (2011a, 2011b), Lopes (2012, 2013, 2015a, 2015b, 2017), Macedo (2013, 2014, 2016a, 2016b, 2018, 2019), Dias (2013, 2014, 2015, 2016, 2017,2021a, 2021b), Frangella (2020 e 2021), Borges (2015), Borges e Peixoto (2017), Borges de Oliveira; de Jesus (2020) e Oliveira (2018, 2021), a presente pesquisa tem como objetivo analisar os discursos que almejam alcançar a hegemonia e que têm tentado controlar a (form)ação docente. Estes têm sido construídos através de uma ampla rede de articulação, que vem produzindo demandas, consensos e a fixação de sentidos para (form)ação docente. Nesta análise, procuro dar destaque para os discursos produzidos pelo Movimento pela Base, que tem se mostrado uma potente rede política, atuando durante o processo de articulação (e aprovação) da BNCC e que não vem medindo esforços para dar andamento à política em curso. Como material empírico utilizo a BNCC – Educação Básica (BRASIL, 2018), os Relatórios Anuais do Movimento pela Base (MOVIMENTO PELA BASE, 2021a e 2022a), o documento “Critérios da formação continuada para os referenciais curriculares alinhados à BNCC” (MOVIMENTO PELA BASE, 2019a), bem como os “Relatórios de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC - EI/EF (BRASIL, 2021, 2022b). Em minha análise, estes documentos revelaram uma tentativa de controle da ação docente, bem como a inferência de padronização de seu trabalho e formação, com a justificativa de ser esse um fator importante para o alcance da educação de qualidade e com equidade. As políticas em análise não têm considerado os movimentos contínuos dos professores na significação do seu trabalho com o currículo escolar. |
Abstract: | Over the last few decades, it is possible to observe that curricular policies have been (re)formulated through complex negotiation processes (DIAS et al, 2012), which attempt to hegemonize educational interests put on the agenda by different groups that make up global governance networks. (MACEDO, 2019). These networks have shown themselves to be increasingly willing to offer (quick) solutions to educational “problems”, reaffirming their active role in curricular productions. It is in this arena of dispute over the production of curricular policies that seek to be hegemonic - but which also present themselves as provisional and contingencies - based on a regulatory model, which reveal attempts at curricular control. In this sense, operating with post-structuralist perspective and anchored in the important contributions of Laclau and Mouffe's Discourse Theory (2015), the Political Networks discussed by Ball (2020) and the relevant research on curriculum and teaching policies by Lopes and Macedo (2011a, 2011b), Lopes (2012, 2013, 2015a, 2015b, 2017), Macedo (2013, 2014, 2016a, 2016b, 2018, 2019), Dias (2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 021a, 2021b) , Frangella (2020 and 2021), Borges (2015), Borges and Peixoto (2017), Borges de Oliveira; de Jesus (2020) and OLIVEIRA (2018, 2021), this research aims to interpret the discourses that aim to achieve hegemony and that have attempted to control teacher (training) action. These have been built through a wide network of articulation, which has been producing demands, consensus and establishing meanings for try to control teaching training and action. In this analysis, I seek to highlight the speeches produced by the Movimento pela Base, which has shown itself to be a powerful political network, acting during the process of articulation (and approval) of the BNCC and which has spared no efforts to advance the ongoing policy. As empirical material I use the BNCC – Basic Education (BRASIL, 2018), the Annual Reports of the Movimento pela Base (MOVIMENTO PELA BASE, 2021a and 2022a), the document “Continued training criteria for curricular references aligned to the BNCC” (MOVIMENTO PELA BASE, 2019a), as well as the “BNCC Implementation Assessment and Monitoring Reports - EI/EF (BRASIL, 2021, 2022b). In my analysis, these documents showed an attempt to control teaching action, as well as the inference of standardization of work and training of these professionals, with the justification that this is an important factor in achieving quality and equitable education. The policies under analysis have not considered the continuous movements of teachers in the meaning of their work with the school curriculum. |
Palavras-chave: | Políticas de currículo e docência Demandas Articulação Discursos Tentativas de controle Base Nacional Comum Curricular Curriculum and teaching policies Demands Articulation Discourse Control attempts Common core state standards |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GAMA, Cláudia Vasconcellos Nogueira. Tentativas de controle da docência nas políticas em curso: uma análise sobre as articulações discursivas em torno da Base Nacional Comum Curricular. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21757 |
Data de defesa: | 22-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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