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Tipo do documento: Dissertação
Título: Poéticas da paisagem: trânsitos e aproximações na produção de Brígida Baltar e Cao Guimarães
Título(s) alternativo(s): Poetics of landscape: transits and approaches in the Works of Brígida Baltar and Cao Guimarães
Autor: Silva, Laura Cristina Souza da 
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Pequeno da
Primeiro membro da banca: Cunha, Ana Luzia de Lima
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Marcela França de
Resumo: O trabalho discorre sobre a produção em filme e vídeo de Brígida Baltar e Cao Guimarães, tendo como ponto de partida a condição contemporânea da paisagem na arte. Em um primeiro momento, apresentamos um breve panorama das origens da paisagem no Ocidente, em analogia ao surgimento do cinema e da videoarte, alcançando, por fim, os impactos da imagem em movimento para a produção brasileira. Com esse objetivo, nos apoiamos nas pesquisas de Jean-Marc Besse, Augustin Berque, Alain Roger, Raymond Williams, Rosalind Krauss, Jacques Rancière, André Parente, Walter Zanini e Arlindo Machado. Em seguida, realizamos uma análise crítica das obras Maria Farinha Ghost Crab, Coletas e Em uma árvore, em uma tarde, de Brígida Baltar, e Rua de Mão Dupla, Acidente e Limbo, de Cao Guimarães. O pensamento que esta pesquisa procurou sustentar parte do pressuposto de que os trabalhos analisados são uma contrapartida aos complexos da acelerada vida contemporânea. Envolvendo provocações formais e discursos desviantes, as imagens doam um outro ritmo para pensar a convergência entre natureza e cultura
Abstract: This work discusses the film and video production of Brígida Baltar and Cao Guimarães, with the contemporary condition of landscape in art as its starting point. Initially, we provide a brief overview of the origins of landscape in the Western context, drawing analogies to the emergence of cinema and video art, and ultimately exploring the impacts of moving images on Brazilian production. To achieve this, we rely on the research of Jean-Marc Besse, Augustin Berque, Alain Roger, Raymond Williams, Rosalind Krauss, Jacques Rancière, André Parente, Walter Zanini, and Arlindo Machado. Subsequently, we conduct a critical analysis of Brígida Baltar's works "Maria Farinha Ghost Crab," "Coletas," and "Em uma árvore, em uma tarde," as well as Cao Guimarães's "Rua de Mão Dupla," "Acidente," and "Limbo." This research is built upon the assumption that the analyzed works serve as a counterpoint to the complexities of contemporary fast-paced life. Through formal provocations and deviant discourses, these images offer a different rhythm for contemplating the convergence of nature and culture
Palavras-chave: Arte contemporânea brasileira
Paisagem na arte
Videoarte
Cinema de artista
Arte moderna – Brasil – Séc. XXI
Arte e cinema
Brazilian contemporary art
Landscape in art
Video art
Artist cinema
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: SILVA, Laura Cristina Souza. Poéticas da paisagem: trânsitos e aproximações na produção de Brígida Baltar e Cao Guimarães. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21777
Data de defesa: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte



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