Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21784
Tipo do documento: Tese
Título: A cor local: mudanças e desigualdades no ensino superior brasileiro na segunda década do século XXI
Título(s) alternativo(s): Local color: changes and inequalities in brazilian higher education in the second decade of the 21st century
Autor: Peixoto, Filipe de Oliveira 
Primeiro orientador: Ribeiro, Carlos Antônio Costa
Primeiro coorientador: Carvalhaes, Flávio Alex de Oliveira
Primeiro membro da banca: Campos, Luiz Augusto de Souza Carneiro de
Segundo membro da banca: Barbosa, Rogério Jerônimo
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Ana Paula Vasconcelos
Quarto membro da banca: Brito, Murillo Marschner Alves de
Resumo: Esta tese tem como objetivo mapear as recentes transformações no ensino superior brasileiro, normalmente resumidas pela literatura na chave expansão e diversificação, assim como adicionar o elemento espacial, incluindo, portanto, a análise da interiorização entre as mudanças pelas quais passaram o nosso sistema de ensino superior na última década. Finalmente, busca relacionar estas transformações estruturais o público deste nível de ensino através de uma análise da alocação dos concluintes do ensino terciário. A literatura sobre o ensino superior entende que a diversificação deste nível de ensino abre novos espaço para a reprodução de desigualdades mesmo em um contexto de expansão das matrículas; entretanto, análises que detalhem as diferenças internas ao nível superior são relativamente raras no Brasil, e, quando existem, se são feitas à nível nacional – sem dar, portanto, a devida consideração às heterogeneidades espaciais, visíveis em especial pelos padrões de concentração e desconcentração da oferta, chamados “oásis” ou “desertos” educacionais. Ao mesmo tempo, vários trabalhos excluem de sua análise algumas das mais importantes inovações no sistema de ensino superior brasileiro, como a crescentemente relevante modalidade de ensino a distância. Este trabalho, portanto, atualizo e expando essa literatura ao responder a seguinte pergunta: levando em conta a diversificação acadêmica e espacial do ensino superior brasileiro, houve mudança na oferta espacial e consumo de oportunidades educacionais? Para fazê-lo, pretende- se mapear os processos triplos de expansão, diversificação e interiorização do ensino superior, depois adentrando-se a questão do consumo de oportunidades educacionais. Serão utilizadas bases de dados oficiais, no primeiro caso analisadas a partir de índices e mapas, e no segundo a partir de modelos estatísticos multinomiais e análises espaciais.
Abstract: The objective of this thesis is to map the recent transformations of the Brazilian higher education system, usually summarized by the literature with the keywords expansion and diversification, as well as adding a spatial element, including, therefore, the analysis of interiorization amongst the changes that the aforementioned system went through in the last decade. After that, it intends to connect these structural transformations with the public that attends this level of education through an analysis of the allocation of seniors between different types of educational opportunities. The literature on higher education understands that the diversification of this level of study opens new room for the reproduction of inequalities even in a context of expansion; however, analysis that detail the internal heterogeneity that makes up higher education are rare in Brazil, and, when they exist, they are done at a national (global) level – without considering, therefore, the spatial heterogeneity that can be seen by the patterns of concentration or deconcentration of educational opportunities in the country, called “educational oasis” or “deserts”. At the same time, several works exclude some important but recent innovations of the Brazilian higher education system from their analysis, such as non-traditional distance learning. In this work, therefore, I expand and update this literature by answering the following question: taking into consideration the academic and spatial diversification of the Brazilian higher education system, was there a change in the spatialization of the offer or the consumption of educational opportunities in Brazil? In order to fulfill that goal, this work maps the triple processes of expansion, diversification and interiorization of the higher education system; after which it enters the issue of the consumption of educational opportunities. It uses official data, in a first moment analyzed through indexes and maps and in a second moment by multinomial and spatial analysis and models.
Palavras-chave: Ensino superior
Desigualdades sociais
Desigualdades espaciais
Interiorização
Ensino superior
Brasil
Interiorização
Higher education
Social inequalities
Spatial inequalities
Interiorization
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: PEIXOTO, Filipe de Oliveira. A cor local: mudanças e desigualdades no ensino superior brasileiro na segunda década do século XXI. Orientador: Carlos Antônio Costa Ribeiro. 2024. 181f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21784
Data de defesa: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.