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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estilo de vida de docentes universitários no período pandêmico: um estudo transversal
Título(s) alternativo(s): Lifestyle of university professors during the pandemic period: a cross-sectional study
Autor: Cardoso, Virginia Luiza Ponte Cruz 
Primeiro orientador: Faria, Magda Guimarães de Araújo
Primeiro membro da banca: Gallasch, Cristiane Helena
Segundo membro da banca: Fernandes, Ana Paula da Fonseca da Costa
Resumo: Introdução: este estudo aborda sobre o estilo de vida de docentes universitários durante a pandemia e o impacto na saúde física e emocional desses profissionais. O estudo trata de tópicos como: isolamento social, alimentação, hábitos saudáveis, novas metodologias de trabalho e mudanças no estilo de vida adquiridos com a pandemia. Objetivo: este trabalho apresenta como objetivo geral: analisar o estilo de vida de docentes universitários no período pandêmico em uma universidade pública situada no município do Rio de Janeiro. Como objetivos específicos: [1] identificar as relações interpessoais entre docentes sua família e amigos no período pandêmico; [2] analisar os padrões de comportamentos relacionados a introspecção pessoal, estresse, satisfação do trabalho e práticas sexuais; [3] compreender as alterações das atividades físicas, sono, alimentação, utilização do álcool e uso de remédios sem prescrição. Metodologia: apresenta-se um estudo quantitativo transversal, cujo cenário foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada no município de Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa docentes de diversos cursos de Graduação, por meio de um questionário eletrônico validado e adaptado ao período pandêmico, denominado Estilo de Vida Fantástico. Resultados: participaram do estudo 105 docentes, onde observou-se a prevalência de indivíduos do sexo feminino (63,03%), entre 50 e 60 anos (26,6%), atuantes, sobretudo, no ensino de Graduação (97%,1). Estes também indicaram trabalhar entre 41h-50h (48,5%), durante o período de ensino remoto provocado pela pandemia da covid-19. O score final obtido foi de 66,70 +/- 9,88, ou seja, variou de um estilo de vida considerado ‘bom’ a ‘muito bom’. Apesar de haver alterações nos scores de todas as dimensões do estilo de vida, o score do questionário se manteve satisfatória. Observou-se que as dimensões atividade e alimentação foram as mais comprometidas, enquanto as dimensões família e trabalho foram as que permitiram a elevação no score geral. Conclusão: apesar dos índices positivos na análise do estilo de vida, ainda há muito a fazer para a melhora global da qualidade de vida de docentes universitários. Este estudo foi o ponto de partida institucional para que a universidade possa se reconhecer como um espaço de relações e de processos de trabalho sustentáveis, onde a qualidade de vida se configure como uma variável importante, tal qual: a própria qualidade do ensino, fazendo com que a comunidade acadêmica seja multiplicadora de ações educativas e também promotora da saúde.
Abstract: Introduction: this study addresses the lifestyle of university professors during the pandemic and the impact on the physical and emotional health of these professionals. The study addresses topics such as: social isolation, nutrition, healthy habits, new work methodologies and changes in lifestyle acquired due to the pandemic. Aim: this work has the general objective: to analyze the lifestyle of university professors during the pandemic period at a public university located in the city of Rio de Janeiro. The specific objectives: [1] identify interpersonal relationships between teachers, their family and friends during the pandemic period; [2] analyze behavioral patterns related to personal introspection, stress, job satisfaction and sexual practices; [3] understand changes in physical activities, sleep, diet, alcohol use and use of over-the-counter medicines. Methodology: a cross-sectional quantitative study is presented, whose setting was the State University of Rio de Janeiro, located in the city of Rio de Janeiro. Teachers from several undergraduate courses participated in the research, using an electronic questionnaire validated and adapted to the pandemic period, called Fantastic Lifestyle. Results: 105 teachers participated in the study, where there was a prevalence of female individuals (63.03%), between 50 and 60 years old (26.6%), working mainly in undergraduate teaching (97%, 1). They also indicated working between 41h-50h (48.5%), during the period of remote teaching caused by the covid-19 pandemic. The final score obtained was 66.70 +/- 9.88, that is, it ranged from a lifestyle considered 'good' to 'very good'. Despite there being changes in the scores of all lifestyle dimensions, the questionnaire score remained satisfactory. It was observed that the activity and food dimensions were the most compromised, while the family and work dimensions were those that allowed the increase in the overall score. Conclusion: despite the positive indices in the lifestyle analysis, there is still much to be done to improve the overall quality of life of university professors. This study was the institutional starting point so that the university can recognize itself as a space for relationships and sustainable work processes, where quality of life is configured as an important variable, such as: the quality of teaching itself, making that the academic community is a multiplier of educational actions and also a promoter of health.
Palavras-chave: Covid-19
Docência
Docentes
Enfermagem
Estilo de vida
Pandemias
Universidades
Covid-19
Teaching
University teachers
Nursing
Lifestyle
Pandemics
Public university
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: CARDOSO, Virginia Luiza Ponte Cruz. Estilo de vida de docentes universitários no período pandêmico: um estudo transversal. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21788
Data de defesa: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem



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