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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21793
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sexismo na formação: perspectivas e vivências de acadêmicos de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Sexism in academic education: perspectives and experiences of nursing students
Autor: Leira, Bianca Carvalho de Abreu 
Primeiro orientador: Penna, Lucia Helena Garcia
Primeiro membro da banca: Silva, Armando Manoel Marques
Segundo membro da banca: Ribeiro, Liana Viana
Terceiro membro da banca: Queiroz, Ana Beatriz
Quarto membro da banca: Spindola, Thelma
Resumo: Constitui-se objeto desse estudo as perspectivas e vivências de acadêmicos de enfermagem sobre o sexismo na formação. Tem como objetivo geral: analisar perspectivas e vivências do sexismo em acadêmicos de enfermagem e as repercussões deste sobre a prática profissional e como objetivos específicos: descrever as perspectivas e vivências sexistas de acadêmicos de enfermagem durante sua formação; analisar as repercussões do sexismo na prática profissional sob o olhar dos acadêmicos de enfermagem; registrar as impressões dos acadêmicos sobre abordagem da temática sexismo durante a graduação no curso de enfermagem de uma universidade pública. O estudo apresenta como justificativa, a contribuição na área do ensino, pesquisa e da assistência à saúde, a partir da elaboração de conhecimentos a respeito da dinâmica comportamental relacionada às apresentações do sexismo na sociedade e saúde. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva, através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas aos acadêmicos, matriculados nos dois últimos períodos do curso de enfermagem de uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. A análise dos dados das questões fechadas, foram tabuladas e analisadas através da técnica de estatística simples e as questões abertas do questionário foram analisadas fundamentadas na técnica de análise temática de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados vão ao encontro de estudos que tratam sobre o perfil do profissional de enfermagem, com predominância feminina e com média de 25 anos de idade. Além disso, a análise dos conteúdos coletados em questionário, gerou unidades de significação que apontam para a vivência de situações sexistas durante o processo de graduação, vinculando o feminino à enfermagem, para a influência dos papeis socias de gênero na prática da profissão e seus desdobramentos. Ainda foi possível descrever as situações pelas quais os acadêmicos de enfermagem se sentiram discriminados e qual o impacto do sexismo sob o olhar do futuro profissional. Essa investigação possibilitou a compreensão das subjetividades dos jovens e poderá servir de subsídios para a criação de estratégias de intervenção educativa, considerando tanto suas vulnerabilidades à vivência de uma sociedade sexista, como o fato de serem jovens em processo de formação na área da saúde, mais especificamente da Enfermagem.
Abstract: The object of this study is the perspectives and experiences of nursing students regarding sexism in training. Its general objective is to: analyze perspectives and experiences of sexism in nursing students and its repercussions on professional practice and specific objectives: to describe the sexist perspectives and experiences of nursing students during their training; analyze the repercussions of sexism in professional practice from the perspective of nursing students; record the impressions of academics about addressing the topic of sexism during their undergraduate nursing course at a public university. The study presents as justification the contribution in teaching, research, and health care, based on the development of knowledge regarding the behavioral dynamics related to the presentations of sexism in society and health. This is a qualitative, descriptive research, through the application of a questionnaire with closed and open questions to students, enrolled in the last two periods of the nursing course at a public university in the city of Rio de Janeiro. The data analysis of the closed questions was tabulated and analyzed using the simple statistics technique and the open questions of the questionnaire were analyzed based on the thematic content analysis technique, according to Bardin. The results are in line with studies that deal with the profile of nursing professionals, with a predominance of women and an average of 25 years of age. Furthermore, the analysis of the content collected in the questionnaire generated units of meaning that point to the experience of sexist situations during the graduation process, linking women to nursing, to the influence of social gender roles in the practice of the profession and its consequences. It was also possible to describe the situations in which nursing students felt discriminated against and the impact of sexism from the perspective of future professionals. This investigation made it possible to understand the subjectivities of young people and could serve as input for the creation of educational intervention strategies, considering both their vulnerabilities to the experience of a sexist society, and the fact that they are young people in the process of training in the health area, more specifically in Nursing.
Palavras-chave: Sexismo
Desigualdade de gênero
Enfermagem
Sexism
Gender inequality
Nursing
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: Leira, Bianca Carvalho de Abreu. Sexismo na formação: perspectivas e vivências de acadêmicos de enfermagem. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21793
Data de defesa: 20-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem



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