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Tipo do documento: Tese
Título: /Entrecorporeidades/: gaguejos, rabiscos e palavras dançantes de uma professorarteira com estudantes surdos em uma escola pública de Niterói-RJ
Título(s) alternativo(s): /Entrecorporalidades/: tartamudeos, garabatos y palabras bailarinas de una profesoratraviesa con estudiantes sordos en una escuela pública de Niterói-RJ
Autor: Cardoso, Arina Costa Martins 
Primeiro orientador: Ribetto, Anelice Astrid
Primeiro membro da banca: Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Segundo membro da banca: Silva, Tiago Ribeiro da
Terceiro membro da banca: Leite, César
Quarto membro da banca: Guerreiro, Alexandre Silva
Resumo: Essa pesquisaescrita se produz no campo das chamadas filosofias da diferença. Forjada enquanto um exercício cartográfico articulando educação, arte e diferença no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Municipal Paulo Freire (EMPF), em Niterói-RJ. Entendendo a surdez dentro de uma visão socioantropológica, afirma-se a surdez como uma experiência visual entendida fora do campo da medicalização e os surdos como um grupo minoritário, múltiplo e multifacetado. Uma pesquisaescrita que se forja desde o ano de 2017, ainda durante o mestrado, tomando como pista a intervenção com estudantes surdos, produzindo práticas que emerjicem da criação de propostas pedagógicas visuoespaciais. Explicitando, na pesquisaescrita de doutoramento, a experimentação com nossos corpos em movimento na Língua Brasileira de Sinais através da produção de Oficinas de Dança, Corpo e Movimento, ensaiando a produção de encontros sensíveis às singularidades linguísticas dos surdos, tomando distância do conceito de identidade ao afirmar a diferença como condição de existência. Com o objetivo, expresso aqui como desejo, de dar a ver os processos de estetização e singularização da vida operados pela arte e educação no encontro entrecorporeidades outras. Para tanto, tece-se o problema por perguntas: Como estudantes surdos e pessoas chamadas com deficiência na escola se produzem e se inventam em sua corporeidade e se de(trans)formam a despeito dos padrões de normalidade que organizam majoritariamente nossa sociedade? Pode-se pensar os movimentos de dançar, gaguejar e rabiscar como caminhos possíveis a produzir devires no espaço escolar com estudantes surdos, criando fissuras e inventando a vida? Em alguma medida esses movimentos dão elementos para problematizar a produção da vida, quALqueR vida e c.a.d.a. uma como uma obra de arte? É possível pensar a produção da vida, quALqueR vida e c.a.d.a. vida como uma obra de arte? Um caminhar forjado metodologicamente como um exercício cartográfico na companhia de Deleuze e Guattari. Apostando no fazer cartográfico da pesquisa compreendida como um rizoma, uma produção que se faz em rede. Ao longo de seis anos de oficinas, fabricou-se uma série de dispositivos que permitiram cartografar e contar encontros através de vídeos documentários, vídeos de animação, fotografias, diários, crônicas, microrrelatos, danças, gaguejos e rabiscos, além de uma versão digital da tese composta como um site. O site apresenta um modo possível de compor a tese fabricando modos coerentes com a dança livre e a escrita ensaística que se experimenta aqui. Ao folear essas páginas ou navegar pelo site é possível encontrar cinco platôs. Cada platô fabricado como um plano de composição, nenhum é mais importante que o outro e podem ser lidos em qualquer ordem. Platôs compostos por diferentes linhas: diários rabiscados, nós, vazios, raízes, notas soltas e coisas sem nome... fragmentos múltiplos a funcionar, talvez, como dobra curvando forças.
Abstract: Esta investigacionescritura se produce en el campo de las llamadas filosofías de la diferencia. Forjada como un ejercicio cartográfico articulando educación, arte y diferencia en el Programa de Posgraduación en Educación - Procesos Formativos y Desigualdades Sociales, de la Facultad de Formación de Profesores de São Gonçalo, de la Universidade do Estado de Rio de Janeiro, en conjunto con la Escuela Municipal Paulo Freire (EMPF), en Niterói, Rio de Janeiro. Entendiendo a la sordera dentro de una visión socio-antropológica, se la afirma como una experiencia visual entendida fuera del campo de la medicalización y a los sordos como un grupo minoritario, múltiple y multifacético. Una investigacionescritura que se forja desde el año 2017, todavía durante la maestría, tomando como pista la intervención con estudiantes sordos, produciendo prácticas que surgiesen de la creación de propuestas pedagógicas visoespaciales. Así explicitamos, en la investigacionescritura de doctorado, la experimentación con nuestros cuerpos en movimiento en la Lengua Brasileña de Señales a través de la producción de Talleres de Danza, Cuerpo y Movimiento, ensayando la producción de encuentros sensibles a las singularidades lingüísticas de los sordos, distanciándonos del concepto de identidad al afirmar la diferencia como condición de existencia. Con el objetivo, expresado aquí, como deseo de “dar a ver” los procesos de estetización y singularización de la vida operados por el arte y la educación en el encuentro entre otras corporalidades, nos planteamos el problema a través de las siguientes preguntas: ¿Cómo los estudiantes sordos y las personas llamadas con deficiencia en la escuela se producen y se inventan en su corporeidad y se des(trans)forman a pesar de los padrones de normalidad que organizan mayoritariamente nuestra sociedad? ¿Se pueden pensar los movimientos de danzar, tartamudear y garabatear como caminos posibles para producir devenires en el espacio escolar con estudiantes sordos, creando fisuras e inventando la vida? ¿En qué medida estos movimientos dan elementos para problematizar la producción de la vida, quALqueiR vida y c.a.d.a. una como una obra de arte? ¿Es posible pensar la producción de la vida, quALquieR vida y c.a.d.a. vida como una obra de arte? Un caminar forjado metodológicamente como un ejercicio cartográfico en la compañía de Deleuze y Guattari. Apostamos en el hacer cartográfico de la investigación comprendida como un rizoma, una producción que se hace en red. A lo largo de seis años de talleres se fabricó una serie de dispositivos que permitieron cartografiar y contar encuentros a través de videos documentarios, videos de animación, fotografías, diarios, crónicas, microrrelatos, danzas, tartamudeos y garabatos, además de una versión digital de la tesis compuesta como un sitio web. El sitio web presenta una manera posible de componer la tesis fabricando modos coherentes con la danza libre y la escritura ensayística que aquí se experimenta. Al hojear estas páginas o navegar por el sitio web es posible encontrar cinco rellanos. Cada rellano fabricado como un plano de composición, ninguno es más importante que el otro y pueden ser leídos en cualquier orden. Rellanos compuestos por diferentes líneas: diarios garabateados, nudos, vacíos, raíces, notas sueltas y cosas sin nombre... fragmentos múltiples a funcionar, tal vez, como pliegues curvando fuerzas.
Palavras-chave: Educación de sordos
Diferencia
Cartografía
Corporalidad
Red Municipal de Educación de Niterói
Educação de surdos
Diferença
Cartografia
Corporeidade
Rede Municipal de Educação de Niterói
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: CARDOSO, Arina Costa Martins. /Entrecorporeidades/: gaguejos, rabiscos e palavras dançantes de uma professorarteira com estudantes surdos em uma escola pública de Niterói-RJ. 2024. 246 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21794
Data de defesa: 11-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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