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Tipo do documento: Tese
Título: Entre corpos, criações e narrativas: um estudo sobre o encontro da dança com crianças na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Between bodies, creations and narratives: a study of the encounter between dance and children in early childhood education
Autor: Pereira, Patrícia Gomes 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro coorientador: Souza, Maria Inês Galvão
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Ribes
Segundo membro da banca: Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama
Terceiro membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Quarto membro da banca: Almeida, Marcus Vinícius Machado de
Resumo: O campo de investigação desta pesquisa surge do interesse desta pesquisadora-professora-artista em elaborar um espetáculo cênico para crianças. A Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ) foi o território da infância onde se buscou o convívio com um grupo de crianças pela linguagem da dança como fonte e alimento do processo criativo para elaboração de “Vagalumeando”. Desta experiência veio o interesse em continuar no espaço para pensar a linguagem da dança na educação infantil, valorizando a criação na infância e os processos criativos em dança nas práticas artístico-pedagógicas. Assim, nasce esta pesquisa investigando o que acontece na experiência do encontro da dança com crianças, levando à compreensão de modos de pensar e de fazer danças com crianças na educação infantil. Destacamos que na primeira etapa da educação básica há de se considerar uma perspectiva não conteudista e não escolarizante das práticas educativas. As questões que nortearam o estudo foram: o que expressam os corpos crianças e o que aprendemos com elas nos encontros dançantes na educação infantil? Quais as contribuições da dança para a formação de corpos criadores desde a educação infantil? Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que a escuta e o diálogo com as crianças foi condição fundamental durante todo o processo investigativo. Considerando uma investigação atravessada pela pandemia da Covid-19, o caminho encontrado foi revisitar as práticas artístico-pedagógicas realizadas nos projetos de dança desenvolvidos na EEI-UFRJ, nos anos de 2016 a 2018, através de registros produzidos na época (fotos, vídeos, diário de campo, folders, audiovisuais e outros), bem como conversar com algumas crianças que participaram do projeto, buscando memórias e narrativas de suas vivências dançantes na escola, por meio de encontros remotos realizados individualmente e em grupo. Compreende-se para os devidos fins a criança como sujeito histórico-cultural, ativo, de direitos, produtor de conhecimento e de cultura, tendo como principais referências teóricas Benjamim (2009), Vigostski (2018), Aquino (2005), Pereira (2012), Sarmento (2007), dentre outros. Conclui-se que a dança na educação infantil pode ir ao encontro da reivindicação das crianças por mais tempo-espaço para a experiência do corpo em movimento, instigando e apoiando sua curiosidade corporal e suas experiências criativas, fazendo aparecer a singularidade e a potência dos corpos crianças. Defende-se que a arte seja um direito para todas as pessoas desde tenra idade, sendo necessário outros olhares para a dança na infância e para além da educação infantil. É preciso também, em outros espaços da dança, olhares que tragam para cena as crianças e as infâncias na produção cênica artística, na formação de graduandos e graduandas em dança, na concessão de pautas dos teatros para o público infantil, nos editais de fomento à pesquisa. Por fim, no traçado da experiência desta pesquisa, desenha-se uma política do encontro da dança com as crianças que se expressa pela ideia de Dançar COM as crianças, como proposta voltada à expansão e à liberdade dos corpos, reafirmando o pensamento freireano da educação como prática de liberdade e da necessidade contemporânea de produção do conhecimento e criação em ritmo decolonial.
Abstract: This research arises from the interest in creating a scenic show for children. The UFRJ Early Childhood Education School (known as EEI-UFRJ) was the childhood territory chosen to create and to develop through the dance language as a source for the creative process “Vagalumeando”. From this experience came the interest in continuing thinking about dance language in early childhood education, considering artistic-pedagogical practices, knowing that in the first stage of basic education, a more ludic approach should be considered. Following that perspective, the questions that guided the study were: what do children's bodies express and what do we learn from them dancing in early childhood education? What are the dance contributions to the creative bodies’ formation since early childhood education? This is qualitative research, in which listening and dialoguing with children was a fundamental condition throughout the investigative process. Considering an investigation crossed by the Covid-19 pandemic, it was chosen to revisit the artistic-pedagogical practices carried out in dance projects developed at EEI-UFRJ, from 2016 to 2018, through records produced at the time, as well as talking to some children who participated in the project, seeking memories and narratives of their dancing experiences at school, through remote meetings held individually and in groups. For this research purposes, child is understood as a historical-cultural actor, active, with rights, producer of knowledge and culture, having as main theoretical references Benjamim (2009), Vigostski (2018), Aquino (2005), Pereira (2012), Sarmento (2007), among others. Dancing in early childhood education can meet children's demand for more time-space to experience the body in movement, instigating and supporting their bodily curiosity and creative experiences, bringing out the uniqueness and power of their bodies. Art is a right for everyone from a young age, and other perspectives on dance in childhood and beyond early childhood education are necessary. It is also necessary, in other dance spaces, to bring children and childhood into the scene in artistic scenic production, in dancing graduation, in the granting of theater guidelines for children, in researches. Finally, this research defends the idea of Dancing WITH children as a proposal aimed at the expansion and freedom of bodies, reaffirming Freire's thinking on education as a practice of freedom and the contemporary need for decolonial knowledge production.
Palavras-chave: Criança
Dança
Criação
Corpo
Educação infantil
Child
Dance
Creation
Body
Early childhood education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Patrícia Gomes. Entre corpos, criações e narrativas: um estudo do encontro da dança com crianças na educação infantil. 237 f. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21795
Data de defesa: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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