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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aliada ou Vilã? O papel da Comunicação Alternativa e Ampliada no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA
Título(s) alternativo(s): Ally or Villain? The Role of Augmentative and Alternative Communication in the Language Development of Children with Autism Spectrum Disorder
Autor: Queiroz, Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Schirmer, Carolina Rizzotto
Segundo membro da banca: Deliberato, Débora
Resumo: A presente pesquisa buscou verificar os impactos no desenvolvimento da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam necessidades complexas de comunicação, quando orientadas a utilizar a Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), especificamente pelo Programa PECS-Adaptado. Ainda, fomentar a importância do fonoaudiólogo na parceria com a escola para a elaboração de estratégias de inclusão do educando com TEA, articulando os saberes da saúde e da educação, bem como analisar os processos para que o uso da CAA utilizada no espaço terapêutico fosse ampliado para a escola. Participaram da pesquisa três crianças com idades entre quatro e seis anos, diagnosticadas com TEA e que apresentavam necessidades complexas de comunicação, como também oito profissionais das escolas onde as crianças estudavam. Devido ao seu caráter interdisciplinar, a pesquisa foi dividida em dois momentos, denominados: Etapa I e Etapa II. Ambas as etapas foram realizadas com as mesmas crianças, no entanto ocorreram em espaços diferentes (saúde e educação respectivamente). A Etapa I ocorreu em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto- juvenil e buscou analisar o desenvolvimento da linguagem de cada participante, de modo individual, por meio de um delineamento quase experimental do tipo A-B. Na Etapa II, a pesquisa ocorreu nas escolas regulares de Educação Infantil, onde estudavam os participantes e contou com a participação dos professores da classe regular, mediadores e professores da sala de recursos. Na Etapa II foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo, que analisou a utilização da CAA pela criança no espaço escolar. A pesquisa evidenciou através da análise quantitativa que o uso da CAA trouxe benefícios comunicativos para alguns participantes, impactando no curso do desenvolvimento da linguagem destes. Foi observado que após o uso da CAA, houve a ampliação na emissão de palavras e frases durante os atos comunicativos de um dos participantes, enquanto os outros dois participantes mantiveram as características de suas vocalizações. A análise qualitativa realizada na escola, evidenciou grandes desafios para a implementação do uso da CAA na escola, como a pouca participação dos profissionais nos encontros de formação e os impactos das questões relativas à qualidade de ensino na efetivação de práticas inclusivas. A pesquisa demonstrou a relação entre o uso da CAA e o desenvolvimento da linguagem de crianças pequenas com TEA e ressaltou os benefícios observados no trabalho interdisciplinar entre a saúde e a educação para a inclusão de crianças com TEA. Sugere-se mais pesquisas, que busquem analisar os processos linguísticos envolvidos no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA que fazem uso da CAA e a importância das ações interdisciplinares no processo de inclusão destas crianças.
Abstract: The present research has aimed to check the impacts on the language development of ASD (Autism Spectrum Disorder) children who present complex needs in communication once they were oriented to use the Augmentative and Alternative Communication (AAC), specifically by PECS – Adapted program. And yet, promote the importance of the presence of the speech-language pathologist along with the school in order to elaborate inclusion strategies of the ASD student, articulating knowledges in Health and in Education, and analyse the process for wich the AAC used on the terapy could be enlarged to school. Three children aging four to six years old who were once diagnosed with ASD and also presented complex communication needs have been a part of this study. In addition to eight professionals from the schcools where these children studied. Due to its interdisciplinary character, this study has beed sectioned into two individual moments named: “Step I” and “Step II”. Both steps have been perfomed with the same children, however they took place in diferente sceneries (Health and Education, respectively). Step I was held on a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents and sought to analyze the language development on each child individually through a quasi-experimental design delineation, A- B type. The Step II research has taken place on the children’s education facilities where they studied and it counted on the regular classroom teachers, their mediators and also the Resource Room teachers´participation. On the Step II context, a qualitative research was conducted and it analyzed the child use of the AAC on the school unit. The research has shown through its quantitative analysis that the use of AAC brought communicative benefits for some participants, impacting the course of their language development. It has been observed that after the use of the AAC, a growth on the number of children’s emission of words and sentences whereas the other two participants have maintained the same characteristics of their vocalizations. The qualitative analysis which was performed at the children’s school demonstrated the challenges the children found in order to obtain effectiveness of the AAC in shcool evironment, mainly due to the quality of the education which have directly impacted on the use of the AAC with the children at school screnery. The research has revealed the relation between the AAC Method use and the language development of small children with ASD and emphasized the benefits observed from the interdisciplinary work between School and Health spheres in order to include ASD children. It is suggested that further research seeks to analyze the linguistic process envolved on the language development if the ASD children who use the AAC and the importance of the interdisciplinar actions on the Inclusion Process of these children.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Comunicação alternativa e ampliada
Educação infantil
Desenvolvimento de linguagem
Autism spectrum disorder
Augmentative and alternative communication
Children’s education
Language development
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Grazielle Ribeiro Lisboa Arnaud de. Aliada ou vilã? O papel da Comunicação Alternativa e Ampliada no desenvolvimento da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21796
Data de defesa: 27-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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