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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Rosa do Povo 2020-2021: um tempo entre parênteses
Título(s) alternativo(s): The People's Rose 2020 - 2021: a time in parentheses
Autor: Duarte, Zeyla Victoria Conceição Brandão 
Primeiro orientador: Lemos , Guilherme Augusto Rezende
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Silva, Paulo de Tássio Borges da
Resumo: Esta pesquisa apresenta um convite à aproximação entre dois “períodos de exceção” que ocorrem em épocas diferentes da história. Refiro-me ao pós-Segunda Guerra Mundial, durante o qual o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu seu livro "A Rosa do Povo", e o período da pandemia de COVID-19, que afetou o mundo recentemente. A expressão "um tempo entre parênteses" sugere que 2020-2021 foi como um intervalo singular na rotina habitual da escola, marcada por mudanças significativas em suas operações, métodos de ensino e interações sociais. O estudo investiga o currículo escolar vivenciado durante esse período através da escrita autobiográfica não narcísica (Pinar, 2007), em que poesia, docência e experiências de vida se entrelaçam neste esforço de reconstruir a memória. Realizada por uma educadora que, em meio ao luto individual e coletivo, utiliza o “método Currere” (Pinar, 2007), composto por quatro fases: regressiva, progressiva, analítica e sintética, costura fragmentos de memória, documentos e notícias da época, permitindo perceber a associação da noção de currículo escolar como planejamento do futuro (Lemos, 2017), como antídoto para o medo do futuro incerto, que está intimamente ligado aos mesmos medos da incerteza do futuro vívido durante a pandemia. Identificando que embora a pandemia tenha passado, ela também deixou o medo da defasagem produzida e essa preocupação na escola pública carioca é agravada pela concepção de educação pragmática que assola nosso país, criando um círculo vicioso produzido pelo neoliberalismo: o medo do passado ao qual não se quer voltar, o medo do presente que não se quer viver e o medo do futuro, que é pura incerteza. Com o exercício de transitar pelo passado, presente e futuro, o imprevisto (Lemos, 2017) revela-se como produto do processo de aprendizagem evidenciando a inépcia de projetar o currículo como planejamento futuro. Com o passar do tempo, as restrições impostas pela pandemia chega ao fim. No entanto, não houve mudança nas almas das pessoas, vimos a violência e a desigualdade aumentarem. Nesse contexto, a substituição do conceito de individualismo por interdependência acionado por Butler (2022), que ficou em evidência durante a pandemia, surge como uma possível chave de inteligibilidade para promover uma sociedade mais igualitária e por intermédio da “conversação complexa” que o currículo como Currere convoca a todos os educadores a praticarem (Pinar, 2007), poderia não apenas influenciar o currículo escolar, mas também contribuir para transformações na esfera social. Por que não?
Abstract: This research presents an invitation to bring together two “periods of exception” that occur at different times in history. I am referring to the post-Second World War period, during which the poet Carlos Drummond de Andrade wrote his book "A Rosa do Povo", and the period of the COVID-19 pandemic, which recently affected the world. The expression "a time in parentheses" suggests that 2020-2021 was like a unique break in the school's usual routine, marked by significant changes in its operations, teaching methods, and social interactions. The study investigates the school curriculum experienced during this period through non-narcissistic autobiographical writing (Pinar, 2007), in which poetry, teaching and life experiences are intertwined in this effort to reconstruct memory. Carried out by an educator who, in the midst of individual and collective mourning, uses the “Currere method” (Pinar, 2007), composed of four phases: regressive, progressive, analytical and synthetic, stitching together fragments of memory, documents and news of the time, allowing us to perceive the association of the notion of school curriculum with planning for the future (Lemos, 2017), as an antidote to the fear of an uncertain future, which is closely linked to the same fears of the uncertainty of the future experienced during the pandemic. Identifying that although the pandemic has passed, it also left the fear of the gap produced and this concern in Rio's public schools is aggravated by the concept of pragmatic education that plagues our country, creating a vicious circle produced by neoliberalism: the fear of the past to which no if you want to return, the fear of the present that you don't want to live and the fear of the future, which is pure uncertainty. With the exercise of moving through the past, present and future, the unforeseen (Lemos, 2017) reveals itself as a product of the learning process, highlighting the ineptitude of designing the curriculum as future planning. As time passes, the restrictions imposed by the pandemic come to an end. However, there was no change in people's souls, we saw violence and inequality increase. In this context, the replacement of the concept of individualism with interdependence triggered by Butler (2022), which became evident during the pandemic, appears as a possible key to intelligibility to promote a more egalitarian society and through the “complex conversation” that the curriculum as Currere calls on all educators to practice (Pinar, 2007), could not only influence the school curriculum, but also contribute to transformations in the social sphere. Why not?
Palavras-chave: Autobiografia
Currículo
Pandemia
Autobiography
Curriculum
Pandemic
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DUARTE, Zeyla Victoria Conceição Brandão. A Rosa do povo 2020 - 2021: um tempo entre parênteses. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21797
Data de defesa: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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