Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21804
Tipo do documento: Dissertação
Título: Impactos da pandemia de covid-19 na saúde de professores e alunos universitários: uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): Impacts of the COVID-19 pandemic on the health of university professors and students: a scoping review
Autor: Venancio, Christiane Gleyce da Silva Freitas 
Primeiro orientador: Faria, Magda Guimarães de Araújo
Primeiro membro da banca: Koopmans, Fabiana Ferreira
Segundo membro da banca: Alves, Luciana Valadão Vasconcelos
Resumo: Introdução: No ano de 2020 foi instaurada a pandemia de covid-19, culminando em uma série de repercussões e de mudanças para lidar com esse cenário foi necessário adaptarmos. Assim, o ensino superior, que passou por modificações radicais, pode se apropriar da lógica da implementação das Universidades Promotoras da Saúde, como política de intervenção nas melhores condições de qualidade de vida. Objetivos: Identificar os impactos da pandemia de covid-19 na saúde de professores e alunos universitários por meio de uma revisão de escopo. Metodologia: Revisão de escopo seguindo o protocolo recomendado pelo Instituto Joanna Briggs. A pergunta de pesquisa obedeceu à ordem imposta pelo mnemônico ‘PCC’ (População, Conceito e Contexto), sendo ela: quais os impactos da pandemia de covid-19 na saúde de docentes e discentes universitários? Definiu-se uma estratégia de busca em três etapas, a saber: a primeira foi estabelecida pela busca específica na MEDLINE via PUBMED e EMBASE. A segunda etapa da pesquisa foi realizada nas bases de dados citadas anteriormente, ou seja: Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e os Portais: PERIÓDICOS CAPES e Scielo. A terceira etapa está relacionada à busca por literatura cinzenta que ocorrerá na base de dados do googlescholar e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Etapas realizadas conforme é recomendado pelo JBI. A busca foi realizada no dia 6 de abril de 2023. Resultados: A amostra de análise foi composta por 28 textos em formato artigo. Observou-se duas categorias principais de repercussões para a saúde, a saber: categoria 1 – repercussões para a saúde mental; categoria 2 – repercussões para a saúde física. A principal questão identificada no estudo foi o comprometimento psicológico, como parte dos docentes e discentes, principalmente do contexto universitário, submetidos a tanta escassez de recursos e exigências extremas. Neste sentido, observou-se a presença de sintomas de ansiedade, estresse, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno do Estresse Pós-traumático e alterações no padrão de sono. Paralelo a isso, notou-se consequências à saúde física, mesmo em menor proporção, observou-se o aumento do sedentarismo, consumo excessivo de álcool, cefaléia e dores osteomusculares. Conclusão: Compreende-se que no cenário universitário, apesar do surgimento de inúmeras condições agudas e crônicas, efeitos nocivos à saúde mental serão realidade sempre presente independente do contexto, já que a exaustão e esgotamento são fatores do próprio labor acadêmico. Esta situação pode acarretar em graves consequências ao indivíduo, necessitando de projetos de intervenção aliado a políticas públicas que minimizem esses efeitos. É necessário rever o papel da universidade na sociedade atual. O espaço de compartilhamento de saberes pode e deve ser reconhecido também como um cenário promotor de saúde e, para isto, Políticas Institucionais de Promoção da Saúde devem superar o produtivismo.
Abstract: Introduction: In 2020, the covid-19 pandemic began, culminating in a series of repercussions and changes to deal with this scenario. We had to adapt. Thus, higher education, which has undergone radical changes, can appropriate the logic of implementing Health Promoting Universities, as a policy of intervention in better quality of life conditions. Objectives: Identify the impacts of the covid-19 pandemic on the health of university teachers and students through a scoping review. Methodology: Scope review following the protocol recommended by the Joanna Briggs Institute. The research question followed the order imposed by the mnemonic ‘PCC’ (Population, Concept and Context), which is: what are the impacts of the covid-19 pandemic on the health of university teachers and students? A search strategy was defined in three stages, namely: the first was established by a specific search in MEDLINE via PUBMED and EMBASE. The second stage of the research was carried out in the databases mentioned above, that is: Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) and the Portals: PERIÓDICOS CAPES and Scielo. The third stage is related to the search for gray literature that will take place in the Google Scholar database and in the Digital Library of Theses and Dissertations. Steps carried out as recommended by JBI. The search was carried out on April 6, 2023. Results: The analysis sample consisted of 28 texts in article format. Two main categories of health repercussions were observed, namely: category 1 – repercussions on mental health; category 2 – repercussions for physical health. The main issue identified in the study was psychological impairment, among teachers and students, mainly in the university context, subjected to such a scarcity of resources and extreme demands. In this sense, the presence of symptoms of anxiety, stress, Obsessive Compulsive Disorder, Post-traumatic Stress Disorder and changes in sleep patterns were observed. Parallel to this, consequences for physical health were noted, even to a lesser extent, there was an increase in sedentary lifestyle, excessive alcohol consumption, headaches and musculoskeletal pain. Conclusion: It is understood that in the university scenario, despite the emergence of numerous acute and chronic conditions, harmful effects on mental health will be an ever-present reality regardless of the context, since exhaustion and exhaustion are factors of academic work itself. This situation can have serious consequences for the individual, requiring intervention projects combined with public policies that minimize these effects. It is necessary to review the role of the university in today's society. The space for sharing knowledge can and should also be recognized as a health-promoting scenario and, to this end, Institutional Health Promotion Policies must overcome productivism.
Palavras-chave: Covid-19
Universidades
Promoção da saúde
Saúde mental
Covid-19
Universities
Health promotion
Mental health
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: VENANCIO, Christiane Gleyce da Silva Freitas. Impactos da pandemia de covid-19 na saúde de professores e alunos universitários: uma revisão de escopo. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21804
Data de defesa: 20-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.